29 setembro 2005

Boca-a-boca?

Será que o futuro da divulgação via web é o marketing viral? Será que para fazer sucesso junto a um determinado público, vamos precisar usar as redes de contatos dos formadores/líderes/multiplicadores de opinião? Será que os sites de relacionamento (a la orkut, linkedyn, etc) vão sobreviver a essa onda de marketing invasivo? Questões a se pensar...

28 setembro 2005

Revista Comunicação Empresarial disponível no site da Aberje

Mais uma oportunidade para nos atualizarmos via web. A Revista Comunicação Empresarial, editada pela Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), está disponível no site da entidade. Basta acessar e conferir os artigos, opiniões, entrevistas com profissionais da área.

22 setembro 2005

Na TV, não!

Texto de Fernanda Romano, do site Blue Bus de 22/09/2005, trata da temática da divulgação de mídia. A grande questão que Fernanda coloca é que os grandes anunciantes devem pensar em estratégias de atingimento do consumidor em mídias alternativas à televisão e em formatos diferenciados também na própria TV, a fim de potencializarem seus anúncios, produtos e serviços. Segundo Fernanda, as cenas do próximo capítulo vão girar em torno de alternativas midiáticas que não a TV em função da migração da audiência para veículos como a Internet, por exemplo.

Burger King em ação de relações públicas

A lanchonete americana Burger King está usando uma tática diferente para atrair consumidores. Manobristas de bares e restaurantes da Vila Olímpia estão entregando os carros, até 6h, aos clientes com um postal da lanchonete no painel. O objetivo da ação é captar esses clientes para uma "boquinha noturna" no Burger King que fica nas esquinas das avenidas Hélio Pellegrino e Daniel Chalfon. Além disso, a ação tem apoio de spots de rádio, veiculados entre 22h e 2h, e anúncios em guias de programação noturna. Bela ação de relações públicas e propaganda da lanchonete.

21 setembro 2005

Os jornais impressos diários vão sobreviver?

Há quem afirme categoricamente que o futuro dos diários impressos são os jornais e blogs online. Vamos ser cautelosos ao pregarmos o apocalipse de qualquer meio de comunicação. Não devemos nos envolver na euforia de "matarmos" os suportes impressos em detrimento dos eletrônicos/online. Acredito eu que o futuro dos jornais impressos é a diminuição da tiragem e a segmentação/especialização. Vamos dar tempo ao tempo e avaliar!

A imprensa ainda merece confiança?

Replico aqui nota que saiu no site Blue Bus de 21/09 e no Observatório de Imprensa. Luciano Martins Costa volta a assinar o texto principal do Observatorio da Imprensa esta semana - "A imprensa ainda é um instrumento confiável para a interpretaçao da realidade nacional? Há quem considere que não, ou pelo menos quem situe a imprensa, neste momento, numa transição da qual ela poderá surgir num papel secundário entre os meios de observação dos fatos. Não apenas pela evoluçao acelerada das tecnologias que anunciam a transferência crescente do poder de escolha para o conjunto da cidadania a que chamamos público, mas principalmente por sua atitude conservadora, a imprensa corre o risco de ser colocada em segundo plano entre as instituições que validam no seio da consciência coletiva o significado dos acontecimentos".

20 setembro 2005

Blog companheiro de causa

Amigos, segue um blog similar ao meu que também visa a discussão de temas comunicacionais. Vale a visita: http://vagnerdecarvalho.blogspot.com.

Discussão no site do Comunique-se

Por que os clubes não se modernizam, fornecendo salas de imprensa decentes para os veículos de Internet? Por que não conversam com os repórteres para saber quais as suas necessidades? Se houvesse ao menos algumas baias montadas com cadeiras e mesas em altura decente para se digitar um texto, seria uma melhoria. Há clubes em que os repórteres de veículos digitais digitam suas matérias em pé, em bancadas divididas com armários de emissoras de rádio e tendo que desviarem-se dos fios das câmeras de TV.

19 setembro 2005

Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Pùblicas

Com o apoio da INTERCOM - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação e da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, realizaremos no próximo dia 15 de outubro, das 9 às 17 horas, nas instalações da ECA - USP, o I Fórum de Pesquisadores de Relações Públicas e Comunicação Organizacional do Brasil para debater as seguintes questões:

1. Árvore das Ciências de Comunicação no CNPq, CAPES e FINEP e as novas proposições (2005) - a situação da área de Relações Públicas e das demais subáreas aplicadas da Comunicação Social

2. O campo científico de Relações Públicas e Comunicação Organizacional - a construção de um corpus teórico no Brasil

3. Criação de uma Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - ABPCORP - propostas, objetivos e formação de um comitê para elaboração do estatuto da fundação.

Para facilitar a possibilidade de vocês obterem recursos junto às suas instituições universitárias e outras organizações onde atuam, conciliamos a realização deste Fórum com o Curso de Comunicação Organizacional: Teoria e Prática - Perspectiva Mexicana, que será ministrado pelo Prof. Dr. Abraham Nosnik, do México, convidado especialmente pela PPCOM eo GESTCORP da ECA-USP e com o apoio da Aberje- Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro próximo.

17 setembro 2005

Comunicação mambembe

Assim como os antigos artistas mambembes que iam onde o povo está, a comunicação de um futuro bem próximo terá que ser assim. Os conteúdos deverão estar disponíveis para os usuários em todos os suportes que eles quiserem. Os conteúdos irão onde o povo está! A comunicação tende a ser "mambembe".

15 setembro 2005

Internet Inerente

Hoje, fazemos quase todas nossas atividades no computador. No trabalho, no banco, nas comprinhas, etc. temos a internet permeando os nossos dia-a-dia. Frente a esse panorama, pensadores norte-americanos já se aventuram a dizer que a Internet é um fenômeno imanente às nossas vidas, isto é, tão inerente ao nosso viver habitual que nem a percebemos como tal. Qual será o futuro dessa imanência?

10 setembro 2005

Blogs: alternativas de comunicação

Os blogs são a melhor alternativa de comunicação livre em todo o mundo. O maior problema, no entanto, é a democratização do acesso à internet. Enquanto se luta por direitos à informação, é preciso lutar simultaneamente pela inclusão digital de todos os povos. Quando o computador estiver presente nos lares, como foi o rádio e hoje a TV, então será possível levar uma informação isenta e transformadora da realidade social para os países em desenvolvimento.

09 setembro 2005

Afinal, o que é a internet?

Para reflexão: a internet é um instrumento de expressão, é uma grande central de informação e uma ferramenta de mobilização social. Haja vista a repercussão imediata das tragédias e a capacidade de divulgar massivamente informações.

Blogs foram mais rápidos que governo americano

Notícia do Código Aberto:
Blogs agem mais rápido que o governo - Carlos Castilho (*)
Os blogs americanos de todos os tipos mostraram que, pelo menos na tragédia do furacão Katrina em Nova Orleans, a solidariedade online foi muito mais efetiva e rápida do que o governo do presidente George W. Bush. As primeiras redes de auto-ajuda começaram a se formar já na quarta-feira (31/8), quando os blogueiros se deram conta de que algo muito sério estava acontecendo com seus colegas da área de Nova Orleans, pois 80% deles emudeceram repentinamente. Nem no caso do tsumani asiático houve um colapso tão grande nas comunicações via telefone celular, numa área específica. A impressionante agilidade demonstrada pelas mais diversas organizações mostrou como ações promovidas por grupos menores e identificados com as bases de uma comunidade conseguem aquilo que a mastodôntica burocracia estatal leva dias para movimentar. Um caso que merece ser mencionado é o do site CraigList, um megaclassificado de busca e oferta de empregos, que em menos de um dia mudou a sua estrutura para apoiar as vítimas da inundação em Nova Orleans. O Craig List passou a ser a principal referência para pessoas procurando pessoas desaparecidas, enquanto o site MoveOn, normalmente especializado na organização de reuniões políticas, criou rapidamente um site para ajudar as pessoas a encontrar
abrigo e casas para dormir.
Governo atropelado
Enquanto isso o governo americano batia cabeça numa lamentável demonstração de despreparo e amadorismo num desastre de proporções bíblicas e organizações internacionais como a Cruz Vermelha adotavam posturas burocráticas como a de só aceitar donativos em dinheiro, conforme revelou publicação online Wired News.
Até mesmo os sites universitários foram mais rápidos do que as autoridades da Federal Emergency Menagement Agency (FEMA), entidade equivalente à nossa Defesa Civil. A revista Online Journalism Review, da Universidade do Sul da Califórnia, criou, já no dia primeiro de setembro, uma página especial para monitorar a cobertura da imprensa americana sobre o drama de Nova Orleans. E a rede de televisão NBC instruiu todos os seus repórteres e ancoras para participarem do blog do principal noticiário da emissora para tranqüilizar os moradores em áreas atingidas pela inundação, prevista com dias de antecedência pela imprensa mas ignorada pelo presidente George W. Bush, até o momento em que a tragédia ameaçou atropelar o governo americano. [Postado
às 20h01 de 3/9/2005]
(*) Editor do Código Aberto

08 setembro 2005

Você já visitou o site do Conrerp?

Antes de criticarmos e jogarmos pedras em nosso Conselho Regional ou Federal, sugiro que saibamos que ações eles andam fazendo...Antes de apenas criticar, saiba o que eles estão fazendo e ajude a encontrar uma solução para o problema! Visite o site www.conrerp-sp.org.br! Vamos ser proativos ao invés de criticadores sem causa. Vamos ajudar a construir e não a destruir!

05 setembro 2005

RP em revista no ar

A dica para o dia de hoje é a quinta edição de RP em Revista, editada pela turma do site RP-Bahia. Vale a leitura! Segue o link: http://www.rp-bahia.com.br/revista/index.htm

04 setembro 2005

Publicidade nas rádios online

Segundo um relatório divulgado no final do ano passado pela Borell Associates, a propaganda nas radios online deve crescer 56% por ano até 2009. A expectativa é de que as verbas alcancem US$ 300 milhoes e a audiência deve estar chegando em 60 milhoes de ouvintes. Mas há correntes que dizem que esse número será ainda maior. Agora em 2005, o investimento já deve chegar a US$ 35 milhoes, que é menos de 0,5% do total dos investimento em mídia online no mercado americano.

01 setembro 2005

Tendências da linguagem

Frases mais curtas, objetivas e menos calculadas, escritas para satisfazer a necessidade de se enviar a informação o mais rápido possível. Os leitores começam a ser incutidos com a mentalidade de ter a informação o mais rápido possível, já que, no mercado financeiro e na política, a informação representa dinheiro e poder. Será que essa lógica também vai vigorar na web? Creio que sim. Façam o exercício diário de ler os jornais online dos portais e notem essa tendência.