13 setembro 2009

Lançamento do livro 'Comunicação Corporativa e Reputação – Construção e defesa da imagem favorável'


Livro reúne professores da FGV e profissionais experientes para apresentar casos e melhores práticas de Comunicação Corporativa.

A reputação de uma empresa nunca foi tão determinante para seu sucesso quanto agora. Em uma era na qual a informação é cada vez mais acessível, o que as pessoas dizem ou deixam de dizer sobre determinada organização pode impactar diretamente no seu resultado ao final do trimestre – e as empresas brasileiras estão apenas começando a entrar nesse jogo. “No Brasil, muitas companhias ainda se preparam pouco em suas áreas de Comunicação Corporativa, embora esta seja uma das funções mais estratégicas de uma organização de sucesso nos dias de hoje”, opina o professor Belmiro Ribeiro da Silva Neto, coordenador do curso de Comunicação Corporativa: Corporate Affairs do Programa de Educação Continuada (GVPec) da Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Segundo ele, “além de alinhar as áreas internas e projetar uma comunicação mais homogênea e coerente aos públicos externos da empresa, a Comunicação Corporativa pode contribuir nas decisões gerenciais e no planejamento estratégico”.

Com o objetivo de ampliar a literatura especializada nessa área, hoje ainda escassa, a experiência e os estudos de caso reunidos até agora nos seis anos de existência do curso foram transformados em livro. Comunicação Corporativa e Reputação – Construção e defesa da imagem favorável (Editora Saraiva, 216 pags., R$ 43,00) reúne material preparado pelos professores do curso, todos especializados em suas áreas de atuação.

Os capítulos abordam desde a construção de uma marca e a propaganda corporativa até a comunicação com públicos específicos, como colaboradores, investidores, governos e organizações do Terceiro Setor. Além disso, aborda também a comunicação diferenciada em situações de risco e de crise, tema sensível a diversas organizações, principalmente em tempos de crise econômica global, acidentes e controvérsias.

A obra é indicada para profissionais de empresas, governos e organizações do Terceiro Setor, estudantes e qualquer outro interessado na área.

2 comentários:

Priscila Borges disse...

Oi Carolina, sou professora de RP e esse semestre assumi a disciplina de Novas Tecnologias. Tive a belissima oportunidade de ler seu livro e indicá-lo aos meus alunos. Acompanho seu blog e gostei muito de ver mais essa novidade. Com certeza vou comprar esse livro também.
Obrigada pela sua contribuição.
Prof.ª Priscila Borges

Carol Terra disse...

Oi, Priscila, tudo bem? Fico feliz que o meu livro tenha te ajudado. Sobre esse, ainda não li, mas também pretendo. Abraços, Carol Terra.