13 julho 2006

O futuro da comunicação e a participação dos clientes

Post originalmente publicado no blog dos executivos da agência de comunicação Edelman do Brasil. Não pude deixar de reproduzí-lo pelo caráter essencial de bidirecionalidade da comunicação! O que há muito já propagamos em relações públicas, desde os primórdios, vem à tona agora no mundo corporativo.
"Meninos, eu vi...
Acabo de chegar de viagem. Estava em Washington, D.C. Fiquei, juntamente com colegas do mundo inteiro (quase 90, no total), quatro dias discutindo o futuro da comunicação.
A conclusão foi unânime: seja na Índia, Suécia, Panamá, Nova York ou São Paulo, os consumidores querem, cada vez mais, estar presentes nas decisões que as empresas tomam. Eles, digo nós, querem palpitar. Querem participar da criação ou atualização de um novo produto. Querem opinar na troca de um nome.
E estão dispostos a fazer de tudo para conseguir isso. Daí o surgimento das blogs, podcasts, comunidades online etc. Infelizmente, as empresas que atuam no Brasil ainda não atentaram para esse fenômeno. É uma pena, pois terão que correr atrás do prejuízo quando essa nova onda de comunicação baixar por aqui, o que deverá acontecer em breve.
Enquanto esse cenário ainda se forma, vou tentar repassar algumas idéias discutidas nos quatro dias em que estive na capital americana. Aguardo comentários, ok?
Alexandre Alfredo
Postado em 27/jun/2006".

Nenhum comentário: