07 dezembro 2005

RP é Comunicação Organizacional?

Essa é uma questão que me intriga...a discussão cabe nesse fórum, pois creio que os profissionais de RP devam se preocupar com o futuro de suas carreiras. Isso implica saber se seremos comunciadores ou RPs, isso implica saber se deveremos ter cargos mais amplos ou mais restritos. Será?

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola Carolina!
Sou de Novo Hamburgo- RS; acabei de passar no vestibular para RP na Universidade do Vale do Rio do Sinos (UNISINOS); e gosto muito de me informar sobre esta profissao que tanto me atraiu e me atrai cada dia mais! Nesta busca de qualificação encontrei o site entendarp e li seu texto achei muitissimo interesante suas palavras e seu conhecimento de maneira ampla quando se fala em relaçoes publicas!parabens por ter esta especialidade!se puder, eu ficaria muito feliz em ter contato com voce! meu msn é fe_noia@hotmail.com
ou no orkut http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=16355942327247295681
abraços!

Telma Ito disse...

Oi Carol
Sou RP de São Paulo também. Sabe, acho que esta questão que você colocou é muito importante.

Percebo que o RP (pelo menos na teoria) quer abarcar o mundo das comunicações organizacionais mas não é conhecido neste meio por nenhuma especialidade. Falta foco.

Minha opinião é que o profissional de Relações Públicas faz Comunicação Organizacional sim. Assim como o jornalista e até o turismólogo (que nos últimos anos tem ampliado sua atuação em eventos - que é o nicho típico do RP). Mas falta ao RP delinear claramente o que de fato (na prática) ele faz para agregar valor à Comunicação da organização.

Um abraço!

Telma Ito