27 novembro 2009

Blogagem e Twittagem coletivas no #DiadoRP

Postado por Fábio Albuquerque no GECORP

A ideia surgiu após ver mensagem no twitter do Pedro Souza, do Horizonte RP. “É muito blog de RP nesse Brasil para eu ler! Há uns dois anos eu reclamava que não tinha nada disso na net”, disse ele.

Então pensei! Bem que poderíamos aproveitar a força de todos esses blogs de RP no Brasil e realizar uma blogagem e twittagem coletivas para marcar o Dia Nacional das Relações Públicas, que acontece em 02 de dezembro. Pensei alto no Twitter e várias pessoas apoiaram de antemão a idéia lançada meio que por acaso.

Depois de trocar idéias on-line com o próprio Pedro Souza e os colegas RPs Rodrigo Cogo, Carol Terra e Gilceana Galerani, decidimos levar adiante a idéia de fazer algo simples e bem objetivo: uma “Blogagem e Twittagem coletivas no Dia das Relações Públicas”, que acontece no próximo 02 de dezembro.

Segundo dados do blog Ocappuccino, existem hoje no Brasil cerca de 211 blogs de Relações Públicas, em sua maioria ativos. No Twitter, incluindo profissionais e estudantes, somente na lista do Yan Blah temos 485 pessoas. Então, porque não unir todos esses blogueiros e twitteiros de RP em torno de uma grande mobilização coletiva em nossas redes sociais?

Tanto se fala em RP 2.0, que RP não faz RP para si mesmo, que nossas entidades pouco mobilizam a categoria, que RP isso, que RP aquilo... mas, na verdade, nós também pouco contribuímos para posicionar a atividade de Relações Públicas no mercado e na sociedade. Também se fala muito sobre comemorar datas, mas qual a diferença entre uma data específica e todos os demais dias do ano, principalmente no que diz respeito à atividade de Relações Públicas?

Talvez nesse dia 02 de dezembro de 2009 possamos fazer algo diferente, algo com mais intensidade pelas Relações Públicas, algo que contribua para projetar a atividade de RP junto aos nossos stakeholders: gestores, executivos, empresários, formadores de opinião, órgão públicos e entidades. Algo de que possamos participar, compartilhar e nos orgulhar em pertencer à profissão que abraçamos e nos dedicamos.

Concentrar esforços na reflexão sobre a importância estratégica da atividade de Relações Públicas para as empresas. Este deve ser o objetivo da nossa blogagem coletiva, em uma tentativa de concentrar as reflexões dos RPs espalhados por este Brasil. Formar "massa crítica" sobre esta idéia, posicionando a atividade de forma estratégica no mercado e na sociedade.

Relações Públicas precisa ter voz ativa no contexto do mercado e das organizações. E voz ativa, meus caros RPs, só teremos com informação, conhecimento e atitude. Por tudo isso, convidamos, em nome daqueles que partilharam esta idéia, todos os profissionais, estudantes e simpatizantes das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional para, de modo conjunto e compartilhado, concentrarmos informação e conhecimento sobre a nossa profissão no dia 02 de dezembro, construindo uma verdadeira agenda positiva sobre o termo RP nas redes sociais.

Faça a sua parte. Participe da blogagem e twittagem coletivas no dia das Relações Públicas. Deixe nos comentários o link para o seu post ou para seguir você no Twitter. Faremos uma lista de todos que participaram. #DiadoRP

25 novembro 2009

Quer concorrer a entradas para o TeatroFECAP?

Faça uma frase e concorra a ingressos para o TeatroFECAP

Crie uma frase pelo Twitter sobre o que a @_FECAP tem de melhor e concorra a pares de ingressos para Dominguinhos e Elza Soares no TeatroFECAP.

Para participar, siga o perfil da @_FECAP no Twitter e saiba em primeira mão as novidades e dicas sobre os cursos, palestras, eventos e outras atividades oferecidas pela instituição.

Se você já é usuário do Twitter, procure pelo perfil @_FECAP.

Se você não possui um perfil no Twitter, siga as seguintes instruções:
- Acesse o site www.twitter.com e crie um perfil;
- Clique no campo “Find People” e digite @_FECAP. Clique em “follow” para seguir o perfil da FECAP.

Mais informações: http://www.fecap.br/Portal09/link_campanha_twitter.php.

22 novembro 2009

Manifesto pela Valorização da Profissão de Relações Públicas na América Latina

Desde 2006, o dia 22 de novembro passou a ser um dia simbolicamente muito importante para os estudantes e profissionais de relações públicas brasileiros, pois passou a ser utilizado como um instrumento de conscientização, fortalecimento, valorização e reconhecimento da profissão em todo o país.

Neste ano de 2009, essa luta está sendo ampliada para todos os países da América Latina, uma vez que a realidade da profissão de relações públicas, apesar de ter características e contextos diferentes em cada país da região, todos eles têm, pelo menos, uma questão em comum: a necessidade de mais valorização, legitimidade e reconhecimento social.

Assim como vem acontecendo desde 2006 no Brasil, agora passará também a acontecer em toda a América Latina: o dia 22 de novembro se constituirá em um marco das relações públicas, delimitando historicamente dois momentos distintos:

- o primeiro (anterior), em que o profissional de relações públicas se sentia o “patinho feio” da comunicação, mesmo sem ser;

- o segundo (que passamos a assumir desde 2006), em que o “patinho feio” cresceu e se tornou um belo cisne, o gestor da imagem e dos relacionamentos das organizações.

Neste instante declaramos, portanto, que não mais aceitamos ser coadjuvantes da história, uma vez que sempre foi e sempre será nossa a responsabilidade de protagonizar a comunicação corporativa e organizacional, bem como todas as áreas de atuação inerentes às relações públicas, que envolvam a gestão da qualidade dos relacionamentos estabelecidos entre as organizações e seus diversos públicos de interesse.

Declaramos a quem possa interessar que somos uma categoria organizada, que possui uma profissão regulamentada, estabelecida e acima de tudo, somos uma classe consciente da nossa importância no contexto sócio, político e econômico deste país e, portanto, vamos cobrar os nossos direitos e tomar posse dos nossos espaços no mercado de trabalho, doa a quem doer.

Esta quarta edição da mobilização de 22 de novembro, que passa agora a ser uma mobilização internacional e se chamar Dia Latino-americano de Luta pela Valorização da Profissão de Relações Públicas, vem ampliar, significativamente, o reconhecimento de uma “nova” categoria profissional, muito mais consciente dos seus direitos e obrigações, não apenas como profissionais, mas também como cidadãos latino-americanos.

Neste momento histórico, portanto, cabe a cada estudante, a cada profissional de relações públicas da América Latina, continuar dando a sua parcela de contribuição nesta luta, ampliando a sua participação, potencializando a atmosfera positiva que se encontra hoje a profissão de relações públicas na nossa região, atmosfera esta que nós, participantes desta grande mobilização internacional pela valorização da profissão, temos orgulho de estar ajudando a construir.

Organização Internacional
www.22denovembro.rp-bahia.com.br

20 novembro 2009

Encontro de RP na ECA-USP discute Comunicação Digital. Eu participo!


No dia 30 de novembro, a Escola de Comunicações e Artes da USP receberá o VII Encontro de Relações Públicas edição noturna.

O encontr é anualmente realizado por alunos do 1º ano do curso de Relações Públicas e a ideia é abordar assuntos atuais e de grande relevância para a reflexão e atualização dos participantes.

Em sua sétima edição, o tema é a Comunicação Digital com a presença do professor Vinícius Romanini (ex-repórter, editor ou colaborador nas revistas Veja, Terra, Viagem e Turismo, Superinteressante e EXAME PME; professor da Escola de Comunicações
e Artes da USP e da Faculdade de Arquitetura da USP), de Jeff Paiva (ex-gerente de Social Media na Agência Click) e eu (diretora de Mídias Sociais da Agência Ideal e docente para os cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado e do curso de pós-graduação da ECA-USP, Digicorp)

Com apenas 100 vagas, a venda de ingressos será feita nas faculdades parceiras do VIIERP, nos plantões de venda realizados na ECA-USP e pelo e-mail viierp.usp@gmail.com. O ingresso é de R$10,00 por pessoa, havendo emissão de certificados. Teremos também o sorteio de dois livros pelo twitter, no dia 27, e mais 20 livros no evento, além do sorteio de uma bolsa de
estudos da Seven Idiomas, entre outros.

Programação:
18:30 às 19:30 Confirmação dos presentes e Welcome coffee
19:30 às 19:50 Abertura e apresentação dos convidados
19:50 às 20:20 Palestra “Relações Públicas e a
Gestão da Comunicação” Vinicius Romanini
20:20 às 20:50 Palestra “Experiências Práticas com Mídias Sociais” Jeff Paiva
20:50 às 21:20 Palestra “Estratégias de RP nas Mídias Sociais” Carolina Terra
21:20 às 21:50 Mesa-redonda para perguntas do
público e debate com palestrantes
21:50 às 22:00 Sorteio dos livros e brindes

Local: Auditório Paulo Emílio (Prédio Principal)
Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443 2º
andar Escola de Comunicações e Artes Cidade Universitária Butantã
Data: 30 de novembro (segunda-feira)
Horário: 18h30 às 22h

Contatos: viierp.usp@gmail.com
Twitter - @VIIERP_ECA
Orkut - VII ERP Encontro de RP
Site - www.eca.usp.br/erp

19 novembro 2009

Pesquisa inédita iDig: presença de empresa no Twitter dobra número de mensagens sobre a marca no microblog

A presença de uma empresa no Twitter é capaz de dobrar a quantidade de mensagens postadas sobre a marca nessa rede. A conclusão é de uma pesquisa inédita realizada pelo iDig – Instituto Digital com o objetivo de entender o uso do Twitter pelo mercado corporativo. Nesse trabalho, realizado em parceria com o consultor em mídias sociais Claudio Torres, foram analisadas 91.145 mensagens trocadas no microblog sobre 50 marcas de relevância nacional, de oito setores econômicos, durante o período de 20/09 a 24/10/2009.

Das 50 empresas pesquisadas, 42% têm perfil no Twitter e postam, em média, cinco mensagens por dia. São os consumidores, entretanto, que lideram as conversas. Ao longo do período analisado, eles produziram cerca de 2.600 mensagens diárias sobre todas as marcas observadas. Embora as empresas que não têm Twitter também sejam muito citadas, o grupo que atua no microblog concentra 74% do volume total de mensagens trocadas no período. Segundo o consultor do iDig Claudio Torres, esse trabalho só reforça a tese de que a presença na rede social é de extrema importância para a construção da marca e de um canal de diálogo com os consumidores. Na maioria das vezes, diz ele, os usuários compartilham experiências de consumo e opiniões sobre as marcas.

A pesquisa constatou que as empresas dos setores de telefonia e automotivo são as que mais apostam na presença no Twitter. Mas, quando se observam os setores com mais penetração (quantidade de mensagens postadas pelas marcas e pelos consumidores), o quadro muda, passando à seguinte ordem: bebidas, telefonia e financeiro. Entre as marcas, Coca-Cola, Tim, Telefônica, General Motors e Natura estão entre as mais comentadas no microblog.

O trabalho analisou também o grau de propagação das marcas no Twitter. Em média, 11,2% das mensagens postadas sobre as marcas são retransmitidas a outros usuários. No setor de cosméticos, esta taxa chega a dobrar.

Veja os principais dados da pesquisa:

•Das 50 marcas analisadas, 42% têm perfil no Twitter.
•Estas marcas têm em média 3.053 seguidores.
•As marcas que têm perfil no Twitter correspondem a 74% das mensagens sobre marcas.
•A presença no Twitter dobra a quantidade de mensagens sobre a marca.
•As dez marcas mais citadas correspondem a 57% do total de mensagens sobre marcas.
•Os setores com maior penetração no Twitter são telefonia, bebidas, automotivo e financeiro.
•Em média, 11,2% das mensagens sobre marcas são retransmitidas pelos consumidores. O setor de cosméticos está significativamente acima desta média.
•Além disso, a pesquisa monitorou o volume total de mensagens postadas (Tuits) no Twitter no Brasil e constatou, no período analisado, que:
•A cada 600 mensagens (tweets), uma menciona uma das marcas analisadas.
•A cada 33 segundos, há uma mensagem (tweet) mencionando uma das marcas analisadas.

Rodrigo Capella fala sobre “PR 2.0 na essência” na ESPM

O assessor de imprensa Rodrigo Capella ministra a palestra “PR 2.0 na essência”, na próxima terça-feira, dia 24 de novembro, a partir das 19 horas, no curso “Ações Inovadoras em Comunicação Digital”, coordenado e comandado por Gil Giardelli.

Capella revelará detalhes do seu livro “Assessor de Imprensa – fonte qualificada para uma boa notícia”, comentará sobre o uso das mídias sociais na comunicação 2.0 e apresentará cases.

A palestra “PR 2.0 na essência” será no Centro de Inovação e Criatividade da ESPM, localizado na rua Dr. Álvaro Alvim, 123, 5º andar.

18 novembro 2009

Evento discute, na ECA-USP, como as novas tecnologias e a comunicação podem integrar e acelerar os negócios


A palestra, voltada para estudantes de comunicação, é organizada pela Agência de Comunicações ECA Jr. e tem como objetivo discorrer a respeito da importância das novas tecnologias no ambiente da comunicação e de como elas podem, juntas, auxiliar os negócios.

O evento, gratuito, será realizado na segunda-feira, dia 23 de novembro a partir das 19:30h, na Universidade de São Paulo.

Para discutir o tema, a palestra contará com a participação dos Diretores Executivos Sérgio Franco (Maxpress), Fábio Franco(Boxnet), o Diretor de Marketing Alexandre Hadade (Arizona), além do coordenador assistente do CEACOM/ECA-USP, Otávio Freire.

Para inscrever-se na palestra, que tem vagas limitadas, basta mandar um e-mail com os dados pessoais (nome, faculdade, curso, semestre) para o endereço inscricoes@ecajr.com.br.

Local: Auditório Lupe Cotrim (ECA- USP) - Av. Professor Lucio Martins Rodrigues, 443 – Cidade Universitária
Mais informações: 3481-1777
Agência de Comunicações ECA Jr.
Telefone: (11) 3091-4405
www.ecajr.com.br/caixadolapis

16 novembro 2009

Comissão Organizadora do POP 2009 anuncia os vencedores

Por Rodrigo Cogo.

O 29º Prêmio Nacional de Relações Públicas (POP) encerrou, na manhã desta segunda-feira (16), a compilação das fichas de avaliação dos cases concorrentes nas oito categorias do Prêmio.

Foram 27 cases inscritos e avaliados por uma comissão julgadora composta por sete membros sendo – conforme o regulamento –, cinco profissionais de relações públicas e dois profissionais de outras áreas da Comunicação Organizacional.

Profissionais de Relações Públicas:
Rodrigo Cogo (Mundo RP)
Ágatha Camargo (ABRP e Gimba)
Silvana Nader (Mendes & Nader Com. e Resp. Social)
Jocélia Maynardi (Backstage Comunicação)
Maura Padula (PUC-Campinas)

Profissionais de outras áreas:
Carlos Carvalho – jornalista (Abracom)
Mitsuru Yanaze – consultor de Marketing e livre-docente em Comunicação Social (ECA-USP)

Ao todo, foram catorze vencedores que receberão o Troféu POP 2009 na cerimônia do dia 02 de Dezembro, no Teatro Vivo, em SP.

Veja a tabela no http://migre.me/bJdI.

15 novembro 2009

Seminário sobre Perspectivas profissionais em Comunicação, no RJ

O iDig – Instituto Digital apóia o 6º seminário Perspectivas Profissionais em Comunicação, promovido pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro, entre os dias 17 e 19/11.

Serão abordados temas relacionados a jornalismo, relações públicas, cinema, publicidade e propaganda, produção editorial e rádio e TV, com o objetivo de levantar discussões relevantes sobre a área de Comunicação Social.

O iDig sorteará, entre os participantes do Ensino Superior, três vagas para o seu curso “Como trabalhar sua marca nas redes sociais”.

Mais informações no site www.idig-institutodigital.com.br.

13 novembro 2009

Semana Global de Empreendedorismo da Endeavor quer movimentar 4 mi de pssoas


Entre os dias 16 e 22 de novembro, o Brasil vai celebrar o empreendedorismo. De Norte a Sul, empresas, organizações e governos irão promover atividades dentro da Semana Global do Empreendedorismo, movimento mundial que acontece anualmente em 90 países durante 7 dias.

Entidades e empresas como SEBRAE, Junior Achievement, Natura, Grupo Santander, CONAJE, FGV e USP já aderiram e cada uma delas realizará gincanas, exposições, debates e outras ações para despertar o espírito empreendedor dos jovens brasileiros. A programação completa está disponível no site www.semanaglobal.org.br.

Campanha Bota pra Fazer
A Semana conta também com a campanha Bota pra Fazer, desenvolvida pelo Instituto Endeavor, cujo objetivo é traduzir o conceito de empreendedorismo no Brasil e estimular a atitude empreendedora nos brasileiros. A ideia é incentivar o público a tirar suas ideias do papel, inspirado por empreendedores de sucesso.

Cirlene Rocha, empreendedora social que revolucionou uma penitenciária de Pernambuco, Beto Tamm, empreendedor de Minas Gerais que transformou o setor de pequenos empresários por meio do desenvolvimento de um software que gerencia todo o processo contábil, Mário Chady e Eduardo Ourivio, da rede de restaurantes SPOLETO, e Elizabete Francisca, empreendedora social que criou uma ONG para ensinar idosos a ler e escrever atuam como protagonistas, mostrando como é possível superar dificuldades e botar pra fazer.

Acompanhe a Semana Global do Empreendedorismo
site: http://www.semanaglobal.org.br
comunidade: http://semanaglobal.ning.com
vídeos: http://www.youtube.com/botaprafazer
blog: http://botaprafazer.wordpress.com
twitter: http://twitter.com/botaprafazer

10 novembro 2009

Palco HSBC integra plataformas digitais diversas

O projeto Palco HSBC, criado pela JWT e, desenvolvido no Brasil, em parceria com a Mídia Digital tem como objetivo espalhar pequenos palcos em locais públicos, para que as pessoas possam falar sobre assuntos diversos, desde casamento, beleza até temas como honestidade e responsabilidade.

Para a divulgação da campanha, o HSBC não queria um site tradicional, queria utilizar redes sociais ou páginas de grande audiência. A solução da Mídia Digital foi a criação de um “agregador”, que unifica canais da marca no Youtube, Flickr e ações em blogs expressivos.

Os participantes podem se expressar a partir de de vídeos no Youtube e comentários nos blogs, com fotos no Flickr ou participando de uma votação.

As iniciativas mais votadas poderão participar da campanha publicitária do HSBC em 2010.

A campanha pode ser conferida em: http://www.youtube.com/hsbcbrasil.

08 novembro 2009

Evento e preocupação com as mulheres

Ontem, sábado, 07/11, tive o prazer de ser convidada para o evento #mapfremulher que reuniu blogueiras e twitteiras para falar de saúde, bem-estar, segurança, trânsito, mecânica, carros e dicas.

O evento foi organizado pela @lilianeferrari e foi muito bacana: atividades programadas para a mulherada e muita animação.

Como continuidade ao encontro, as organizadoras lançaram os blogs #mafremulher. Vale conferir: http://www.mapfremulher.com.br/.

07 novembro 2009

iDig promove curso de Marketing Digital abordando tendências e práticas de sucesso no RJ

O iDig – Instituto Digital – promove o curso “Marketing Digital – Tendências e práticas de sucesso” para empresários e profissionais de marketing, comunicação, negócios e projetos interessados em otimizar suas aparições na web.

As aulas serão ministradas pelos publicitáros Guilherme Gomide, presidente da Mídia Digital e um dos sócios-fundadores do MapLink, e Roberto Grosman, diretor de mídia da F.biz. Mais informações pelo site www.idig-institutodigital.com.br.

Serviço:
Curso “Marketing Digital – Tendências e práticas de sucesso”
iDig – Instituto Digital
Dia 11 de novembro, quarta-feira, das 8h30 às 18 horas.
Local das aulas: Centro de Convenções Mourisco, Praia do Botafogo, 501 (Rio de Janeiro).
Informações sobre custo e inscrições pelo site www.idig-institutodigital.com.br

06 novembro 2009

Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública

COORDENAÇÃO
Prof. Dr. Ricardo F. Freitas

OBJETIVOS
O Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública tem por finalidade a formação de pessoal qualificado para o exercício de atividades profissionais na área de pesquisa de mercado e opinião pública.

PÚBLICO ALVO
O Curso de Especialização em Pesquisa de Mercado e Opinião Pública destina-se a graduados plenos em Comunicação Social, áreas afins, e demais portadores de diploma de graduação plena interessados no assunto.

INSCRIÇÕES
As inscrições serão realizadas até 11 de novembro 2009, das 09h às 18h.

REALIZAÇÃO
Março de 2010, das 19h às 22h

CARGA HORÁRIA
375h

INFORMAÇÕES
Tel: (21) 2334-0300/ 6339/ 0500
e-mail: lpouerj@gmail.com
Site: www.cepuerj.uerj.br

04 novembro 2009

Discurso institucional, linguagem e retórica são os temas abordados na Organicom n.9


O nono número da Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas/Organicom já está em circulação, com o tema “Discurso Institucional, Linguagem e Retórica”.

A publicação tem periodicidade semestral e é lançada numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP (www.eca.usp.br/posgradu/infogera), o curso de Especialização de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas/GESTCORP do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP (www.eca.usp.br/gestcorp) e a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas/Abrapcorp (www.abrapcorp.org.br).

Procedimentos Para a Aquisição da Organicom

Os exemplares da Organicom podem ser adquiridos por meio de assinatura válida para todo o território nacional. A assinatura pode ser:

Anual - 2 exemplares - R$ 60,00 + taxa do correio de R$24,00 Bianual - 4 exemplares - R$ 120,00 + taxa do correio de R$48,00

Para conhecer o conteúdo da revista n.9, acesse: http://www.abrapcorp.org.br/.

02 novembro 2009

Boletim RP em Ação de novembro está no ar

O boletim RP em Ação, distribuído desde 1998 por e-mail para cadastrados do portal
www.mundorp.com.br, apresenta estes temas entre suas manchetes da edicao 197 de novembro de 2009:

> 27a. edição de prêmio da ABRP divulga vencedores
> Capacitação na Web 2.0
> Turista de eventos gasta R$ US$ 285,00 no Brasil
> Capital social e a construção de marcas
> Fast News
> Mercado em Movimento
> Ibope apresenta pesquisa Conectmídia
> Dicas de Livros: Feedback e Ativos Intangíveis
> Personagem virtual gera resultados significativos para Alaska Airlines
> Pesquisa da Oxford comprova eficácia das ferramentas do mkt promocional
> Lista indica RP´s no Twitter

Cadastrar-se no item BOLETIM do portal www.mundorp.com.br e receba mensalmente.