26 fevereiro 2009

II Digital Media Conference reúne especialistas em SP

A Corpbusiness promove no dia 11 de março de 2009, no Hotel Tryp Paulista em São Paulo/SP, o II Digital Media Conference. A idéia é apresentar a verticalização dos canais de mídia e convergência digital, com as melhores práticas, tanto no desenvolvimento de estratégias, como no uso das ferramentas disponíveis na mensuração dos resultados.

Para conhecer a programação, preços e prazos para inscrição, acesse www.corpbusiness.com.br ou ligue 11-3822-0624.

17 fevereiro 2009

Valor e Aberje em pesquisa sobre comunicação corporativa

Há um predomínio das mulheres no ambiente da Comunicação, setor que cada vez mais se torna estratégico, ainda que com equipes bastante enxutas. A prática da mensuração de resultados no segmento é crescente, até para continuar conquistando aumentos de orçamento. Estas são algumas das constatações de estudo organizado pelo DatABERJE, Instituto de Pesquisa da ABERJE – que atualmente reúne as Associações Brasileiras de Comunicação Empresarial, Branding e Comunicação Organizacional – em parceria com o jornal Valor Econômico, intitulado “Comunicação Corporativa nas organizações”. Veja material integral no link http://www.aberje.com.br/novo/acao_pesquisa.asp.

A coleta de dados aconteceu entre os dias 19 e 28 de agosto de 2008, contando com a resposta de mais de 280 profissionais responsáveis pela área de Comunicação em empresas mencionadas na edição 2007 da lista “1000 Maiores de Valor”, e foi publicada no suplemento Valor Setorial de 8 de outubro, quando se comemora o Dia da Comunicação Empresarial. Vários setores estão representados na amostra, como açúcar e álcool, metalurgia e siderurgia, agricultura, mineração, água e saneamento, papel e celulose, alimentos, petróleo e gás, comércio exterior, varejo, construção e engenharia, tecnologia da informação, farmacêuticos e cosméticos, transporte e logística e veículos e peças. Fazendo uma avaliação, Paulo Nassar, diretor-geral da ABERJE e um dos coordenadores do trabalho, acredita que o comunicador “tornou-se um mediador, um gestor de equipes, um zelador do grande ritual moderno que são os relacionamentos”. Para ele, hoje a empresa é um nó de uma grande rede e deve construir sua imagem através do diálogo, o que transformou o comunicador em articulador e educador. “Nesse contexto, ele tem de abraçar a bandeira da cultura: precisa ser um intelectual, capaz de lidar com o processo que leva da identidade à alteridade - ao outro, ao diferente”, destaca. O antropólogo Rodolfo W. Guttilla, presidente do Conselho Deliberativo da entidade e diretor de assuntos corporativos e relações governamentais da Natura, assinala que a fronteira entre todas as áreas de uma grande empresa é muito movediça. “Não é a fronteira que faz a diferença na nossa atividade. O que realmente faz a diferença é o fato de sermos os administradores do simbólico. O comunicador passa a ser o guardião do mito de origem. É dele o papel de contar para sempre a história de sucesso. Além disso, contar outras histórias que podem transformar uma atividade econômica em alguma coisa um pouco mais transcendente”, complementa.

Para ver o formato digital da revista Valor Setorial em que dados da pesquisa foram publicados, basta acessar http://208.96.41.18/valoreconomico/home.aspx?pub=27&edicao=1.

16 fevereiro 2009

Web Expo Fórum debate revolução da web 2.0

A Converge Comunicações realiza a 3ª edição do Web Expo Forum, de 17 a 19 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Nos três dias de evento, o público terá acesso a painéis de discussão com palestrantes nacionais e internacionais, que abordarão temas como: o poder das redes sociais; a utilização a Internet pelos mercados fonográfico e de televisão para atingir o novo consumidor 2.0; programas e novos dispositivos móveis que proporcionam acesso aos recursos da web 2.0; o que os grandes grupos e empresas estão fazendo para entender e competir no novo cenário da web 2.0, entre muitos outros.

Novidades da edição 2009
Um dos diferenciais dessa 3ª edição do evento é a flexibilidade das inscrições. Os participantes poderão se inscrever de acordo com seus interesses, garantindo presença em todo o evento ou apenas nos painéis do Congresso, nos workshops (tech ou business).

SERVIÇOWeb Expo Fórum
Período: de 17 a 19 de março de 2009
Horário: das 9h às 18h30
Local: CENTRO DE CONVENÇÕES FREI CANECA
Rua Frei Caneca, 569 - Consolação, São Paulo - SP
Inscrições e mais informações: www.webexpoforum.com.br

12 fevereiro 2009

Prenúncio de uma crise das marcas nas redes sociais online

"Alguém está falando mal de sua empresa neste momento. Em segundos, essa pessoa vai mandar o comentário para outra, que vai inseri-lo num blog e, em pouco tempo, surgirá uma comunidade no Orkut a respeito desse mesmo tema. Em minutos, a reputação de sua marca, na lista dos dez mais clicados do Google estará ameaçada para todo o sempre". (Viviane Maia, 2008, Revista PEGN)

Afora o determinismo acima, as redes sociais online deixaram de servir apenas ao entretenimento de adolescentes para serem cada vez mais usadas pelas empresas como ferramenta de relacionamento.

Pensem nisso!

09 fevereiro 2009

Twestival em Sampa

TWITTER + FESTIVAL = TWESTIVAL

Em setembro de 2008, um grupo de twitteiros de Londres decidiu organizar um
evento onde a comunidade local do Twitter pudesse se encontrar.

Para se ter uma idéia da importância da ação, em duas semanas os ingleses conseguiram reunir aproximadamente 300 pessoas em prol de uma causa nobre – a falta de água potável. E, neste ano, mais de 175 cidades de vários países irão participar do Twestival Global!

Agora é a chance dos brasileiros se mobilizarem. São Paulo, Belo Horizonte,
Campinas, Bauru, Curitiba, Florianópolis, Passo Fundo, Porto Alegre, Recife e
Rio de Janeiro irão sediar o evento no dia 12 de fevereiro.

Em São Paulo, aproximadamente 300 twitteiros irão se reunir na próxima
quinta-feira, no Espaço Pix Gafanhoto, com o intuito de angariar fundos para
a ONG Charity: water. "Todas as pessoas do mundo merecem água potável e
segura. É a nossa chance de mobilizar as redes sociais em prol de uma boa
causa, além de conscientizar a população para a crise global", diz Fernando
Souza, editor do Twitter Brasil e responsável pela organização do encontro em
São Paulo. Além de Fernando, estão envolvidos no projeto Bia Granja, Cazé e
Bob Wollheim, com o apoio da agência de mídias sociais Polvora!.

E a ação não chega sem tempo ao Brasil, já que melhorias no sistema de
fornecimento de água potável, saneamento, higiene e gerenciamento de
recursos hídricos poderiam evitar 10% das mortes causadas por doenças e
6,3% de todas as mortes no mundo, segundo a Organização Mundial de Saúde
(OMS). Além disso, 1,1 bilhão de pessoas no planeta não tem acesso à água
potável.

Mais informações sobre o Twestival 2009 - http://saopaulo.twestival.com/

04 fevereiro 2009

Pesquisa para o doutorado

Agi como uma spammer essa semana. Explico: enviei dezenas de e-mails e twts para os top blogueiros, top twitteiros e top moderadores de comunidades do orkut para fins acadêmicos.

Curso doutorado em novas tecnologias de comunicação e redes interativas na USP e estou pesquisando as redes sociais online e o papel da comunicação organizacional.

Pedi, então, a ajuda dos escolhifos para responder ao questionário: http://spreadsheets.google.com/viewform?key=p_XEdH2kRM1ZWNlJMIEeHRg.

Agradeço aos que já responderam.

Depois, convido a todos para a defesa ou para a demonstração de resultados.

Abrapcorp agora tem usuário no Twitter

Entrando na onda da web 2.0 e, portanto, da colaboração, participação e criação coletiva, a Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas - Abrapcorp - criou um usuário no twitter para divulgar notícias sobre congressos, cursos, pesquisas, grupos de trabalho e outras informações deste contexto.

Siga: www.twitter.com/abrapcorp.

02 fevereiro 2009

Rodrigo Cogo é o novo colaborador do site da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e RP

O profissional de Relações Públicas Rodrigo Cogo integra agora a equipe que gerencia os conteúdos on-line da AbrapCorp - Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, sediada em São Paulo/SP.

Cogo é atualmente produtor de conteúdo do portal da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial/ABERJE, do seu boletim por email Ação Aberje e ainda como colaborador da revista impressa Comunicação Empresarial da entidade.

Contato direto pelo portal@abrapcorp.org.br ou ainda no 11-9821-3821. Todas as dicas referentes à dinamização deste canal da AbrapCorp são bem-vindas.