22 fevereiro 2006

Precisamos das velhas mídias?

Comentário do André de Abreu na lista de discussão sobre novas mídias que participo:

O show do U2 (que aconteceu nos dias 20 e 21/2) e suas conseqüências provaram que o jornalismo baseado em suportes digitais tende cada vez mais a ganhar importância em relação às velhas mídias.

Em questão de minutos, a cobertura fotográfica do evento estava disponível em dezenas de fotologs, a cobertura "jornalística" (no sentido de apenas narrar os fatos) estava disponível em dezenas de blogs, a cobertura ao vivo era feita pelas centenas de celulares que se levantavam na hora das baladas no lugar dos já antigos isqueiros e, em questão de horas, Katilce, a menina que subiu ao palco e recebeu um beijo na boca de Bono Vox e que receberia, no máximo, uma pequena nota nos jornais, virou celebridade web, batendo recordes de scraps no Orkut e ganhando dezenas de comunidade com centenas de pessoas em sua homenagem.

Após essa overdose de informações, questionamos: o jornal diário ou a TV servem para quê hoje? Ao acompanhar a cobertura tradicional não vi nada que já não havia visto em algum lugar na web, nem um mero enfoque diferente.

Afinal, não duvido que os jornalistas de tais veículos tenham utilizado a web como fonte principal (talvez a única) de suas matérias. Bom, o que acham? O jornalismo tradicional perdeu mesmo o bonde e não tem mais como embarcar de volta ou ainda existe espaço na sociedade para tais veículos? A TV e os meios impressos se tornariam veículos de imprensa destinados àqueles que não têm acesso a um computador full-time ou a um celular moderninho?

Nenhum comentário: