É preciso definir o que a organização quer nas mídias sociais. A política deve conter diretrizes para que funcionários, parceiros e outros stakeholders que tenham ligação com a organização saibam como se identificar ao mencioná-la nas redes sociais online.
Normalmente, tais políticas discorrem sobre o uso profissional das mídias sociais pelo público interno, mas também indicam comportamentos a serem exercidos no campo pessoal. As normativas incluem responsabilidade pelos conteúdos postados nas redes sociais; transparência e identificação (mostrando o vínculo empregatício); respeito à audiência; e conhecimento do código de conduta das organizações. Esse tipo de política responsabiliza o produtor de conteúdo ao mesmo tempo em que se vale de sua rede de contatos. A idealização destas normas tem sido atribuída a comitês interdisciplinares dentro das organizações que envolvem a área de recursos humanos, comunicação, marketing, jurídico, segurança da informação e por vezes, também, a agência responsável pela comunicação em mídias sociais é convidada a opinar.
Modelos para se esboçar um projeto podem ser encontrados no site da IBM (Social Media Guidelines), da Intel (http://www.intel.com/sites/sitewide/pt_BR/social-media.htm), da Coca-Cola e da Kodak. Basta procurar no Google.
Espaço para discussão de questões emergentes em Relações Públicas e em Comunicação Organizacional. Siga-me em www.twitter.com/carolterra.
16 junho 2010
Como se procede o estabelecimento de uma política de comunicação digital empresarial? E onde encontro modelos para esboçar um projeto? Obrigado.
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