30 março 2006

Ansiedade da informação

Reproduzo texto de Walter Lecina para o Blue Bus. Representa exatamente como me sinto:
Mas a internet nao foi feita pra gente ganhar tempo?! Já percebi que se eu nao for seletivo, invisto mais da metade do meu dia apenas para ler as informaçoes mais atuais. Se eu for atualizar meus blogs com grande frequência, entao, acabou-se o meu tempo. E o pior é que sou do tipo que adora estar em constante movimento cerebral, o que me obriga a fazer o que você sugere - cortar canais temporariamente. O Orkut, por exemplo, eu abro a cada 3 ou 4 dias. Meu messenger só fica conectado, no máximo, metade do dia. E agora constatei que nem sinto tanta falta assim dele, pois ele me desconcentra e me 'tira' de outros canais. Agora, incrível mesmo é o seguinte - entramos numa época pra lá de tecnológica, ouvindo que a informática e afins iriam nos fazer ganhar tempo. Mas sinto que, por alguma estranha razao, o que aconteceu foi exatamente o contrário.

Um comentário:

Marcello Chamusca (Portal RP-Bahia) disse...

Amigos Carol Terra e Walter:

Um poeta popular baiano recentemente lançou uma canção que diz:

"Vixe mainha! Tudo é tempo, mas tempo é nada!"

Tudo é tempo na medida que atribuímos tudo na nossa vida ao tempo e achamos que tudo deve ter o seu tempo (time) para contecer.

Contudo, quando observamos a complexidade do mundo contemporâneo e percebemos que a tradicional relação tempo-espaço foi totalmente subvertida pelos meios digitais de comunicação (que algum dia já foram chamados de novas tecnologias da comunicação), vemos que tempo é nada!

A Internet, portanto, traz na sua estrutura este paradoxo, que tenho chamado, como bom baiano que sou, de Paradoxo do Vixe mainha.

A minha dica para aliviá-los dessa angustia é o seguinte:

Ao imaginar que tudo é tempo, relaxe, navegue sem compromisso nas "ondas" da rede, e perceba que, se for reparar bem e diante das informações que encontrarão, tempo é nada!

Vixe mainha!