30 agosto 2010

Edição 12 da Organicom está no ar com o tema "Ouvidoria e Comunicação"

A edição número 12 da Revista Organicom – Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas - já está em circulação com o tema "Ouvidoria e Comunicação". Essa edição traz um completo dossiê sobre o assunto, acrescido de diversos depoimentos, pesquisas, resenhas e uma entrevista tornando-se leitura essencial para aqueles que desejam encontrar abordagens consistentes e variadas que tanto contribuem para o aperfeiçoamento de estudantes, acadêmicos e profissionais da comunicação.

“O que é um ouvidor? E um ombudsman?”. Questões como essas são levantadas logo no editorial da revista e junto a uma série de artigos o tema é aprofundado estabelecendo conexões entre o trabalho da ouvidoria e o trabalho das Relações Públicas e da Comunicação Organizacional, propondo uma correlação entre os dois saberes. Além disso, a edição também discute relações multidisciplinares: Ouvidoria e pedagogia, sociologia, administração, psicologia social, marketing e direito, as quais são áreas que interagem de forma direta ou indireta para a construção de sentido no ambiente organizacional.

Sobre a Revista Organicom

A publicação tem periodicidade semestral e é lançada numa parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP, o curso de Especialização de Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas/GESTCORP do Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA-USP e a Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas - Abrapcorp.

Como adquirir ?
Os exemplares da Organicom podem ser adquiridos por meio de assinatura ou aquisição de edições avulsas válida para todo o território nacional.

A assinatura pode ser:
Anual - 2 exemplares - R$ 60,00 + taxa do correio de R$24,00
Bianual - 4 exemplares - R$ 120,00 + taxa do correio de R$48,00

As solicitações devem ser realizadas pelo e-mail assinaturas@revistaorganicom.org.br, com Carolina Modesto.

24 agosto 2010

iDigo divulga calendário completo de cursos

Cursos são apresentados em dois formatos e focados no uso corporativo de ferramentas virtuais

O iDigo – Núcleo de Inteligência Digital está com o calendário de cursos completo para os próximos meses. São cinco cursos que agora passam a ser oferecidos em dois diferentes formatos: tradicional e premium. Enquanto tradicionais acontecem em formato de palestra, os cursos premium, com número limitado de vagas para promover maior interação entre participantes e palestrantes. Os alunos podem fazer perguntas, levantar discussões e falar de seus próprios cases, nos encontros desse formato.

A programação do segundo semestre conta com cinco cursos com conteúdos específicos para jornalistas, administradores e gestores de empresa e profissionais de comunicação, marketing e recursos humanos.

Os cursos para o segundo semestre são: Redes Sociais para os Negócios, 27 de agosto; Curso Premium: Ações de Comunicação no Meio Digital, 15 de setembro; Redes Sociais para RH, 29 de setembro; Como Utilizar Métricas na Gestão de seu Negócio, 26 de outubro, e Estratégias de Comunicação para Mobile, 30 de novembro.

Esses e outros cursos, de diferentes assuntos, podem ser realizados no formato in company, tendo seu conteúdo e programação adequados à necessidade de cada empresa.

SERVIÇO:
Calendário de cursos Idigo:
27 de agosto - Redes Sociais para os Negócios;
15 de setembro - Curso Premium: Ações de Comunicação no Meio Digital;
29 de setembro - Redes Sociais para RH;
26 de outubro - Como Utilizar Métricas na Gestão de seu Negócio;
30 de novembro - Estratégias de Comunicação para Mobile.

Mais informações: www.idigo.com.br.

20 agosto 2010

Conrerp e Abracom promovem I Oficina de cases para participação no 30º POP

O Conrerp 2ª Região – Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas São Paulo/Paraná e a Abracom – Associações Brasileira das Agências de Relações Públicas promovem, no dia 25 de agosto, a I Oficina de Cases, com o objetivo de colaborar com os profissionais de comunicação no passo a passo para elaboração de cases de relações públicas para participação no 30º POP – Prêmio Opinião Pública.

A Oficina será comandada por dois vencedores de case e também juízes de edições anteriores do POP. São eles Silvana Nader, Relações Públicas formada pela USP, pós-graduada em Marketing pela FGV e MBA em Gestão de Empreededorismo Social pela Fundação Instituto de Administração - FIA/USP - e especialização em Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela Faculdade de Economia da Unicamp. Professora e palestrante em Comunicação e Responsabilidade Social. Sócia diretora da Mendes & Nader Comunicação e Responsabilidade Social; e por Flávio de Borba Schmidt, tesoureiro do Conferp, formado em Relações Públicas pela Anhembi-Morumbi/SP. Mais de 25 anos de experiência na área. Proprietário da Prólmagem Consultoria de Relações Públicas. Criador e coordenador do site www.universorp.net e do grupo universoRP. Dentre os temas a serem debatidos estão O diferencial da atividade profissional, Competências, Passo a passo da montagem do case para inscrição, Características que definem cada categoria, Processo de avaliação e Apresentação de cases vencedores.

Podem participar da Oficina, que será realizada das 8 às 13h na Sala do CRP da ECA/USP, profissionais das agências de relações públicas, assessoria de imprensa e comunicação institucional. As inscrições, gratuitas, podem ser feitas até o dia 24/09, por email (contato@abracom.org.br), das 9 às 18 horas, com Marina Conrado.

Por quê as coisas coisas sempre estão no último lugar onde as procuramos?

Ahahaha...lei de Murphy?

O que você quer saber? Mas, cuidado, to longe de ser um oráculo!

Inscrições para o POP vão até 17/09

As inscrições para o 30º POP (Prêmio Opinião Pública), voltado para profissionais e agências de relações públicas, encerram-se no dia 17 de setembro. O evento, realizado pelo CONRERP (Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas) 2ª Região – SP/PR, com promoção do CONFERP, já premiou cerca de 270 cases em três décadas.

Os trabalhos desenvolvidos entre novembro de 2009 e 17 de setembro de 2010 podem ser enviados pelo correio ou entregues pessoalmente na sede do CONRERP 2ª Região, em São Paulo. O júri, composto por profissionais do setor, avaliará os cases de acordo com a análise do contexto da organização; descrição do case; planejamento de Relações Públicas e briefing (objetivos, estratégias de Relações Públicas, ações, metodologia de avaliação e resultados). A solenidade de entrega será em 30 de novembro, em São Paulo.

Mais informações:
Tels: 0800 167 853 ou 11-3801-2450
email: rp@conrerp2.org.br – c/Marina Pimentel
www.conrerp2.org.br

19 agosto 2010

O investimento em publicidade online tem crescido mas ainda é imensamente inferior ao investimento realizado na TV, por exemplo, sendo que as ações online podem ter mais audiência. De quem é a responsabilidade por isso? Agências, Meios, Anunciantes?

Acredito que a "culpa" é de uma mentalidade arraigada e ligada às mídias tradicionais que tem uma força imensa em nosso País. Temos valores de comissão muito altos para compra de mídia em TV, revista e mídia tradicional como um todo e isso faz com que as agências de publicidade não queiram perder esse filão. Mas, isso tende a mudar com o tempo, uma vez que o consumidor de amanhã já usa maciçamente as mídias sociais e as plataformas digitais. Trata-se, a meu ver, de um caminho sem volta. É irreversível!

O que você quer saber? Mas, cuidado, to longe de ser um oráculo!

III Circuito de Palestras na UFPR terá Margarida Kunsch e Marcello Chamusca

Nos dias 25 a 27 de agosto, a Prattica – Agência Experimental de Relações Públicas da UFPR realiza o III Circuito de Palestras, que contará com palestras e oficinas voltadas aos estudantes de Relações Públicas, Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Entre os palestrantes convidados, estão nomes de destaque no meio universitário nacional, como a profª drª Margarida Kunsch (USP), profissionais de outros estados, como Marcello Chamusca, responsável pelo Portal RP-Bahia, e comunicadores da região, como Rodrigo Rodrigues, destaque da área de Planejamento de Publicidade e o jornalista Cristiano Freitas.

Para mais informações, acesse www.twitter.com/prattica_ufpr.

Serviço
Data: 25 a 27/08 (quarta, quinta e sexta-feira)
Horário: quarta, das 8h30 às 22h; quinta e sexta, das 14h às 22h.
Local: Departamento de Comunicação Social da UFPR
Endereço: Rua Bom Jesus, 650 - Bairro: Juvevê - CEP: 80035-010 - Curitiba/PR

Mais informações
Twitter: www.twitter.com/prattica_ufpr
E-mail: prattica.ufpr@gmail.com

17 agosto 2010

Rodrigo Capella ministra o curso “Assessoria Digital - Evoluindo do Release para a Web 2.0”

Como escrever para podcast, blogs, sites e portais? Essas e outras questões serão respondidas no curso on-line “Assessoria Digital - Evoluindo do Release para a Web 2.0”, que apresentará os conhecimentos necessários para você aprimorar textos e mensagens.

O curso será ministrado por Rodrigo Capella, editor do boletim PR Interview, da Rádio Mega Brasil Online, escreve para os principais sites, blogs e revistas de Comunicação e Relações Públicas.

Escola de Comunicação
Dia 22/9/2010
Quarta-feira, de 20h a 23h (curso on-line)
Informações: http://www.escoladecomunicacao.com.br/conteudo/teor.asp?id_curso=985
Telefone: (11) 3897-0860
E-mail: cursos@comunique-se.com.br
Atendimento de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h.

11 agosto 2010

Assistente de comunicação interna para Zona Norte/SP

Vaga: Assistente de comunicação interna FastShop

Local: Zona Norte

CLT e benefícios ( VR + VT + Assistência Médica e Odontológica + Seguro de Vida)

Descrição da vaga:
- Criação de textos para o informativo interno;
- Desenvolvimento da newsletter diária para a equipe de vendas;
- Acompanhamento e desenvolvimento de campanhas e eventos com o público interno;
- Responsável pelo jornal mural;
- Aplicação de pesquisas internas e elaboração de relatórios;
- Atualização do malling interno;
- Atualização da intranet.

Enviar currículos aos meus cuidados: marcelarr@fastshop.com.br

10 agosto 2010

V Encontro Nacional de Estudos do Consumo acontece no RJ

Frank Trentmann, da University of London, participa da Conferência de Abertura do V Encontro Nacional de Estudos do Consumo. Questões éticas, de sustentabilidade, de saudabilidade, tecnológicas e de valorização da origem dos produtos parecem ser as grandes linhas mestras que orientam as escolhas e as ações de consumidores.

Para mais informações, acesse http://estudosdoconsumo.com.br/v-enec/comissao-organizadora/

Período: 15, 16 e 17 de setembro de 2010
Horário: 9h às 18h
Local: Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM (Rua do Rosário, 90 - Centro – Rio de Janeiro/RJ)
Tema: Tendências e ideologias do consumo no mundo contemporâneo
Inscrição: http://estudosdoconsumo.com.br/v-enec/inscricao/
GT´s: http://estudosdoconsumo.com.br/v-enec/grupos-trabalho/
Programação: http://estudosdoconsumo.com.br/v-enec/programacao/
Email: venec2010@gmail.com

V ENEC no twitter: http://twitter.com/@enec2010
V ENEC no facebook: http://www.facebook.com/profile.php?id=100001309449303

08 agosto 2010

Unisa seleciona professor para Publicidade e Propaganda

1. Para concorrer à vaga o candidato deve ter como características obrigatórias:
- ser formado em Comunicação Social com habilitação em PUBLICIDADE E PROPAGANDA
- ter ao menos especialização (pós-graduação)
- ter experiência de mercado comprovada
- ter ao menos três noites disponíveis para aula no atual semestre (preferencialmente segundas, terças e quintas)
- ter experiência com Planejamento, Gestão da Comunicação e Criação Publicitária

2. Além das características acima são atributos desejáveis do candidato (e contarão pontos na avaliação):
- ter experiência como docente em nível superior
- outras formações, cursos, treinamentos na área de Publicidade e Propaganda e/ou áreas afins da Comunicação Social
- ser mestre/mestrando, doutor ou doutorando
- já ter trabalhado ou estar trabalhando com publicidade, principalmente em planejamento, criação e gestão de campanha/agência
- ter facilidades e/ou conhecimentos de novas tecnologias associadas ao meio publicitário- possibilidade de ampliação de carga horária em semestres futuros

Os currículos que se enquadrem no perfil devem ser enviados para jlucia@unisa.br.

A seleção terá como etapas:
1. Análise e pré-seleção de candidatos que atendam ao item 1 com pontuação proporcional a partir dos atributos indicados no item 2
2. Entrevista pedagógica com a apresentação documentada das características e atributos citados no currículo
3. Aula-teste de 25 minutos com tema a ser indicado
4. Entrevista com comissão estabelecida para esse fim (inclusive representante do RH)
5. Classificação dos candidatos e definição do escolhido: entrega dos documentos comprobatórios
6. Exame Médico

A reprovação em qualquer das etapas acima exclui o candidato

07 agosto 2010

Concurso quer levar você à Alemanha

O Sindicato da Indústria de Autopeças está realizando um projeto cultural com universitários, com o objetivo de criar a capa do Guia "Brazilian Autoparts Manufacturers Official Gude 2011".

A premiação do concurso é uma viagem para visitar a Automechanika Frankfurt (maior feira do setor de autopeças do mundo), em Pininfarina e na Politécnica de Milão/Itália.

Mais informações:
www.excellenceinautoparts.com.br/concurso

Para ver a primeira edição do guia, acesse:
http://www.damulticom.com.br/clientes/sindipecas/guia/index.html

06 agosto 2010

Boletim RP em Ação, edição de agosto, circula entre os assinantes do MundoRP

Entre os conteúdos previstos neste mês, estão:

> Consulta pública do MEC está em andamento
> Conferência promovida pelo IQPC apresentará
cases inéditos de Comunicação Interna
> Criação da Estratégia como um processo colaborativo
> Abrapcorp publica Anais eletrônicos do IV Congresso
> Exemplos de ações de empresas em mídias sociais
> Fast News: Digital Age, Seminário Portais,
Site Senado Federal e Aberje Sta Catarina
> ABRP-SP promove encontro sobre RP e Saúde
> Dicas de Livros: Cerimonial e Eventos e Storytelling
> Redes sociais na comunicação interna das empresas
> Sustentabilidade: pouca informação e muito Greenwashing
> Gestor cultural, o profissional do futuro

Se vc nao recebe e tem interesse, basta cadastrar-se no item BOLETIM, no site www.mundorp.com.br.

E, quando tiver dicas de pauta, basta enviar pra rodrigo@mundorp.com.br.

04 agosto 2010

10º edição do Prêmio Porto Seguro Fotografia

Inscrição gratuita em todas as categorias:

Categoria São Paulo – Para ensaios que enfoquem uma reflexão específica sobre a cidade de São Paulo.

Categoria Brasil – Para ensaios que enfoquem uma reflexão sobre o Brasil.

Categoria Pesquisas Contemporâneas – Para ensaios que se caracterizem por uma pesquisa contemporânea na linguagem fotográfica, dialogando com as questões que permeiam a representação visual nos dias de hoje.

Serão analisados trabalhos já finalizados ou projetos de obras ainda não viabilizados.

A premiação será a seguinte:

01 Prêmio Especial Porto Seguro
Aquisição, no valor de R$ 40.000,00 (quarenta mil reais).

01 Prêmio Porto Seguro São Paulo
Aquisição, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais)

01 Prêmio Porto Seguro Brasil
Aquisição, no valor de R$20.000,00 (vinte mil reais)

01 Prêmio Porto Seguro Pesquisas Contemporâneas
Aquisição, no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais)

01 Prêmio Porto Seguro Revelação
Aquisição, no valor de R$ 10.000.00 (dez mil reais).

20 Prêmios, distribuídos entre as categorias São Paulo, Brasil e Pesquisas
Contemporâneas, no valor de R$ 2.000,00 (dois mil reais).


Confira mais informações no site e a ficha de inscrição: http://bit.ly/prfoto

02 agosto 2010

Quer fazer estágio na área de Comunicação? Envie seu CV para a PQN

A PQN Search é uma empresa de recrutamento e seleção de estagiários para a área de Comunicação e vale para todo o Brasil.

Caso queira participar, basta enviar o CV para oportunidades@pqn.com.br.

Os processos seletivos começam nas próximas semanas.