02 dezembro 2007

Dia Nacional de RP marca início da reestruturação do MundoRP

O dia Nacional de Relações Públicas é comemorado em 02/12.

Pois esta foi a inspiração do portal Mundo-RP (www.mundorp.com.br), criado em abril de 1997 pelo RP Rodrigo Cogo justamente na intenção de divulgar a profissão e os profissionais da área, para inaugurar um novo design e uma nova proposta.

O espaço, progressivamente acrescido de informações básicas do setor nos últimos 10 anos e a partir da colaboração de uma série de universitários, professores e profissionais do Brasil e do exterior, tem o início de sua reconstrução no dia 2 - as quase 100 páginas internas vão ser enquadradas no novo formato e seus textos recriados por um conjunto de convidados, afora a constante avaliação dos internautas interessados.

Cogo é graduado em RP pela Universidade Federal de Santa Maria, interior do Rio Grande do Sul, com curso de aperfeiçoamento em Qualidade Total pelo SEBRAE, Promoção de Vendas e Marketing de Relacionamento pela ESPM e Pesquisa de Mercado pela FGV.

DIA DE RP - A data oficial das Relações Públicas no Brasil é dia 2 de dezembro por conta da Lei nº 7.197, de 14 de junho de 1984, que a instituiu e declarou Eduardo Pinheiro Lobo "Patrono das Relações Públicas". Foi uma homenagem ao dia de nascimento, em 1876, deste alagoano de Penedo, gerente do primeiro departamento de RP no país, criado em 1914 na Light, em São Paulo, falecido neste estado a 15 de fevereiro de 1933.

Eduardo Pinheiro Lobo é o pioneiro das Relações Públicas no Brasil por ter sido o primeiro chefe do setor especializado nessa atividade. Nascido na cidade de Penedo/AL dezesseis anos antes de se ter usado, pela primeira vez no mundo, a
expressão "Public Relations" - em 1892, conforme pesquisas realizadas no Estados Unidos, é considerado o "Patrono" por ser o primeiro a exercer essa função em um Departamento de Relações Públicas propriamente dito. Implantou diretrizes fundamentais que sobrevivem até hoje ao lado de novas técnicas.

Nossos parabéns ao MundoRP!

Nenhum comentário: