15 junho 2006

Mandamentos dos blogs corporativos

Os blogs corporativos estão se desenvolvendo rapidamente. Mesmo assim, ainda estão em fase de experiência, e os analistas e usuários concordam que, embora os benefícios sejam muitos, a empresa deve cumprir as seguintes condições:
Ter foco e objetivos claros. “É preciso fixar os objetivos com muito cuidado, porque as pessoas esperam que se discutam todos os temas relacionados com aempresa. O blog deverá concentrar-se em um só aspecto, que deve ser apresentado e explicado”, afirma Michael Wiley, diretor de novas mídias da General Motors. Por sua vez, Robert Cox, consultor de blogs de Nova York, sustenta que é fundamental que as empresas identifiquem os objetivos corporativos de marketing e acrescenta: “A organização deve perguntar-se: 'Quero impressionar meus funcionários com o blog ou é uma ferramenta a serviço do produto?'. É preciso determinar o que se quer obter”. O produtor de alimentos orgânicos Stonyfield Farm, por exemplo, lançou quatro blogs dirigidos a segmentos de mercado específicos. Transmitir uma mensagem autêntica. “Não permita que o departamento de relações públicas escreva o blog corporativo. Os usuários perceberão e ele perderá a credibilidade”, explica Weil. Como bom exemplo ele cita o caso de Lutz, que tem estilo de escrever sincero e ameno e cujo blog evita o jargão corporativo.
Estar aberta aos comentários. Permita que os usuários escrevam comentários positivos e negativos e respondam às opiniões de outros blogs que são pertinentes a sua área de interesse. Se não quiser escutar o que os clientes ou os críticos pensam em um ambiente público, não escreva blogs.
Atualizar o blog com freqüência. Isto é, pelo menos uma vez por semana.
Este artigo é de Katherine Heires, colaboradora da Harvard Management Update.
Particularmente, não concordo com a frase em vermelho acima. Creio que os departamentos de RP podem ajudar na redação dos posts, na seleção dos temas para os blogs dos CEOs, na mensuração dos resultados, no posicionamento institucional, entre outras atividades INERENTES à atividade.

3 comentários:

Anônimo disse...

Sobre a frase em vermelho; achei estranho o Sr. Weil citar um caso de escrita sincera, amena e de linguagem fácil e dizer que o RP não deve desempenhar essa função.
Acredito que todos os departamentos devem ter essas características, principalmente as que têm contado maior com o público. Se o departamento de RP não puder ser autêntico, nem vale a pena ter um.

Anônimo disse...

Acho que a frase do nosso amigo não foi bem expressada, ou foi mal entendida.

O (DEPARTAMENTO) RP é quem não deve blogar, ou seja, manter uma lingua formal ou mesmo departamentalizada no conteúdo do blog. Esse é o verdadeiro "don't" no caso dos blogs de RP. Ao invés de dizer "Blog do RP da empresa X", deve-se dizer "Blog do Antônio" por exemplo.

Abraços.

ps. estou esperando sua dissertação para colocar no wiki!

Anônimo disse...

Gostei muito do blog, muito bom mesmo, parabéns, deixo aqui o meu link. mágico Richard – mágico, para eventos, mágico para festas, mágico para feiras, mágico para convenções – mágico-mágicos