01 fevereiro 2006

Wikipedia e MemoryWiki como fontes de informação para jornalistas


A grande Wikipedia. Creio que hoje dificilmente alguém duvida da importância e da eficiência dela. Comumente citada em textos científicos, a gigantesca enciclopédia de colaboração participativa é uma das principais referências em termos de pesquisa. Na mesma linha desta, uma nova, a MemoryWiki, surge com uma proposta diferente, mas tão interessante quanto: ser uma enciclopédia de lembranças.
Segundo os responsáveis pelo projeto, ele foi construído em cima de uma versão modificada do
MediaWiki, o mesmo gerenciador de conteúdo utilizado pela Wikipedia. Ou seja, o processo de criação, edição e aferição de veracidade de registros é similar. O layout não ganhou muitas modificações, o que torna a sehhmelhança entre os dois sites notória.
Para exemplificar a diferença entre as duas enciclopédias, vamos supor que você esteja procurando informações sobre as edições de 1969 e de 1994 do clássico festival de música Woodstock. Na Wikipedia teoricamente você encontraria informações didáticas sobre os eventos. E certamente encontraria também uma penca de links e informações sobre as bandas que participaram e, talvez, sobre notícias relacionadas publicadas em jornais na época. Na WikiMemory, no entanto, o que o usuário pode esperar encontrar em primeira instância são memórias, lembranças de quem esteve no evento, ou de filhos de pessoas que presenciaram uma das edições do festival. Ou ainda, talvez, declarações de cantores que tocaram em um dos eventos.
Percebe, caro leitor, a idéia e a grande fornalha de conteúdo que é o WikiMemory? Um gigantesco possível banco de depoimentos. Alimento rico em nutrientes para veículos de comunicação e para o desenvolvimento do exercício da participação. Qualquer veículo digital participativo com boas estrutura e proposta é um contribuinte em potencial para o cenário open source e para o jornalismo online. Tanto do ponto de vista de acostumar os usuários a participar de forma mais ativa das informações que circulam na Rede quanto para alimentar ou servir de referência para demais veículos de comunicação.

Nenhum comentário: