Apesar de não ter a receita de bolo que ateste a resposta para essa difícil pergunta, sei que não é me passando por consumidor que vou conseguir alterar a imagem diante dos usuários. Além disso, na internet, é muito fácil saber de onde veio a alteração, por meio do IP, por exemplo.
Agências de relações públicas britânicas têm entrado na enciclopédia virtual Wikipedia para editar verbetes sobre seus clientes. Mesmo ameaçadas pelo fundador Jimmy Wales, seis agências tentaram modificar os textos e foram identificadas por meio da ferramenta WikiScanner, que rastreia os endereços de IP dos usuários responsáveis pelas edições nos artigos.
Colocar o ponto de vista da instituição na enciclopédia não tem problema algum, o que não pode acontecer é se passar por um usuário comum. Pronuncie-se, mas deixe claro quem você é. Assim, é possível rebater dados incluídos por usuários e ainda mostrar que a empresa está de olho nas manifestações geradas pelo consumidor.
Leia mais
Agências de RP entram na Wikipedia e editam artigos sobre clientes
Nenhum comentário:
Postar um comentário