20 agosto 2008

Audiência e blogs: questão delicada

A blogosfera como mídia foi a palestra de Wagner Martins, da agência Espalhe de Marketing de Guerrilha. Veja mais: http://info.abril.com.br/aberto/infonews/082008/18082008-16.shl.

Sua apresentação foi focada em 3 pontos:
1. Publicação de conteúdo descentralizada
2. Relevância como valor
3. Mídia de massa versus mídia de nicho

Algumas considerações:
- Acostume-se com a idéia: a geração de conteúdo caminha para a descentralização
- A força da blogosfera como mídia não está nas redes de blogs, nem nos blogs de 1 milhão de visitas
- Blogs como mídia não é uma concorrência entre blogueiros e grande imprensa
- Mercados são conversações
- A força não está na audiência, está na relevância e na atenção
- Poder da sociedade hoje está na relevância
- Relevância = conteúdo + relacionamento

- Os maiores erros dos Blogs corporativos: Olham só para o relacionamento e esquecem conteúdo
 Só relevância sem conteúdo, resulta em relevância medíocre
 Transformam o canal em reprodução de releases.

Blogueiros profissionais
- São muito bons em relacionamento, entenderam os atalhos das mídias sociais. Falam de perto, argumentam, convencem, mas não têm a máquina da propaganda de massa os apoiando

- Busque “comprar” aliados com relevância, não com dinheiro
- Blogosfera como mídia = forneça assunto. Se você é uma empresa, forneça conteúdo para os blogueiros.
- Como usar o blog como mídia: gere assunto, converse, convença!

- RP é o trabalho que a empresa faz e comunica aos nichos. Posicione a empresa como assunto!

Estamos na crista da onda. Saibamos aproveitá-la!

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