Espaço para discussão de questões emergentes em Relações Públicas e em Comunicação Organizacional. Siga-me em www.twitter.com/carolterra.
27 dezembro 2005
A última do ano!
07 dezembro 2005
RP é Comunicação Organizacional?
04 dezembro 2005
Manifesto da comunidade RP-Bahia.
Manifesto RP-Bahia em prol das Relações Públicas no Brasil
Antes de tudo, gostaríamos de parabenizar a todos pelo dia de hoje: 02 de dezembro, Dia do Profissional de Relações Públicas.
Esse é um dia simbolicamente muito importante para todos nós!
Simbolicamente porque, na prática, a data comemorativa em si em nada valoriza a profissão, nem muda a rotina dos profissionais no seu dia-a-dia.
Importante porque é o dia em que paramos para pensar na importância que temos no contexto da sociedade contemporânea e no qual refletimos sobre os avanços, as vitórias e também sobre as derrotas e fracassos que tivemos. É o dia em que analisamos o que precisa ser repensado, pois não está respondendo a contento, e o que deve ser potencializado, porque surtiu efeito positivo e nos permitiu avançar.
Definitivamente, temos muito o que comemorar:
- A nossa atividade está em franca expansão no mercado de trabalho;
- O nosso Conselho Federal tem conseguido, mesmo com toda a dificuldade, enfrentar alguns problemas históricos e obter vitórias muito expressivas;
- Conseguimos realizar com muita qualidade mais um Congresso Nacional da Categoria (Conbrarp 2005);
- O nosso GT no Intercom [novas tecnologias] foi um dos mais concorridos do evento deste ano;
- Os projetos de RP na Internet se multiplicam e todos, com algumas raras exceções, desenvolvendo um trabalho de muita qualidade;
- Alguns dos mais importantes articulistas da área no Brasil estão unidos em um só projeto, debatendo temas relacionados às nossas atividades, obtendo níveis altíssimos de visitação, na seção Colunas & Colunistas do Portal RP-Bahia;
- A profissão ficou entre as 14 mais promissoras [é a sétima, mais especificamente, no ranking da Revista Exame] em pesquisa internacional realizada;
- A presença de profissionais de RP nas assessorias de comunicação, segundo pesquisa acadêmica realizada por colegas baianos, quintuplicou no último ano;
- O nosso complexo de inferioridade tem sido gradativamente substituído pela certeza de que entre todas as habilitações da área de comunicação, relações públicas é a que melhor prepara para o mercado de trabalho e a única que permite uma visão estratégica sobre gestão da comunicação organizacional, vertente da comunicação que mais cresce no mundo;
- A cada dia a certeza de que não somos o "patinho feio" da comunicação cresce, diretamente proporcional cresce também a certeza de que somos os "cisnes", uma vez que tantas outras áreas do conhecimento tentam sistematicamente se apropriar dos nossos conceitos e atividades. Falo de coisas como "endomarketing" e "marketing social" (pelo marketing); "assessoria de imprensa" (pelo jornalismo); comunicação interna (pelos RH) e cia ltda. Resumindo: Relações Públicas é tão importante no novo contexto social e empresarial, que as atividades que, em tese, são privativas da profissão são desejadas e até disputadas por outras áreas;
- Tantas outras coisas positivas que poderíamos citar...
Nesse sentido, desejamos a todos um excelente dia 02 de dezembro, com muita reflexão, ponderação, discernimento para distinguir as decisões certas das erradas e porque não dizer, muita comemoração, pois, o que não falta é motivo para tal.
Como diria o amigo baiano Hamilton, beijos pra quem é de beijo e abraços pra que é de abraço!!!
(R)ealizações e (P)rosperidade!
Marcello Chamusca / Márcia Carvalhal
Estudantes de Relações Públicas
Idealizadores do Portal RP-Bahia
02 dezembro 2005
Dia Nacional das RP!
29 novembro 2005
Dupla felicidade em RP!
25 novembro 2005
Espaço Cultural Vivo sedia a 25ª edição do Prêmio Opinião Pùblica
24 novembro 2005
Artigo sobre RP e novas tecnologias. Confira!
Espero que gostem do resultado. Comentários e sugestões serão sempre bem vindos.
22 novembro 2005
Festa do livro da USP com super descontos!
19 novembro 2005
Revoluções comunicativas
09 novembro 2005
Mais um site sobre nossa área - www.entendarp.com.br
05 novembro 2005
Eventos na USP - vale a pena conferir!
A Agência ECA Jr. realizará na Universidade de São Paulo, nos dias 7, 8, 9 e 10 de novembro um evento para integrar Relações Públicas e Publicidade na construção e desenvolvimento de marca.
O objetivo do Ciclorama é fazer uma junção entre a experiência acadêmica e a do mercado, trazendo aos estudantes um panorama de como a teoria e a prática se fundem no momento atual, em que a tendência é que as duas áreas atuem cada vez mais em conjunto no planejamento e nas estratégias de comunicação integrada dentro das organizações.
04 novembro 2005
Registro de RP agora tem variações
Em linhas gerais, o projeto de lei trata da flexibilização do nosso registro e permite a entrada de outros profissionais, mediante prova de conhecimentos específicos. Além disso, oferece registros específicos para quem atua em Assessoria de Imprensa, Eventos (se não me engano), etc. Confiram no site do Conferp (www.conferp.org.br)
Quem deu a dica foi o colega blogueiro Marcus. Confira: http://grioteletronico.blogspot.com/
03 novembro 2005
Dicas de leitura
28 outubro 2005
Tela ubíqua
26 outubro 2005
Novas mídias: cooperação e competição
25 outubro 2005
Como os tradicionais veículos de mídia podem conquistar os jovens
24 outubro 2005
O referendo e a comunicação
20 outubro 2005
Pesquisa de Comunicação Interna da Aberje confirma a importância dos meios digitais
> Intranet é o principal meio de comunicação com os funcionários (31%).
> Nas indústrias, o meio principal é a revista, com 24,5% das citações.
> Meio digital impõe uma nova mensagem.
> Mais agilidade para transmitir conteúdos. Valorização crescente da informação ágil e rápida.
- Leque de alternativas de veículos (diversos meios) demonstra o mix da comunicação.
Todas essas constatações nos mostram a importância dos meios digitais (intranets, sites institucionais, blogs, fale conosco digitais, etc.) nas grandes organizações. Nosso papel é entender o perfil do público-alvo e direcionar os melhores veículos e mensagens para atingí-los.
19 outubro 2005
Como serão os conteúdos móveis
17 outubro 2005
Primeiro vem o marketing dentro de casa
De um lado o individualismo, mantra destes tempos modernos, leva funcionários de todos os níveis a trilhar uma trajetória obstinada em busca do sucesso individual, muitas vezes sem clareza dos parâmetros que definem este sucesso. Quase sempre a luta por poder e território prevalece, em oposição a colaboração e realizações. Essas pessoas, ao tentarem impor suas idéias e métodos, espalham tensão e estimulam um tipo comum de paralisia empresarial, causado basicamente pelo medo ou desinteresse. Quem perde com isso, claro, sao a própria empresa e seus clientes.
Por outro lado, quando uma empresa falha na importante tarefa de definir seus propósitos em termos mais amplos, negligencia o trabalho de comunicação interna e motivação de suas equipes e demonstra nao possuir uma filosofia e visão de mundo capazes de inspirar as realizaçoes de seus funcionários, acaba fabricando uma legião de zumbis corporativos. Zumbis preocupados exclusivamente em executar tarefas, receber um salário por isso e tentar manter o emprego ou encontrar rapidamente um novo. Fruto deste cenário, o que mais vemos por aí sao pessoas curvadas pelo peso do estresse, sem nenhum estímulo para inovar ou arriscar o que quer que seja.
Em resumo, empregadores estressam seus funcionários, que por sua vez espalham esse estresse pelos corredores das empresas, contaminando o ambiente e realimentando a neurose corporativa, num loop sem fim. Enquanto isso, o mercado, hiper competitivo e saturado pela mesmicite aguda, exige idéias fresquinhas, pensamento renovado, novas práticas. Dá para perceber que nao vai acabar nada bem, nao é?
O ponto é o seguinte - antes de usar as modernas técnicas de comunicação no mundo lá fora, as empresas deviam aplicá-las dentro de casa. A mesma habilidade demonstrada no desenvolvimento de suas marcas, na busca de relacionamentos com seus clientes externos e na construção de sua reputação corporativa junto aos consumidores, imprensa e Governos, devia ser utilizada para inspirar e motivar seus empregados e estimular um processo interno de permanente inovação. Para que isto aconteça, basta os departamentos de marketing e suas agências entenderem que o cliente interno é tao importante quanto o externo. Muitas vezes é até mais. - Luiz Alberto Marinho (www.bluebus.com.br de 17/10)
12 outubro 2005
O que é o digital
11 outubro 2005
Muitos premiações, pouco conteúdo
04 outubro 2005
Impresso no futuro?
Dentre os tópicos discutidos, um em especial me chamou a atenção. Quando questionados sobre as evoluções tecnológicas, os executivos afirmaram que ninguém passará “ileso” à web, embora seu uso ainda esteja engatinhando no Brasil. Embora não haja consenso, os editores acreditam que o uso da internet e de novos softwares facilitam a impressão de livros e sua divulgação aumentam os canais de venda.
No entanto, ainda creio que o pensamento desses editores está na era do papel. Muito embora não acredite em substituição total do papel pela tela do computador, acredito qu os editores devam pensar em formas mais baratas e fáceis de se distribuírem livros e isso, necessariamente, passa pelas novas tecnologias de comunicação e informação.
03 outubro 2005
E o interesse dos alunos?
29 setembro 2005
Boca-a-boca?
28 setembro 2005
Revista Comunicação Empresarial disponível no site da Aberje
22 setembro 2005
Na TV, não!
Burger King em ação de relações públicas
21 setembro 2005
Os jornais impressos diários vão sobreviver?
A imprensa ainda merece confiança?
20 setembro 2005
Blog companheiro de causa
Discussão no site do Comunique-se
19 setembro 2005
Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Pùblicas
1. Árvore das Ciências de Comunicação no CNPq, CAPES e FINEP e as novas proposições (2005) - a situação da área de Relações Públicas e das demais subáreas aplicadas da Comunicação Social
2. O campo científico de Relações Públicas e Comunicação Organizacional - a construção de um corpus teórico no Brasil
3. Criação de uma Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABPCORP - propostas, objetivos e formação de um comitê para elaboração do estatuto da fundação.
Para facilitar a possibilidade de vocês obterem recursos junto às suas instituições universitárias e outras organizações onde atuam, conciliamos a realização deste Fórum com o Curso de Comunicação Organizacional: Teoria e Prática - Perspectiva Mexicana, que será ministrado pelo Prof. Dr. Abraham Nosnik, do México, convidado especialmente pela PPCOM eo GESTCORP da ECA-USP e com o apoio da Aberje- Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro próximo.
17 setembro 2005
Comunicação mambembe
15 setembro 2005
Internet Inerente
10 setembro 2005
Blogs: alternativas de comunicação
09 setembro 2005
Afinal, o que é a internet?
Blogs foram mais rápidos que governo americano
Blogs agem mais rápido que o governo - Carlos Castilho (*)
Os blogs americanos de todos os tipos mostraram que, pelo menos na tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans, a solidariedade online foi muito mais efetiva e rápida do que o governo do presidente George W. Bush. As primeiras redes de auto-ajuda começaram a se formar já na quarta-feira (31/8), quando os blogueiros se deram conta de que algo muito sério estava acontecendo com seus colegas da área de Nova Orleans, pois 80% deles emudeceram repentinamente. Nem no caso do tsumani asiático houve um colapso tão grande nas comunicações via telefone celular, numa área específica. A impressionante agilidade demonstrada pelas mais diversas organizações mostrou como ações promovidas por grupos menores e identificados com as bases de uma comunidade conseguem aquilo que a mastodôntica burocracia estatal leva dias para movimentar. Um caso que merece ser mencionado é o do site CraigList, um megaclassificado de busca e oferta de empregos, que em menos de um dia mudou a sua estrutura para apoiar as vítimas da inundação em Nova Orleans. O Craig List passou a ser a principal referência para pessoas procurando pessoas desaparecidas, enquanto o site MoveOn, normalmente especializado na organização de reuniões políticas, criou rapidamente um site para ajudar as pessoas a encontrar
abrigo e casas para dormir.
Enquanto isso o governo americano batia cabeça numa lamentável demonstração de despreparo e amadorismo num desastre de proporções bíblicas e organizações internacionais como a Cruz Vermelha adotavam posturas burocráticas como a de só aceitar donativos em dinheiro, conforme revelou publicação online Wired News.
Até mesmo os sites universitários foram mais rápidos do que as autoridades da Federal Emergency Menagement Agency (FEMA), entidade equivalente à nossa Defesa Civil. A revista Online Journalism Review, da Universidade do Sul da Califórnia, criou, já no dia primeiro de setembro, uma página especial para monitorar a cobertura da imprensa americana sobre o drama de Nova Orleans. E a rede de televisão NBC instruiu todos os seus repórteres e ancoras para participarem do blog do principal noticiário da emissora para tranqüilizar os moradores em áreas atingidas pela inundação, prevista com dias de antecedência pela imprensa mas ignorada pelo presidente George W. Bush, até o momento em que a tragédia ameaçou atropelar o governo americano. [Postado
às 20h01 de 3/9/2005]
(*) Editor do Código Aberto
08 setembro 2005
Você já visitou o site do Conrerp?
05 setembro 2005
RP em revista no ar
04 setembro 2005
Publicidade nas rádios online
01 setembro 2005
Tendências da linguagem
31 agosto 2005
Blogs: agentes da cultura popular
29 agosto 2005
O ócio criativo
25 agosto 2005
Blogs=crônicas
24 agosto 2005
Comércio eletrônico
23 agosto 2005
Por que a comunicação integrada sofre?
22 agosto 2005
Comunicação integrada
21 agosto 2005
Como dizia McLuhan
20 agosto 2005
Evoluindo a passos largos
18 agosto 2005
Minha dica de hoje...
17 agosto 2005
Mídia colaborativa, jornalismo open sources e algumas 'cositas más'
15 agosto 2005
Em tempos de alta tecnologia, comunicação presencial ainda faz diferença
Interatividade total?
12 agosto 2005
Celular com câmera nao vai roubar mercado...
"Celular é celular. Máquina fotográfica é máquina fotográfica. Quando um celular tirar fotos com 10 Mpx, uma máquina fotográfica vai tirar com 50". A cada dia que passa vejo as matérias e o mercado tentando convergir tudo para uma coisa só. Nao iremos viajar somente com o celular no bolso, levaremos uma máquina fotográfica. Nao abandonaremos o Desktop. Teremos um MP3 Player. Teremos uma TV grande com belo home theater. E um celular continuará sendo um celular, com agregados, mas um celular". A questão é dividir a funcionalidade entre a necessidade, o trabalho e o lazer. Nao vou assistir Star Wars na tela do meu celular, e nem no meu notebook. Ainda acredito que cada coisa tem o seu lugar e sua funçao específica".Alexandre Carvalho Martins.
Concordo com Alexandre, mas ainda creio que, em termos de comunicação, temos de atender o clientes onde ele estiver e com o suporte que tiver no momento. Isso implica saber de novas tecnologias e mais: saber oferecer conteúdos para todas elas.
11 agosto 2005
Chega de caixa de sugestões!
09 agosto 2005
A explosão dos blogs
08 agosto 2005
O briefing
Tendência on e offline
04 agosto 2005
Inclusão
03 agosto 2005
Perfil do profissional de comunicação
02 agosto 2005
RP no Brasil: confusão com outras atividades
31 julho 2005
Várias vozes: nenhuma união
30 julho 2005
Regulamentação: velho debate, dúvida atual
29 julho 2005
Por que se contratam jornalistas em assessorias de comunicação e não RPs?
28 julho 2005
CONRERP: órgão regulador ou prestador de serviços?
27 julho 2005
Vamos ao Intercom 2005!
25 julho 2005
A palavra é: mobilidade
22 julho 2005
Linguagem digital
19 julho 2005
Exclusão digital: desafio para os comunicadores
A cidadania parece estar ligada a essa nova realidade e os alijados desse novo processo precisam de acesso aos meios de comunicação modernos (telefonia e redes de informação) e, sobretudo, acesso à educação. Possíveis soluções para acesso comunitário incluem cibercafés, quiosques, bibliotecas públicas e telecentros subsidiados ou cobrados por utilização. Não basta prover os benefícios da revolução digital aos setores mais favorecidos socialmente; o cerne do problema deve ser resolvido e tais benefícios devem ser estendidos a toda a sociedade como forma de prática de cidadania, ainda que virtual.
Fórum de RP
A moderadora é a estudante de RP Maria Laura Mello. Acesse! Participe!
18 julho 2005
Dinamismo sim; falta de planejamento, não
14 julho 2005
Você está preparado para o "mobile marketing"?
*O texto foi baseado no artigo de Gil Giardelli, diretor geral da Permission e colunista do site IDGNow!, de 13/07/2005.
11 julho 2005
Blog: comunicação interpessoal
De quem é a mídia?
“Diante do mundo globalizado e dos avanços da tecnologia na área de
comunicação que foi enriquecida por inúmeros recursos multimídia, a tendência é
a unificação desses recursos para que possam ser empregados como ferramentas
eficazes da comunicação organizacional. O campo da mídia tornou-se comum, não é mais privilégio de habilitações”.
Conteúdo da web: complementar ou repetidor das demais mídias?
08 julho 2005
RP e competitividade
Democratizando a comunicação
05 julho 2005
Gladiadores
04 julho 2005
De quem é a comunicação interna?
01 julho 2005
Cidadania empresarial
28 junho 2005
Legitimidade
26 junho 2005
Web: comunicação dirigida ou de massa?
22 junho 2005
Crises corporativas: gestão de RP
21 junho 2005
A velha ladainha do planejamento
RP e Jornalistas: eterno conflito
15 junho 2005
Comunicação Pública no Brasil
Atualmente, assistimos a uma publicização da comunicação pública em detrimento de um planejamento de relações públicas consistente e atuante. Apesar dos princípios de direito à informação do cidadão, vemos uma propaganda governamental forte em torno de seus projetos.
O governo também falha por não estabelecer uma agenda política na mídia, dando margem para conflitos e crises envolvendo oposição, governistas e demais setores do Poder Público.
Com isso, notamos uma área de Relações Públicas fraca ou quase inexistente, diferentemente daquilo que se sabe em termos de Europa e Estados Unidos.
Um outra questão em relação à Comunicação Pública é o atrelamento ou a ligação da comunicação com o dirigente que está no poder. Quando se troca de dirigente, se altera a política de comunicação praticada por aquela instituição pública.
Faltam, por fim, estudos em nível de pós-graduação sobre comunicação pública e relações públicas governamentais. Ainda há muito por fazer e estudar em relação a essa temática no Brasil.
13 junho 2005
A comunicação interna está restrita ao jornalismo empresarial?
12 junho 2005
Internet é coisa séria!
Uma nova lógica de relacionamento está nascendo graças à Internet. Vamos pensar nisso!
10 junho 2005
RP do futuro
09 junho 2005
Mas...blog é ferramenta de comunicação?
O blog torna-se uma dos mais promissores instrumentos de comunicação de mão-dupla! É possível expressar-se, formar opiniões, influenciar pessoas e ter feedbacks rápidos! Pensem nisso!
"O mais importante é o público interno"...Diana Ito
08 junho 2005
Os desafios do profissional de RP
- a divulgação da profissão em si;
- as novas tecnologias da informação e da comunicação;
- a enorme quantidade de informação disponível;
- a questão dos públicos em RP (todos são públicos em potencial!);
- a ética do profissional de comunicação;
- o papel do profissional de RP frente à responsabilidade social e os dilemas inerentes aos que trabalham a serviço do capital;
- o difícil mercado de trabalho;
Gostariam que os colegas comentassem.
A pluralidade das RP
Comunicação interna, externa, institucional, mercadológica, administrativa, social, virtual/digital, esportiva, cultural, entre outras...são nossas possibilidades de atuação.
Novas tecnologias e RP
Além disso, não se pode mais falar dessas ferramentas da era "Internetiana" apenas com finalidades pessoais...agora, é possível utilizá-la com fins institucionais/organizacionais.
O céu é o limite!