27 novembro 2009

Blogagem e Twittagem coletivas no #DiadoRP

Postado por Fábio Albuquerque no GECORP

A ideia surgiu após ver mensagem no twitter do Pedro Souza, do Horizonte RP. “É muito blog de RP nesse Brasil para eu ler! Há uns dois anos eu reclamava que não tinha nada disso na net”, disse ele.

Então pensei! Bem que poderíamos aproveitar a força de todos esses blogs de RP no Brasil e realizar uma blogagem e twittagem coletivas para marcar o Dia Nacional das Relações Públicas, que acontece em 02 de dezembro. Pensei alto no Twitter e várias pessoas apoiaram de antemão a idéia lançada meio que por acaso.

Depois de trocar idéias on-line com o próprio Pedro Souza e os colegas RPs Rodrigo Cogo, Carol Terra e Gilceana Galerani, decidimos levar adiante a idéia de fazer algo simples e bem objetivo: uma “Blogagem e Twittagem coletivas no Dia das Relações Públicas”, que acontece no próximo 02 de dezembro.

Segundo dados do blog Ocappuccino, existem hoje no Brasil cerca de 211 blogs de Relações Públicas, em sua maioria ativos. No Twitter, incluindo profissionais e estudantes, somente na lista do Yan Blah temos 485 pessoas. Então, porque não unir todos esses blogueiros e twitteiros de RP em torno de uma grande mobilização coletiva em nossas redes sociais?

Tanto se fala em RP 2.0, que RP não faz RP para si mesmo, que nossas entidades pouco mobilizam a categoria, que RP isso, que RP aquilo... mas, na verdade, nós também pouco contribuímos para posicionar a atividade de Relações Públicas no mercado e na sociedade. Também se fala muito sobre comemorar datas, mas qual a diferença entre uma data específica e todos os demais dias do ano, principalmente no que diz respeito à atividade de Relações Públicas?

Talvez nesse dia 02 de dezembro de 2009 possamos fazer algo diferente, algo com mais intensidade pelas Relações Públicas, algo que contribua para projetar a atividade de RP junto aos nossos stakeholders: gestores, executivos, empresários, formadores de opinião, órgão públicos e entidades. Algo de que possamos participar, compartilhar e nos orgulhar em pertencer à profissão que abraçamos e nos dedicamos.

Concentrar esforços na reflexão sobre a importância estratégica da atividade de Relações Públicas para as empresas. Este deve ser o objetivo da nossa blogagem coletiva, em uma tentativa de concentrar as reflexões dos RPs espalhados por este Brasil. Formar "massa crítica" sobre esta idéia, posicionando a atividade de forma estratégica no mercado e na sociedade.

Relações Públicas precisa ter voz ativa no contexto do mercado e das organizações. E voz ativa, meus caros RPs, só teremos com informação, conhecimento e atitude. Por tudo isso, convidamos, em nome daqueles que partilharam esta idéia, todos os profissionais, estudantes e simpatizantes das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional para, de modo conjunto e compartilhado, concentrarmos informação e conhecimento sobre a nossa profissão no dia 02 de dezembro, construindo uma verdadeira agenda positiva sobre o termo RP nas redes sociais.

Faça a sua parte. Participe da blogagem e twittagem coletivas no dia das Relações Públicas. Deixe nos comentários o link para o seu post ou para seguir você no Twitter. Faremos uma lista de todos que participaram. #DiadoRP

7 comentários:

Ocappuccino.com disse...

Dia 2 vamos colocar o #DiadoRP nos TT. hehehe

MATEUS

Tribo RP disse...

Pode contar com a tribo para o DiadoRP!

triborp.blogspot.com

Estaremos ativos no orkut também: perfil - RP Gyn

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Elaine Sousa disse...

No Twitter!

@elainegueek

Unknown disse...

É isso aí!!! #diadorp

Anônimo disse...

Quando você vai deixar de acentuar a palavra ideia? Para ter voz ativa, meu caro RP, precisa ter o português correto na ponta da caneta...

Carol Terra disse...

eu deixo de acentuar, quando vc criar coragem e se identificar. para criticar alguém, é preciso primeiro ter coragem de se identificar.