18 julho 2006

Repúdio ao PLC 79/2004

Reproduzo o texto que me foi enviado por Marcelo Chamusca, idealizador e coordenador do site RP-Bahia.
A Tarde, Salvador, 17 de julho de 2006 - NÃO AO PLC 79/2004
O Senado daRepública aprovou há uma semana um Projeto de Lei Complementar (PLC 79/2004) que tem o pretexto de regulamentar a profissão de jornalismo, mas se traduz tão-somente num instrumento de manobra de alguns jornalistas que afronta a democracia, uma vez que coloca em "xeque" o sagrado direito da livre expressão pelos cidadãos brasileiros e ameaça a liberdade de imprensa. O projeto que se encontra na Casa Civil esperando a sanção do presidente Lula tem sido pautado nos principais veículos de imprensa do país e inspirador de notas de repúdio de autoridades acadêmicas e profissionais, além de várias instituições ligadas à área de comunicação no Brasil.
Espero que nosso presidente tenha bom senso ao decidir sobre essa projeto de lei, que, a meu ver, representa um reducionismo à pluralidade e à diversidade da comunicação social brasileira!

Um comentário:

efvilha disse...

Olá!
Junto-me ao repúdio à regulamentação da profissão de jornalismo. Essa é uma das profissões que se faz com a alma, não requer especialização.
O rádio, esse se faz com o sabor do rádio, da voz do rádio, que não está nem aí para um curso de especialização. Os melhores que conheço nessa área, nasceram radialistas e, por isso, tem a mente e alma de radialistas.
Pelo jeito, estamos muito perto de se cumprirem os vaticínios de "Admirável mundo novo": precisa-se de jornalista, encomenda-se a "produção" de um jornalista.
Éh! Nosso país é exageradamente "democrático"! E "demo" lembra-me outra coisa...