Fonte: Boletim Mundo RP
A análise do mapeamento da área de Comunicação Corporativa, realizado pela ABA e apresentado no VIII Fórum Internacional de Estratégias de Comunicação Corporativa no final do mês de julho, apontou crescimento na área de comunicação corporativa, quando comparado aos resultados levantados na enquete de 2002. A enquete foi respondida por 56 empresas associadas ABA.
Segundo a enquete, a área é considerada mais estratégica, com aumento no reporte direto a presidência de 47% para 69% e aumento, também, no reporte a diretoria que subiu de 47% para 52%. O número de membros na equipe é similar ao de 2002, porém percebido como maior em relação ao período mais recente. A verba anual está consolidada, sendo que 75% dos entrevistados apontaram orçamento acima de R$ 500 mil e 20% com verba acima de R$ 10 milhões. O perfil dos principais gestores da área está também se definindo. Não há quase divisão entre gêneros: 50% são graduados em jornalismo, 76% fizeram pós-graduação ou MBA, e as idades estão na faixa entre 36 e 55 anos.
Assessoria de imprensa, comunicação interna e ações próprias de responsabilidade social empresarial consomem mais de 70% do budget e das atenções da área. Responsabilidade Social é o fato novo, que não aparecia em 2002, e em alguns casos hoje até predomina. O volume de terceirização de serviços também aumentou, destacando-se o crescimento de Assessoria de Imprensa, e o surgimento de Geração de Material Institucional e Geração e Coordenação de Eventos Internos, que antes ou não existiam ou eram internalizados. A Comunicação Interna também é espaço de atuação importante, e se utiliza fortemente de Intranet (71%), Revista da empresa (41%) e Mural ou Totem Eletrônico (38%).
Segundo a enquete, a área é considerada mais estratégica, com aumento no reporte direto a presidência de 47% para 69% e aumento, também, no reporte a diretoria que subiu de 47% para 52%. O número de membros na equipe é similar ao de 2002, porém percebido como maior em relação ao período mais recente. A verba anual está consolidada, sendo que 75% dos entrevistados apontaram orçamento acima de R$ 500 mil e 20% com verba acima de R$ 10 milhões. O perfil dos principais gestores da área está também se definindo. Não há quase divisão entre gêneros: 50% são graduados em jornalismo, 76% fizeram pós-graduação ou MBA, e as idades estão na faixa entre 36 e 55 anos.
Assessoria de imprensa, comunicação interna e ações próprias de responsabilidade social empresarial consomem mais de 70% do budget e das atenções da área. Responsabilidade Social é o fato novo, que não aparecia em 2002, e em alguns casos hoje até predomina. O volume de terceirização de serviços também aumentou, destacando-se o crescimento de Assessoria de Imprensa, e o surgimento de Geração de Material Institucional e Geração e Coordenação de Eventos Internos, que antes ou não existiam ou eram internalizados. A Comunicação Interna também é espaço de atuação importante, e se utiliza fortemente de Intranet (71%), Revista da empresa (41%) e Mural ou Totem Eletrônico (38%).
Nenhum comentário:
Postar um comentário