31 julho 2008

O que mídia social tem a ver com sorvetes

Um vídeo inteligentíssimo e com uma sacada perspicaz explica por meio da analogia de uma fábrica de sorvetes e "fazedores individuais" de sorvetes a relação com mídia social.

Confira: http://www.vimeo.com/1083838.

30 julho 2008

Blogs corporativos chatos não atraem leitores...

Li um artigo muito bacana no site da Géssica Hellmann (http://midiassociais.blogspot.com) sobre o porquê de alguns blogs corporativos não atraírem a atenção dos leitores. Resultado final: conteúdo nada atrativo, CHATO, como ela define...

Vale a leitura: http://midiassociais.blogspot.com/2008/07/blogs-corporativos-chatos-no-atraem.html. Neste mesmo post, Géssica fala de seu "calvário" para conseguir falar com a fabricante de barrinhas de cereais, Nutry, a Nutrimental.

Já se convenceu de que RP 2.0 é completamente essencial? Eu já! :-)

29 julho 2008

Finalistas do Prêmio ABERJE 2008 defendem seus cases

Vários eventos com entrada franca em vários estados brasileiros marcam a defesa pública dos finalistas do Prêmio Aberje 2008, correspondendo às etapas regionais prévias à premiação de abrangência nacional, que está completando 34 edições.

O cronograma inicia com os finalistas da região Espírito Santo e Rio de Janeiro em audiência na Escola Superior de Propaganda e Marketing/ESPM carioca (Rua do Rosário, 90/11º andar - Centro), com programação concomitante em duas salas, a partir das 9h dos dias 30 e 31 de julho de 2008.

A agenda ainda prevê encontros em São Paulo no 15 de agosto e em Curitiba/PR para o prêmio Sul no dia 22. Já a etapa Minas Gerais e Centro-Oeste ocorrerá em Belo Horizonte/MG nos dias 26 e 27 de agosto, ficando para Salvador a regional Norte e Nordeste no dia 29. “São oportunidades únicas de ter contato com a excelência nacional de programas e projetos em comunicação, em diversas áreas-foco. Além disso, é uma das formas encontradas pela entidade promotora para democratizar o acesso às melhores práticas e celebrar a criatividade e o senso estratégico dos nossos profissionais”, diz Jovanka de Genova, coordenadora do Prêmio.

O Prêmio ABERJE 2008 recebeu inscrições de 425 trabalhos de empresas de todo o país, divididos entre as 18 categorias da premiação.

Interessados podem reservar lugar para as apresentações no site da ABERJE (www.aberje.com.br).

Mais informações
Jovanka Mariana / Bruno Affonso
jovanka@aberje.com.br / bruno@aberje.com.br

28 julho 2008

Boletim RP em Ação em breve no ar

O boletim RP em Acao chega na semana que vem com as seguintes manchetes:

> Congresso de Comunicação no Serviço Público vem aí
> Novos conteúdos do portal Mundo-RP
> iMasters InterCon 2008: Inovação Digital, Desenvolvimento da Web
> Responsabilidade Social e Qualidade
> Consumidor 2.0 demanda evolução do Contact Center
> Fast News
> Mercado em Movimento
> As mais e as menos responsáveis
> Dicas de Livros: Redes de Negócios e Marcas
> Intel usa Facebook para aproximar-se de usuários
> As mídias sociais na comunicação integrada
> Somos a sociedade do consumo responsável
> Comunicação ganha lançamentos na Difusão
> Fragrâncias são usadas para atrair clientes
> Prêmio busca a excelência das Relações Públicas no Brasil

Quem assina o RSS do boletim recebe já o link pra leitura imediata
das notas selecionadas neste final de semana. Para saber mais, acesse www.mundorp.com.br.

25 julho 2008

Bom uso corporativo das redes sociais

Fiquei impressionada com o uso que o site de tecnologia IDGNow – www.idgnow.uol.com.br - está fazendo das redes sociais.


O bom uso corporativo inclui: Twitter, Orkut, Facebook e MySpace.


A nota que fala sobre cada um deles está disponível em: http://idgnow.uol.com.br/internet/2008/07/23/idg-now-lanca-grupos-nas-redes-sociais-facebook-orkut-e-myspace/.


Resta-nos saber e acompanhar se as comunidades e redes estão angariando adeptos e se estão em plena atividade. Vamos acompanhando.

22 julho 2008

Bulimia intelectual

No blog do Rafael Payão, há um post sobre bulimia intelectual absolutamente fantástico. Achei uma grande sacada a forma como Rafael aborda a restrição cada vez maior das pessoas aos conteúdos extensos. Também abrange a questão da paciência no consumo de mídias.

Leiam! http://rafaelpay.typepad.com/rafa/2008/07/bulimia-intelec.html.

21 julho 2008

iMasters InterCon 2008

O site oficial do iMasters InterCon 2008 já foi lançado. Palestras ligadas à comércio eletrônico, novas tecnologias, internet. Vale a pena conferir.

Confiram: www.imasters.com.br/intercon/2008.

19 julho 2008

Curso sobre Pesquisa para criação de Indicadores de Desempenho

Seguem abaixo o e-mail marketing do curso ABERJE "Pesquisa para criação de Indicadores de Desempenho", a ocorrer em 26/08, das 9h às 18h, no Rio de Janeiro.

Atualmente, gestores da comunicação precisam comprovar a eficácia de suas atividades. Se é possível planejar, é possível medir e este curso é direcionado para atender às demandas das empresas por indicadores de desempenho. Trata-se de uma abordagem rápida para um tema complexo, mas que abrirá caminhos para cada comunicador desenhar seus próprios modelos.

Acesse: http://www.aberje.com.br/novo/curso_detalhes.asp?id=97.

17 julho 2008

Revista Interin no ar com artigo meu

Está disponível a edição número 5 da Revista Interin (http://www.utp.br/interin) do Programa de Pós-Graduação em comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná. Segue abaixo o sumário dessa edição, o qual tenho a felicidade de estar com um artigo:

EDITORIAL (por Adriana Amaral) - http://www.utp.br/interin/edicao_05/editorial.htm

DOSSIÊ BLOGOSFERA:
* Blogs: reinvenções em um cenário tecnológico - Mágda Rodrigues Cunha (PUCRS) - http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_dossie_magda.pdf

* Blogs de empresas: a bola da vez da comunicação corporativa digital? - Carolina Frazon Terra (USP) - http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_dossie_carolina.pdf

* Os lurkers e a relação com a blogosfera: um estudo de caso do blog de Alex Primo - Aletéia Ferreira e Josiany Fiedler Vieira (UTP) - http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_dossie_aleteia.pdf

* Das telas para o papel: blogs como fonte para a Literatura de Massa - Elisa Vidal, Patrícia Azevedo e Glaucio Aranha (UFF) - http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_dossie_elisa.pdf
ENTREVISTA
* Com o redator publicitário Franco Azevedo por Fábio Luiz Witzki (UTP) - http://www.utp.br/interin/edicao_05/entrevista.htm

ARTIGOS LIVRES:
* Incidentes peirceanos: a lógica do constante jogo das abduções - Humberto Ivan Keske (FEEVALE) - http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_livre_Humberto.pdf

*Artifícios, colagens e efeitos visuais. A fotografia composta como formadora dos efeitos visuais cinematográficos - RobertoTietzmann (PUCRS) - http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_livre_roberto.pdf

* O expressivismo como contestação midiática - Henrique Moreira Mazetti (UFRJ) - http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_livre_henrique.pdf

* Hipermídia: a linguagem prometida - Luis Antonio Zahdi Salgado (PUCSP) -
http://www.utp.br/interin/artigos/artigo_livre_salgado.pdf

TEXTO LÚDICO:
* Deus mora nos detalhes - André Malinski - http://www.utp.br/interin/edicao_05/andre_malinski.html

O próximo Call for Papers, cujo doissê temático será sobre "Estudos Culturais", está aberto até o dia 31/10/08.

16 julho 2008

Site da Marta, revista Bites e outras considerações

Sou fã de carteirinha da revista Bites: www.bites.com.br.

A edição de hoje trouxe depoimentos de blogueiros sobre o site recém-lançado pela candidata Marta Suplicy. As críticas ao site dela foram duras. Mas, vale lembrar que os candidatos não podem fazer ações de mídia social, pois estão proibidos pelo TSE. Vejam: http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2008/04/07/na-contramao-do-mundo/.

Portanto, o que a Marta fez lançando um ambiente (como uma landing page) para as ações de comunicação de sua campanha tem os seus méritos. Concordo com a falta de interatividade do site dela, mas vale a intenção de ser algo pioneiro.

Recomendo a leitura: http://w3editora.relazione.com.br/uploads/marta.pdf.

11 julho 2008

Como usar blogs para o marketing pessoal e corporativo

Essa é a proposta do curso on-line da Aula Vox.

Os blogs vem crescendo e abrindo um espaço inédito para o marketing pessoal e corporativo. Venha conhecer as principais técnicas e a estratégia para montar o seu blog pessoal ou corporativo.

Programa
Estratégia de posicionamento
Principais pontos na implantação de um blog
Softwares disponíveis: critérios para escolha

Data: 16 de julho de 2008
Horários: 20h às 21h30
Carga horária: 90 minutos
Investimento: R$ 35,00 (trinta e cinco reais)
Certificado: Será enviado certificado de participação no evento em até 30 dias após sua realização, sem custo adicional.
Local: Evento realizado através de áudio conferência pela Internet. Para saber mais clique aqui.

Palestrante
Marilvia de Oliveira, consultora de marketing e vendas. Formada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, mestranda em Administração, Comunicacao e Educação, pela Unimarco.

10 julho 2008

Blog de RP no ar

Os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS criaram o blog RP na Medida Certa, com o sugestivo endereço: http://www.ocappuccino.blogspot.com/.

Recomendo a visita e a leitura.

Prestigiem os alunos da AGERP que encontraram no blog um instrumento para a aplicação de conceitos e técnicas, visando o desenvolvimento do processo de Relações Públicas em situações práticas.

Professora gaúcha ganha honraria máxima do Prêmio RP do Brasil

A professora doutora Cláudia Peixoto de Moura (PUC/RS) foi escolhida pela Comissão de Notáveis do Prêmio Relações Públicas do Brasil, composta por autoridades acadêmicas e profissionais de todo o país, para receber a Medalha 2 de Dezembro, honraria máxima da premiação.

Até o momento apenas dois profissionais tinham recebido esta distinção. Na primeira edição o idealizador da premiação professor Luiz Gonzaga (UFAL); e na segunda edição a professora doutora Margarida Maria Khroling Kunsch, uma das mais reconhecidas relações-públicas brasileiras em todo o mundo.

A professora Cláudia além de ter um currículo invejável tem dado uma grande contribuição para a área através das suas coordenações de grupos de trabalhos em eventos nacionais e da sua participação direta nas entidades representativas de classe. O coordenador da premiação Marcello Chamusca afirma que homenagear Cláudia Moura é um mérito do Prêmio Relações Públicas do Brasil. "A professora Cláudia tem formação em jornalismo e em publicidade também. Mas escolheu se apresentar como relações-públicas. Só por isso já merecia todas as homenagens da categoria", comenta.

Sobre Cláudia Peixoto de Moura
Bacharel em Publicidade e Propaganda (1979), em Jornalismo (1980), e em Relações Públicas (1984), pela PUCRS. Especialista em Administração em Publicidade e Propaganda (1981), em Estilo Jornalístico (1982), e em Administração em Relações Públicas (1986), pela FAMECOS/PUCRS. Mestre em Sociologia, na área da Sociedade Industrial (1991), pela PUCRS; e Doutora em Ciências da Comunicação, na área de Relações Públicas, Propaganda e Turismo (2000), pela ECA/USP. Professora (DE) do curso de Graduação e de Pós-Graduação em Comunicação Social. Atualmente, é coordenadora do Departamento Ciências da Comunicação, da FAMECOS/PUCRS.

Sobre o Prêmio Relações Públicas do BrasilO Prêmio Relações Públicas do Brasil é promovido pelo Portal RP-Bahia, com o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (INTERCOM), da Associação Brasileira de Relações Públicas (ABRP) e da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (ABRAPCORP).

08 julho 2008

Dica de filme que envolve RP

A dica me foi dada por uma ex-aluna minha, Luciana Helena Gonçalves.

Hancock
Um herói desacreditado se une a um relações-públicas para ter de volta a sua credibilidade


O crime não para de crescer na cidade de Los Angeles. Os bandidos estão cada vez mais ousados e apenas a ação da polícia não é suficiente para detê-los. Para conter o crime, a melhor arma é Hancock (Will Smith), o super-herói local. Ou seria, se ele não tivesse graves problemas de relacionamento. Mesmo usando seus poderes para prender os criminosos, o herói faz isso sempre sob o efeito de álcool e sem nenhuma preocupação com as conseqüências de seus atos. Assim, quando ele dá um prejuízo milionário aos cofres públicos, recebe uma ordem de prisão.

Enquanto o anti-herói não se preocupa com nada, o relações-públicas Ray (Jason Bateman) quer fazer algo para mudar o mundo, sem sucesso. Após ser salvo de forma desastrosa por Hancock, ele tem uma grande idéia, a de melhorar a imagem do odiado herói. Para isso, Ray pede que ele não apenas se apresente para a polícia e peça desculpas, mas que reveja seus modos e tente ser um pouco mais educado com as pessoas. Além disso, ele terá que fazer algo que nunca imaginou: usar um uniforme.

Apesar de relutar, o herói percebe que sua popularidade anda cada vez mais baixa, e que, fora Ray e seu filho Aaron, ninguém mais quer vê-lo nas ruas. Ele decide dar ouvidos ao novo amigo e ir para a prisão. Principalmente depois de Ray prometer que com ele fora das ruas, o crime aumentará e o povo clamará por seu retorno. Na penitenciária, longe das bebidas e da confusão, Hancock percebe que pode ser uma pessoa mais amigável. Porém, quando ele voltar à liberdade, terá que enfrentar mais do que bandidos, mas seu próprio passado.

Dirigido por Peter Berg, de O Reino, Hancock é diferente dos tradicionais filmes de super-herói, principalmente por não ter se baseado em nenhuma história em quadrinhos. O filme tem entre os seus produtores o roteirista Akiva Goldsman, de O Código Da Vinci, e o diretor Michael Mann, de Miami Vice.

Quem assistir, depois poste um comentário aqui.

07 julho 2008

Boletim Orgulho de ser RP no ar e blog do Wilson Bueno

O boletim n.31 produzido pelos idealizadores do site Portal RP-Bahia já está no ar: http://www.rp-bahia.com.br/orgulhodeserrp/31/noticias.htm.

Entre os assuntos que me chamaram a atenção foi a criação do blog do professor, pesquisador e consultor Wilson da Costa Bueno:

"Wilson da Costa Bueno lança blog

O professor doutor Wilson da Costa Bueno, da ECA/USP, lançou recentemente o Blog do Wilson. O novo espaço, além de muito bem diagramado e sintonizado com as novas tendências da Web 2.0, está sendo conduzido magistralmente pelo bem humorado e altamente crítico professor Wilson. A visita ao blog é obrigatória e nele é possível opinar, deixar seus comentários, críticas e sugestões. O endereço é: http://www.blogdowilson.com.br".

Vou acompanhá-lo!