29 maio 2008

Se você está em SP, participe dos eventos da ABRP neste sábado



Meeting sobre Gestão de Mudanças
O evento discutirá as demandas do mercado, estratégias de comunicação e competências profissionais. Destinado aos profissionais de comunicação. Será no próximo dia 31 de maio, às 9 horas, na FAAP.


ABRP São Paulo debate Relações Públicas Comunitárias com estudantesDiscutirá a teoria e a prática das atividades de comunicação com comunidades e seus impactos sociais e ambientais. Destinado aos estudantes de comunicação. Será no próximo dia 31 de maio, às 13h30, na FAAP.

Mais informações sobre a programação: www.abrpsp.org.br.

28 maio 2008

Café com Intercom traz para o debate o tema Comunicação e Religião


Café Intercom traz o tema Comunicação e Religião para discutir. Quem não puder presenciar o evento pessoalmente, pode acompanhá-lo pela internet via site Instituto Embratel: www.institutoembratel.org.br.

Mais informações, clique na imagem ao lado.

27 maio 2008

2º Congresso Regional de RP

A comunicação estratégica nas organizações deixou de ser um diferencial competitivo intangível, para assumir lugar de destaque na condução e sucesso de muitas corporações.

Para aprofundar-se neste e outros temas de extrema relevância para as organizações, foi criado o II Congresso Regional de Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Universidade de Sorocaba, com o intuito em difundir a profissão de Relações Públicas na região e, criar um espaço de debate acadêmico/profissional.

Mais informações, acesse http://www.uniso.br/hs/rp2008/index.asp. Na quinta-feira, eu falarei sobre blogs corporativos neste encontro.

26 maio 2008

Você sabe o que é microblogging?

Uma matéria super interessante sobre o fenômeno dos microbloggins saiu no Uol Tecnologia.

Vale a pena a leitura: Tendência Web 2.0, microblogging permite posts em poucas (e práticas) linhas.

Eu acabei de me introduzir ao mundo dos microbloggers. Juntei-me ao twitter e ainda estou estudando os usos. Vamos que vamos!

Encontro para debater mídia cidadã, em Budapeste

Acontece entre os dias 27 e 28/06, o Global Voices Citizen Media Summit 2008, em Budapeste.

Para conferir o site do evento, basta acessar: http://summit08.globalvoicesonline.org/.

Veja o convite em forma de quadrinhos: http://www.pimpampum.net/bubblr/?id=12039.

História das RP ganha livro

A professora do RS, Cláudia Peixoto de Moura, organizou um livro sobre a História das Relações Públicas, publicado pela Edipucrs.

Para ter acesso ao livro completo e gratuito, acessar: http://www.rp-bahia.com.br/biblioteca/historiarp.htm e baixar o arquivo em PDF.

21 maio 2008

Orgulho de Ser RP - 27ª edição

Já está no ar a 27ª edição do boletim Orgulho de Ser RP, com agenda de eventos, novidades, lançamentos, notícias.

Vale a pena conferir: http://www.rp-bahia.com.br/orgulhodeserrp/boletim-27.htm.

Após o comentário do Marcello Chamusca, diretor do portal RP-Bahia, aproveito para inserir a informação sobre a 28ª edição: http://www.rp-bahia.com.br/orgulhodeserrp/boletim-28.htm.

Acessem, leiam!

Master em Gestão da Informação Digital e do Conhecimento

O programa está orientado a profissional de diversas áreas do conhecimento,
tais como: Ciência da Informação, Biblioteconomia, Arquivística, Museologia,Administração, Direito, Propriedade Intelectual, Jornalismo, Engenharia, Sistemas e Tecnologia da Informação, Web Design, Multimídia, Banco de Dados, entre outros.

Os concluintes do curso terão dupla certificação:FAAP - Brasil: Pós-Graduação Lato Sensu Master em Gestão da InformaçãoDigital e do Conhecimento
Université Paul-Valéry (Montpellier III) - França: Master de Gestion del'information et de la Connaissance.

O curso tem a previsão de início para agosto/08 (366 horas divididas em 18 meses)Mais informações, acesse http://pos.faap.br/mastergestao.

20 maio 2008

Redes sociais foram amplamente debatidas no Congresso sobre Comunicação Corporativa em SP

O papel das mídias sociais voltou à discussão, como um fenômeno que está alterando
a maneira como se faz comunicação. Aparece o crescimento do conteúdo gerado pelo usuário, formulando uma espécie de inteligência competitiva. Gérson Penha, diretor da CDN Interativa, comenta que a terminologia web 2.0 quer enunciar a comunicação de pessoa pra pessoa, o que na verdade já era uma promessa desde o início da rede. Ele comenta que “o que mudou foi a intensidade desta interatividade, com mecanismos de produção e distribuição muito simples”. Entre as alterações, a web 1.0 era para empresas, focada no comércio através de home-pages com conteúdo privado, sendo que a web 2.0 foi estruturada para pessoas, focada em comunidades com ênfase para os blogs com conteúdo coletivo e conversado. “Hoje, cada pessoa contribui com um conhecimento e assim se constrói o lead da notícia. Cada um é um jornalista em potencial, e se torna um canal”.

CONVERSAÇÕES - Isto não tem diminuído a confiabilidade na mídia impressa, mas pesquisas já apontam a queda da importância da televisão. Segundo Penha, as redes sociais mudam a geografia e a química da comunicação. Elas articulam pessoas com ferramentas informatizadas de produção e colaboração, dentro de um método de
trocas independente e livre. O ClueTrain Manifesto alguns anos atrás já dizia que mercados são conversações, e que as empresas os temem porque não tem experiência em ouvir seus consumidores e os cidadãos. “É o tempo dos diálogos, porque caso contrário se corre o risco de afetar a reputação, o ativo mais importante”, afirma.

Utilizando o último livro de Seth Godin, “Meatball Sundae” (algo como “Sundae de
Almôndegas”), o palestrante fala da mistura de perspectivas de comunicação sem critério, em que não existe harmonia nos ingredientes e onde as mídias sociais são usadas somente como adorno. Godin analisa que o velho marketing seria a comunicação top-down, separando os produtores/criadores dos consumidores e apontando somente os “features” (características) dos produtos. Agora, seria a vez da conversação com
permeabilidade entre consumidores e produtores, buscando experiências e sensações causadas pelos produtos.

Todavia, há erros e acertos neste caminho, ficando a parte negativa por exemplo com o “astroturfing” - simulação de movimento espontâneo de comentários positivos sobre
empresas nas redes sociais e blogs, sendo na verdade uma opinião comprada. Ele citou o caso da TAM denunciado na comunidade Relações Públicas do Orkut, mostrando as telas de tópicos. De outro lado, uma sala de imprensa específica para blogueiros foi instaurada pela Ford, demonstrando a progressiva maturidade dos estrategistas
digitais, dentro do conceito de que a renovação das empresas agora depende da participação pública. “É uma das únicas saídas para chegar no futuro”, finaliza.

Rodrigo Cogo - www.mundorp.com.br - direto do Congresso de Comunicacao Corporativa da Mega Brasil.

19 maio 2008

ABRP-SP promove dois eventos



A Associação Brasileira de RP, capítulo São Paulo, promove dois eventos no dia 31/05, na Fundação Armando Álvares Penteado - FAAP.

O Meeting Gestão de Mudanças (8h30 às 13h) é destinado a profissionais de comunicação e o Encontro Universitário Relações Públicas Comunitárias (13h30 às 17h) a estudantes.

Mais informações sobre cada um dos eventos pode ser encontrada no site da ABRP - www.abrpsp.org.br.

Adwords Fundamentals

O Marcos, estudante de RP da UNESP/Bauru e apaixonado pelas novas tecnologias de comunicação, me sugeriu que comentasse a matéria que saiu na Você S.A. sobre a certificação oferecida pelo Google.

Pensando em como capacitar pessoas para trabalhar com os famosos links patrocinados e as demais ferramentas de publicidade, o Google criou o curso (com direito a diploma) denominado Adwords Fundamentals.

Penso que o curso foi criado devido à demanda que a empresa recebia todos os dias sobre como ganhar dinheiro com Adwords, Adsense. O bacana é que as redes sociais e suas formas de comunicação são um novo nicho de atuação para o profissional de comunicação. No entanto, é preciso entender muito bem esse sistema. O curso pode ser um começo!

15 maio 2008

II Congresso Regional de Relações Públicas e Comunicação Organizacional da Universidade de Sorocaba


Acontece de 27 a 30/05, na Universidade de Sorocaba, o II Congresso Regional de RP e Comunicação Organizacional. Com apresentações sempre às 19h e às 21h ou 21h30, o congresso é organizado pelo 5º periodo do Curso de Relações Públicas da Uniso e as inscrições podem ser feitas no site: www.uniso.br ou via preenchimento de ficha de inscrição.

Para informações adicionais, conhecer a programação, acesse: www.crrp2.com ou envie e-mail para crrp2008@hotmail.com.

Farei uma palestra na quinta, 29/05, às 21h30 sobre Blogs Corporativos. Quem quiser participar, está convidado!

14 maio 2008

Propaganda colaborativa: já ouviu falar?

Na noite de ontem, 13/05, um dos idealizadores do conceito de propaganda colaborativa, Franco Rosário, foi à Semana de Comunicação da Fecap, onde dou aula também, e apresentou a Sociale Comunicação e uma nova era para a propaganda.

A apresentação completa você confere no link: http://www.slideshare.net/franco.sociale/propaganda-colaborativa-404894/.

Vale a pena refletir sobre esse novo modelo de fazer comunicação e de criar novas oportunidades de trabalho.

12 maio 2008

Difusão editora participa do 11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa

Entre os dias 14 e 16/05, a editora terá estande no evento e dois de seus autores palestram sobre temas estratégicos na área de comunicação

Quatro livros específicos sobre os assuntos que serão abordados no congresso estarão expostos, são eles:

Blogs Corporativos – Modismo ou Tendência?
De Carolina Frazon Terra

Relações Públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações
De Paulo Nassar

Faces da Cultura e da Comunicação organizacional
De Marlene Marchiori

Cultura e Comunicação Organizacional – Um olhar estratégico sobre a organização
De Marlene Marchiori

Serviço
11º Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa
http://www.megabrasil.com/congresso11
Data: 14 a 16 de maio
Centro de Convenções Rebouças - Av. Rebouças, 600 - São Paulo – Capital
Difusão Editora - Stand 13 A- saída do Auditório Vermelho/Hall Azul

Edição da RPOnline tem como tema principal o congresso Abrapcorp

Entrará no ar no dia 13 de maio, o novo número da revista eletrônica RP Online - www.fafich.ufmg.br/rponline -, produzida em uma disciplina laboratório do curso de Comunicação da UFMG. Essa edição abordará o II Congresso da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Relações Públicas (Abrapcorp), que ocorreu na PUC-Minas, em Belo Horizonte, entre os dias 28 e 30/04.

O Congresso abordou o tema comunicação, sustentabilidade e organizações, com o objetivo de discutir como é possível conciliar o crescimento econômico com o desenvolvimento social e a conservação do meio ambiente, tanto na perspectiva do mercado como nas pesquisas acadêmicas.

Entrevistas exclusivas

Neste número, a RP Online apresenta uma entrevista exclusiva com Margarida Kunsch sobre a criação da Abrapcorp, sua reeleição como presidente da associação e um balanço dos dois Congressos. A Revista também entrevistou, com exclusividade, o pesquisador Stanley Deetz, professor de Comunicação da Universidade do Colorado (EUA) e Arlette Bouzon professora de Relações Públicas da Universidade Toulose III (França). Os dois falam sobre a relação entre as organizações e a sustentabilidade em seus países, além dos principais problemas e perspectivas dessa área.

Os outros destaques da edição são:
- Organizar um evento é função de RP?
- Análise sobre as pesquisas atuais em Relações Públicas e organizações
- Academia X mercado: estudantes de RP comentam como se dá essa relação
- As contribuições dos livros lançados durante o Congresso
- Balanço do evento

Para conferir as matérias, no ar a partir do dia 13, clique: www.fafich.ufmg.br/rponline.

Encontro de Empreendedorismo e Sustentabilidade na FAAP

Nos dias 19 e 20/05, acontecem, na FAAP, em São Paulo, o VI Encontro Empreendedores de Relações Públicas: Conheça o mercado de trabalho deste profissional que desempenha um importante papel na comunicação corporativa e o
I Mídia e Sustentabilidade: A utilização ética e sustentável da força da mídia na transformação da sociedade.

Todas as informações relativas a contato, inscrições, endereço e programação se encontram no site: http://www.faap.br/eerp2008/.

09 maio 2008

Cresce a importância das redes sociais

Texto de Rodrigo Cogo (Gerenciador do portal www.mundorp.com.br)
que reproduzo aqui.

O crescimento do acesso à internet via banda larga e a progressiva inclusão digital no Brasil têm sido as bases para a projeção de crescimento explosivo de usuários, entre outros fatores. Um bom pedaço deste mundo já é ocupado pelas redes sociais, sites de relacionamento e compartilhamento de experiências e preferências: são nada menos que 500 milhões de registrados neste tipo de plataforma, 25 milhões deles em território nacional. Algumas novidades vão potencializar ainda mais estes canais. Foi o que apresentou o Summit Social Networks Brazil, organizado pela consultoria Mentez e empresas coligadas, no dia 8 de maio de 2008, no Hotel Sonesta Ibirapuera em São Paulo/SP.

As pessoas com perfis cadastrados por aqui têm características bem identificadas na média: 60% estão entre 16 e 24 anos, 55% são mulheres, 70% têm renda acima de US$ 1800, fazem um gasto aproximado de US$ 310 por ano em e-commerce e agrupam cerca de 189 amigos cada uma. Juan Franco, CEO da Mentez, exemplifica a partir do porte da platéia do encontro: só ali entre os 200 presentes haveria conexão a 28.728 pessoas, com projeção de compra de US$ 8,9 milhões em 2008. Se pensar na projeção mundial para 2012 de 1 bilhão de registrados, pode-se imaginar o tamanho do mercado. Só no Brasil, vindo de cerca de 10 milhões de usuários únicos, há previsão de gasto de R$ 17,4 bilhões.

Este panorama explica porque os desenvolvedores estão se voltando para oferecer aplicativos para redes sociais (os “apps”), melhorando e incrementando as interfaces e serviços, baseados em códigos abertos. Como o topo da preferência brasileira nas navegações pela rede está nos games e nos sites de entretenimento com músicas e vídeos, é daí que saem as primeiras invenções. Mas há muitas funcionalidades sendo criadas, porque se o país é o sétimo mercado mundial da propaganda tradicional com US$ 1,6 bilhões investidos, a propaganda on-line não está atrás com seus atuais US$ 300 milhões. “São mecanismos que auxiliam e motivam interações freqüentes”, justifica Franco. Sua empresa criou para a Palm o aplicativo “Meu Calendário” pra ser acrescido nos perfis de MySpace, Orkut e outros, tendo originado 100 mil usuários em oito semanas, com 213 mil anotações realizadas, sempre expondo a marca do patrocinador. A intenção é, em até 60 dias, oferecer cerca de 200 aplicativos, a partir de 254 desenvolvedores brasileiros já associados.

O NOVO RG – O ponto central das redes sociais é o perfil, e a ele então é que vão ser agregadas várias ferramentas, como grupos de discussão, compartilhamento de vídeos e músicas, mensagens instantâneas, blogs. Isto já vem acontecendo progressivamente. A alteração agora vem de outro tipo de funcionalidade, sobremaneira incentivada pela OpenSocial Foundation (http://opensocial.org), criada em associação do MySpace, Orkut e Yahoo, como maiores mantenedores, e outras organizações. Uma das negociações já em curso é permitir trânsito em diferentes ambientes com um único login. “As redes sociais vão cada vez mais ser o RG da internet”, prevê Emerson Calegaretti, gerente do MySpace Brasil. Aliás, esta rede ocupa a primeira posição mundial em registrados, com 300 milhões de pessoas, sendo 11 milhões de bandas e artistas, nicho que acabou o caracterizando. No país, são 1,5 milhão de usuários com 70 mil artistas.

O painel de controle da rede social vem sendo o agregador das ferramentas na forma de janelas (widgets ou gadgets), podendo selecionar partes públicas e privadas de visualização. Além disto, há um espaço que assinala todas as atualizações dos canais, do usuário e de seus amigos. No endereço http://apps.myspace.com, há cerca de mil aplicativos disponíveis oferecidos gratuitamente por sete mil desenvolvedores mundiais, como o contador de dias de gravidez disparando emails em períodos importantes, o tocador de música que vai alterando sozinho os ritmos de acordo com o horário do dia e a TV de trailers dos futuros filmes. Para Patrick Chanezon, do Google, os aplicativos criados para incrementar as redes sociais são uma saída para a necessidade de criação constante e compartilhamento da internet atual. Do contrário, outras redes iriam ser iniciadas todo dia, o que ocasionaria uma confusão. Os grandes players então, de maneira associada, ficam abertos às agregações. Aliás, o open social parte do princípio que o desenvolvimento de códigos seja compatível e partilhado entre todos os sites do gênero, incluindo LinkedIn, Hi5, Plaxo e outros. Todavia, ele não deixa de questionar o formato das redes, no sentido de requisitação de email e senha para mostrar conteúdos, porque isto estaria emperrando um crescimento ainda mais significativo.

Chanezon tenta identificar alguns caminhos trilhados pelos anunciantes neste novo mundo. Há conteúdo integrado em aplicativos (como greetings cards, presentes virtuais, quiz), o patrocínio de aplicações que tenham relação com a marca, o desenvolvimento de aplicações próprias e anúncios rich-media. Os pontos de partida fundamentais são a simplicidade de operação e o foco na audiência. Tudo para aproveitar a média de 19 minutos gastos em cada acesso, indicador bastante alto e promissor dentro da dispersão da rede e da competição de mídias fora dela.

08 maio 2008

Prêmio RP do Brasil chega em sua terceira edição

Participe indicando o seu RP favorito para a premiação RP do Brasil, por meio do site www.rpdobrasil.com.br.

Acesse o site, faça a sua indicação e ajude a eleger os profissionais de RP de destaque para o ano de 2008.

06 maio 2008

Livro de Paulo Nassar é relançado em debate

A Difusão Editora, a Aberje e a Livraria da Vila realizam no dia 07 de maio, o debate: “ As novas narrativas e a valorização da história e da memória no mundo contemporâneo”, evento que contará com o moderador Prof. Dr. Paulo Nassar da ECA-USP e diretor-geral da ABERJE, e a participação do Prof. Dr. Massimo Di Felice e dos escritores Luiz Ruffato e Cadão Volpato.

O debate será realizado para lançar a 2ª edição do livro Relações Públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações, que analisa novas possibilidades para que as organizações construam sua responsabilidade histórica, registra experiências de empresas que apostaram em projetos de conservação de sua história, e faz considerações sobre a nova forma de olhar o campo das relações públicas.

Serviço
Data: 07/05/08
Horário: das 19h às 22h
Local: Livraria da Vila - Lorena
Al. Lorena,1731, Jardins – São Paulo
Confirmação de presença: Cínthia – 4227-9400 r. 424 ou cinthia@difusaoeditora.com.br

Serviço livro: Relações Públicas na construção da responsabilidade histórica e no resgate da memória institucional das organizações.Autor: Paulo Nassar.
Editora: Difusão Editora.
ISBN: 978-85-78080-04-4
Número de páginas: 208.
Formato: 15 x 21.
Edição: 2ª - 2008.
Preço: R$ 39,90

05 maio 2008

Revista Bites

Uma agradável conversa com o jornalista Manoel Fernandes virou matéria da revista Bites (que particularmente gosto muito).

Confira o papo que tivemos sobre blogs, redes sociais e como tudo isso afeta a realidade das organizações: http://w3editora.relazione.com.br/uploads/carol.pdf.