15 setembro 2009

Pesquisa com agências de comunicação revela a importância das redes sociais

A fim de entender como está o uso da comunicação digital entre seus membros, a Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM) realizou uma pesquisa com 191 funcionários de 61 diferentes agências de relações públicas. Quase 90% dos comunicadores participantes afirmaram conhecer “de moderado a muito” o conceito de comunicação digital . Sobre os serviços mais oferecidos pelas agências, estão o desenvolvimento e a produção de conteúdos para blogs e o monitoramento de redes sociais.

Destes participantes da pesquisa, 85% possuem menos de 40 anose 45% pensam que as redes sociais são essenciais para traçar planos e rotas para seus clientes.

Como o maior problema apontado pelos participantes está a falta de entendimento, investimento e valorização das redes sociais são essenciais para traçar planos e rotas para seus clientes.

Outro dado que chama a atenção é que 92% dos entrevistados utilizam blogs como fonte de informação pelo menos uma vez na semana, porém 31% não utilizam o conteúdo destes para seus clientes, enquanto 51% dizem que fazem isso algumas vezes.

Quando questionados sobre quais são as áreas de comunicação mais propensas ao uso de redes sociais, os entrevistados enumeraram: as campanhas com 92%; assessoria de imprensa, com 84%; comunicação interna com 82%; planejamento e estratégia com 78%; e relações com investidores com 59%.

A perda de controle é uma das grandes barreiras para as organizações quando a questão é a internet colaborativa. O domínio daquilo que os usuários colocam na rede é impossível de ser concebido.

Para conferir a pesquisa na íntegra, acesse: http://www.nosdacomunicacao.com/ppt/pesquisa_abracom_digital_final.ppt.

6 comentários:

Tribo RP disse...

Os números estão crescendo e isso é bom para nós profissionais de comunicação. Goiânia precisa estar aberta as novas tecnologias e as etratégias de RP. Só assim o mercado ficará mais aberto aos profissionais.
Abraços,
Priscila

Ocappuccino.com disse...

é, não podemos subestimar nossa redes sociais, descobri um blog que tem todos os números sobre a internet, publicidade, acessos e com atualizaçoes diarios, olha este link http://www.osnumerosdainternet.com.br/redes-de-blogs-atraem-cada-vez-mais-verbas-publicitarias/

e tem muitos outros que comprovam a importancia das redes

abraços, mateus

Carol Terra disse...

Priscila, acredito que este trabalho de conscientização seja nosso, dos comunicadores...faz parte do 'pacote' mostrarmos a importância das mídias sociais dentro do plano global de comunicação.

Mateus, muito bacana a dica, vou passar a frequentar o blog.

Abraços aos dois,
Carol Terra

MakeCom disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
MakeCom disse...

Concordo com o Mateus, não podemos subestimar as redes sociais. Daqui para a frente, tudo vai ser baseado nelas.
Porém temos que usar com responsabilidade.

Maira - MakeCom

Carol Terra disse...

Maira, com certeza, temos que pautar o nosso planejamento em estratégia. Agradeço a visita e o comentário. Abraços, Carol Terra.