17 setembro 2006

ECA/USP promove fórum sobre TV Digital

Televisão Digital, Tecnologia e Cultura são temas que serão discutidos durante o fórum de debates que a Escola de Comunicações e Artes da USP promove nos dias 21 e 22 de setembro.

A partir da assinatura do Decreto 5.820, de 29 de junho de 2006, que trata da implantação do SBTVD-T, a televisão digital no Brasil entra em nova etapa. Foram estabelecidas as diretrizes para a efetivação da transição da televisão analógica para a digital no Brasil.

Embora apenas recentemente a televisão digital tenha se tornado assunto corrente na mídia, devido ao foco sobre a decisão a respeito da tecnologia a ser adotada pelo SBTVD, a pesquisa brasileira sobre o tema remonta há pelo menos 15 anos. Hoje, nesta nova etapa, as questões técnicas caminham para as especificações necessárias para a caracterização de um sistema brasileiro e o intercâmbio entre Brasil e Japão, mas também abre-se espaço para discussões que abordem pontos importantes nesse processo de implantação, como modelo de negócios, programação, produção de conteúdo, legislação, estética, cultura e tecnologia.

Quatro temas serão orientadores dos debates:
1. "Espectro televisivo brasileiro: Ocupação e modelo de negócio";
2. “Programação televisiva, interfaces técnicas e as pesquisas do SBTVD";
3. “Comunicação Mediatizada e sua regulação";
4. “Recepção e interatividade: Cultura e Tecnologia”.

Outras informações: 3091-4068

Nenhum comentário: