12 abril 2006

Mc Donalds vai usar RP para contornar problemas de imagem


O McDonald's vai realizar na semana que vem nos EUA uma serie de encontros entre seus executivos, incluindo o CEO Jim Skinner, e jornalistas. O convite feito a imprensa ontem refere assuntos como "compromisso com comida de qualidade e oportunidades de carreira". Sao temas também de 'Chew On This', livro critico à rede de fast food que sai nos EUA no mês que vem assinado pelo escritor Eirc Schlosser. Os encontros com jornalistas sao um movimento preventivo à publicidade negativa que a empresa espera por conta do livro e também do filme 'Fast Food Nation', versao para o cinema do livro anterior do mesmo Schlosser. Noticia do The Wall Street Journal diz que um documento enviado pela companhia a seus franqueados inclui referência a um "esquadrao da verdade" e a "embaixadores da marca" encarregados de disseminar a ideia de que a rede oferece cardapio saudavel e é boa empregadora. Cita o filme como "uma grande preocupaçao para nós" e menciona possiveis tentativas de "desacreditar a mensagem e o mensageiro" - ou seja, Schlosser, seus livros e o filme.
O "esquadrão da verdade" e os "embaixadores da marca" nada mais são do que tentativas de relacionamento do McDonald´s com a imprensa, com a opinião pública de forma a minimizar os impactos negativos dos constantes ataques sofridos pela corporação. Isso é RP!

3 comentários:

Anônimo disse...

Carol

O McDonalds tem adotado essa estratégia forte de comunicação e RP nos últimos anos. Quando trabalhava em uma revista eles convidavam pelo menos uma vez ao ano representantes "influentes" da imprensa nacional para conhecer a sede ou participar de eventos grandiosos, com gente de todo o mundo.

Em determinado ano, eles fizeram algo bem legal, trouxeram jornalistas de todos os países e o cardápio em uma das noites do evento foi experimentar o menu de diferentes países (tipo na Índia não se como carne bovina, etc).

Ou seja, vender os próprios produtos só que, por se uma maneira tão bacana, ninguém percebeu que eles não fizeram nada de original no quesito gastronômico.

Anônimo disse...

Carol

O McDonalds tem adotado essa estratégia forte de comunicação e RP nos últimos anos. Quando trabalhava em uma revista eles convidavam pelo menos uma vez ao ano representantes "influentes" da imprensa nacional para conhecer a sede ou participar de eventos grandiosos, com gente de todo o mundo.

Em determinado ano, eles fizeram algo bem legal, trouxeram jornalistas de todos os países e o cardápio em uma das noites do evento foi experimentar o menu de diferentes países (tipo na Índia não se como carne bovina, etc).

Ou seja, vender os próprios produtos só que, por se uma maneira tão bacana, ninguém percebeu que eles não fizeram nada de original no quesito gastronômico.

Anônimo disse...

Oi,Carol,

O problema do Mc é o Gap positivo que eles construiram em cima da marca e isso é um problema tendo em vista que trabalhar com um gap negativo é muito mais fácil e ai sim lida unica e exclusivamente com a comunicação.
Mas, não deixa de ser uma oportunidade né? Força aos Rp´s que tenho certeza q ainda provam que não são necessários só em momentos de crise.
Bjs