06 abril 2010

12 dicas para as mídias sociais

Fiz um post relatando doze dicas publicadas pelo blog SocialMediaExaminer (http://www.socialmediaexaminer.com/12-social-media-secrets-from-worlds-top-superstars/)

#1: Envolva seus fãs do Facebook com questões para que haja interação
#2: ‘Ouça’ para entender o que ‘Dizem’: entenda o que seus usuários querem. É o princípio do atendimento ao cliente há tempos, não?
#3: Use videos para reverter os erros corporativos: crie videos de desculpas, de agradecimento, de admissão do erro, etc. Quem fez isso foi a Domino´s depois do episódio dos funcionários que danificavam as pizzas.
#4: Aumente o seu poder no Youtube, que é um dos destinos mais visitados da web. Use palavras-chave para potencializar-se na busca e para encontrar usuários com termos de busca populares.
#5: Promova campanhas de SMS no Facebook e no Twitter, pois cem milhões de usuários (EUA) podem acessar tais interfaces via telefones celulares. Isso nada mais é do que incentivar o cross marketing, certo? Usar o mix de comunicação!
#6: Seja o seu próprio cliente secreto/oculto: procure o que dizem sobre sua marca, produtos e serviços de graça!
#7: Dê às audiências o conteúdo que elas querem: seja relevante! Crie comunidades de consumidores, de temas em torno de si. Use isso a seu favor.
#8: Referencie o conteúdo de seu blog nos sites de redes sociais online, tais como Facebook, Twitter, LinkedIn, Youtube, iTunes e aproveite-se do tráfego que estes ambientes já possuem.
#9: Engaje-se em conversações verdadeiras e que não tenham intenção apenas de venda, mas de relacionamento.
#10: Opte por um relacionamento pra valer: escolha os canais que mais valem a pena interagir com seus públicos, que táticas, linguagens e formatos são os melhores para isso
#11: Retweet (informações interessantes, óbvio)
#12: Não existe “bala de prata”: o sucesso em mídias sociais depende da sua audiência, produto, tipo de companhia, relacionamento e meio. É preciso conhecer a fundo o negócio para saber que ferramentas utilizar.

O que mais?
- ninguém sabe o exato poder das mídias sociais. Estão todos tentando e experimentando.
- não há forma fácil de se envolver com mídias sociais, é preciso estratégia, pessoal, objetivos para tanto.
- tudo isso se resume a engajamento e envolvimento!

6 comentários:

Caco disse...

Oi Carol, é o Caco!

Eu só não concordo com uma frase sua no seu post:"- ninguém sabe o exato poder das mídias sociais. (...)" Que conflita com o seu comentário sobre o vídeo da Domino's.

Na verdade, todos sabemos.

Inclusive com a internet isso fica até mais fácil, pois os comentários estão lá, não é uma conversa oral ou comentários simplesmente "ocultos" que nós não conseguimos saber/medir.

O que eu acho apenas é que a maior parte das empresas trata as mídias sociais na internet como se fosse algo novo, mas na verdade é mais uma via de comunicação com o consumidor em que a empresa pode se arriscar em ser inovadora e buscar um resultado que jamais conseguiria fazendo em um outro meio. Que aí concordo com o resto da frase ("(...) Estão todos tentando e experimentando."). Exemplo temos vários, além da Domino's, temos alguns cases de sucesso como a Hyundai, ou cases de fracasso como o da Kryptonite.

As mídias sociais ainda está no passo de reconhecimento das empresas e profissionais. Isso me lembra a 2 anos atrás quando estava "evangelizando" o web analytics na agência e clientes. O "Analytics" já existia, só que as pessoas viam o "web analytics" como algo novo. A única coisa que tem diferença é que você está mensurando a audiência do seu site (entre outras coisas também, como usabilidade, arquitetura de informação...), em vez de mensurar as suas vendas, rentabilidade, etc etc.

Grande beijo,

Carol Terra disse...

Caco, concordo com vc! Na verdade, o que não sabemos é o resultado exato que uma ação de mídias sociais dá! Mas, aí entra planejamento, mensuração e muito profissionalismo em torno disso, certo? Obrigada pela visita e pelo comentário! Abs, Carol Terra(http://meadiciona.com/carolterra)

Caco disse...

Aaah sim... isso sim! :)

Beijos!

Laís Maciel disse...

Olá Carol, tudo bom?

Muito legal o post, só não concordei muito com a ação da Domino's. Acho super válido você utilizar as mídias sociais para reverter uma situação criada por elas, mas no caso dessa empresa, eles fizeram um vídeo com o presidente claramente lendo um discursso pronto, totalmente institucional, sem "cara de vídeo para redes sociais".

Uma ação super válida foi da Eletronic Arts no caso do jogo do Tiger Woods, criaram um vídeo engraçado que acabou se tornando um viral e que superou o outro vídeo que era uma crítica à empresa, além de conseguirem divulgar o produto.

Parabéns pelo trabalho.

Abraços!
Laís

Carol Terra disse...

Laís, na minha opinião, a ação da Domino´s foi só uma reação (por meio da mesma mídia em que foram atacados) para tentar combater uma crise já instalada. De qualquer forma, eles tinham que se posicionar. Você lembrou muito bem o caso da EA: excelente exemplo! Obrigada pela visita e comentário. Abs, Carol Terra

FB disse...

as mídias sociais abrem um campo de possibilidades para as empresas e os profissionais de comunicação; concordo contigo: ainda tudo tem sido em forma de experimentações, tateando até encontrar o foco certo, uns com relativo sucesso, outros metendo os pés pelas mãos.