30 abril 2008

24 abril 2008

Mediador social e novo blog corporativo

Li uma matéria no site IDG Now que me chamou bastante a atenção. A reportagem girava em torno de um novo profissional de comunicação que surgiu em função da internet, das redes sociais e comunidades online. Mediador 2.0 é o nome dado na matéria, que vale a pena ser lida, conferida, refletida e repassada: http://idgnow.uol.com.br/carreira/2008/04/18/conheca-o-novo-profissional-da-internet-o-mediador-de-midias-sociais/IDGNoticiaPrint_view/.

Um outro assunto que gostaria de destacar neste post é um blog direcionado para as consultoras Natura: http://www.blogconsultoria.natura.net/2008/03/05/bem-vindo-ao-blog-consultoria/. A blogueira é também uma consultora, o que dá um charme todo especial ao veículo de comunicação. Vamos observar para acompanhar a evolução do blog.

Mais uma vez, é o poder das redes sociais alterando a forma como o comunicador atua nos dias de hoje.

Sustentabilidade

Os audiocasts da última reunião do Comitê ABERJE de Sustentabilidade já se encontram no endereço: http://www.aberje.com.br/novo/pub_audiocast.asp.

Acesse e fique por dentro de um tema que já é amplamente discutido na sociedade.

Destaques do boletim RP em Ação

O boletim RP em Ação, enviado mensalmente por e-mail para
cadastrados do portal www.mundorp.com.br, vem com as seguintes manchetes:

> Congresso de Comunicação debate a Era Digital
> Comtexto firma parceria com Mundo-RP
> Boletim testa HotWords
> Blog analisa relações públicas no Orkut
> Mundo-RP abre canal no YouTube
> RedeRP integra o portal
> Comunicação Interna da IBC reúne grandes empresas
> Dicas de Livros: Organizações e Justiça
> Atlas investe no mundo digital
> A arte de gerir o intangível
> Área de relações empresa-cliente tem associação própria
> Executivos prevêem como será o Marketing do Ano 2020
> ABRP São Paulo tem nova diretoria
> Os cidadãos estão no poder

Caso voce tenha interesse e nao receba a publicacao,
basta cadastrar-se gratuitamente no site www.mundorp.com.br.

22 abril 2008

II Fórum de Comunicação Empresarial, no Rio de Janeiro

“Avaliação e mensuração em Comunicação Empresarial: estratégias para melhores resultados”

Profissionais e estudantes de comunicação social, administração de empresas e áreas afins estão convidados para o II Fórum de Comunicação Empresarial, que será realizado no dia 17 de maio, sábado, das 9h às 13h, no Salão de Convenções da Universidade Estácio de Sá, Rio Comprido. O evento visa fortalecer a importância da comunicação nas organizações, que nos dia de hoje, tem sido fator de vantagem competitiva nas empresas.

Na ocasião serão apresentadas palestras com especialistas da área, que discutirão o tema “Avaliação e mensuração em Comunicação Empresarial: estratégias para melhores resultados”. Serão cinco profissionais de diferentes empresas, atuantes no mercado, que utilizam a comunicação como meio de gestão e não somente de divulgação.

O fórum objetiva destacar a comunicação empresarial, que como ferramenta de gestão, ainda não é muito conhecida e nem utilizada entre as empresas. “Saber medir as ações de comunicação, tornando seus objetivos claros e seus resultados mensuráveis, tem sido o desafio das empresas que querem alcançar um diferencial competitivo”, pontua o professor Márcio Gonçalves, um dos idealizadores do evento.

Entre os palestrantes estão: Bruno Machado, diretor da 3COM Comunicação Empresarial; Daniel Tussini, relações públicas do Consulado do México;
Helena Kale Pimentel Brazão, gerente de comunicação e marketing do Banco Santander; Renata Castro, coordenadora de comunicação da Merck; e Monica Alvarenga, diretora da Múltipla Comunicação.

Serviço
LOCAL: Universidade Estácio de Sá.
Endereço: Rua do Bispo, 83 - Rio Comprido.
Data: 17 de maio, das 9h às 13 horas
Realização: Agência Experimental Sapiens (campus Bispo)

INSCRIÇÕES
INSCRIÇÃO PARA ALUNOS DA ESTÁCIO: GRATUITA, ATRAVÉS DO SIA
INSCRIÇÃO PARA PÚBLICO EXTERNO GRATUITA: MANDAR E-MAIL PARA SAPIENSREB@ESTACIO.BR (contendo nome, telefone, nome da universidade em que estuda ou empresa em que trabalha e como ficou sabendo do evento).

21 abril 2008

Evento sobre atendimento ao cliente e novas mídias

Reproduzo aqui o texto produzido pelo RP Rodrigo Cogo (www.mundorp.com.br) que participou do evento.

Múltiplos canais atendem cidadão exigente

O setor emprega mais de um milhão de operadores e é reconhecido como o primeiro emprego contemporâneo, num terceiro grande movimento nacional de absorção de mão-de-obra – antecedido pelo trabalho no campo e pela migração das pessoas para os centros industriais. Sobre esta realidade é que centraram atenção os palestrantes convidados para o café da manhã “Os novos canais de comunicação e seus impactos no relacionamento Empresa/Cliente”, organizado pela Associação Brasileira de Relações Empresa-Cliente (www.abrarec.com.br) no dia 18 de abril de 2008 no Grand Plaza Hotel em São Paulo/SP.

Os mais de 13 milhões de contatos de clientes no ano de 2007, via telefone, email, chat e voip, levaram o ouvidor do portal Terra, Jéfferson Settin, a falar sobre a experiência deste líder nacional em banda larga e provimento internet no gerenciamento e na resposta às demandas diversificadas. São 2100 operadores atendendo os clientes, ainda que se constate uma preferência crescente pelo auto-atendimento. Ele acredita que esta perspectiva 2.0, de total interação, traga ainda mais responsabilidade para as empresas, porque a prontidão precisa ser 24 horas, sobremaneira no seu ramo de negócios online. Este novo consumidor tem uma imagem muito negativa do tele-atendimento, que historicamente não apresenta efetividade nas soluções. De outro lado, alerta: “ao disponibilizar um canal online, esteja sempre pronto para responder online, e rápido”. Das antes 72 horas que separavam a pergunta da resposta, hoje o Terra tem a política de retornar em no máximo 12 horas.

No caminho da diminuição de custo do atendimento, há uma transferência progressiva do presencial para o tele e auto-atendimentos, sem com isso permitir queda de qualidade de resposta. O ouvidor mostrou telas antigas do canal de serviços do portal e as inovações estéticas e funcionais, levando a mais de 700% de aumento de contatos pela interface online, inclusive cancelamentos de conta posicionado na capa, dentro de uma visão de transparência inclusive requisitada pela legislação. “Agora, só pensamos em usabilidade. Quanto mais rápido o internauta conseguir encontrar a informação, mais satisfeito sairá do contato”, aponta.

Como dicas de profissionalização, Settin destaca a adequação de canais e linguagens ao estilo do consumidor, o investimento contínuo em tecnologia, a reformulação de processos para recriar os atendimentos e a instauração de canais alternativos para surpreender os clientes. Na empresa, o chat instantâneo iniciou ainda em 2000 com atendimento simultâneo de quatro clientes por operador, mas hoje já reconhecem que o limite são dois clientes para ter um tempo médio de contato satisfatório. O Orkut, com seus 23 milhões de usuários brasileiros, é um dos desafios atuais: eles não atuam diretamente nas comunidades, por ser considerado uma invasão de espaço, então sugerem encaminhamento de respostas por scraps individuais com indicação do canal oficial. A experiência do Terra mostra que o cliente só chega nas redes sociais após ter passado por canais convencionais sem ter tido sucesso na solução do problema ou dúvida. De toda maneira, mais que denúncia, a pessoa quer resolução, ainda que reconheça casos de má fé dos usuários ou de rebeldia gratuita. Em geral, o consumidor tem admitido possibilidade de erros, mas não suporta o não reconhecimento dos erros e o desrespeito à reclamação. “De toda maneira, é preciso cuidar que interações em canais extra-oficiais acabam legitimando estes espaços e esvaziando os canais instituídos pela empresa”, alerta o executivo.
SECOND LIFE – Representando o trabalho com oito mil operadores para atender 31 milhões de clientes da Claro, Heloísa Matos falou da experiência de montar um lounge virtual no espaço “Copacabana” do Second Life, ambiente online tridimensional de relacionamentos. São mil metros quadrados personalizados como reforço à marca, com conversas entre avatares, reunindo 18 mil acessos por mês. Parte da equipe fica conectada para dar vazão às demandas entre 9h e 23h30min diariamente.
Com os blogs e redes sociais, a ação da empresa é monitoramento contínuo através do fornecedor E.Life. São feitos em média 250 comentários por mês com esclarecimentos. Os chats disponibilizados geram mais de 80700 atendimentos. A Claro oferece também uma personagem humana, chamada Renata, em vídeos pré-gravados tratando dos principais itens geradores de reclamação, e só em março deste ano teve 49 mil visualizações. A partir da tecnologia 3G, eles estão instaurando o vídeo-atendimento no próprio celular, inclusive com linguagem de libras, com atendente ao vivo. Todo o trabalho de Heloísa é baseado no Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento/Probare (www.probare.org).
Web 2.0 é coletividade, reunida por meio de ferramentas online que permitem que o usuário interfira no conteúdo circulante com suas expectativas, vontades e opiniões. Procurando fixar a conceituação para depois opinar sobre a nova realidade virtual, o proprietário da consultoria Bodi Multimídia, Diego Saavedra, mostrou seu tema através de um site, e não de uma apresentação convencional, para também poder mostrar exemplos reais. Para ele, uma grande atenção precisa ser dada ao boca-a-boca virtual resultante destas interações potencializadas pela rede. Seria o conteúdo gerado pelo consumidor ou cidadão, com avalização e indicação de marcas, empresas, produtos, idéias, pontos-de-vista por pessoas comuns, com maior credibilidade que meios convencionais de informação ou publicidade e ainda sem custo. A propagação de notícias e percepções negativas é alta pela internet, multiplicando a potência do boca-a-boca convencional, que aponta uma média de 6 a 11 pessoas avisadas. Na web, viram milhares.

Um dos canais para estímulo a esta postura de intercâmbio seria o Wikipedia, uma enciclopédia livre e online baseada em ferramentas 2.0, com espírito de construção colaborativa. Comparativamente aos 31 volumes da famosa Enciclopédia Britânica, a Wikipedia teria 111 mil volumes impressos, suficientes pra encher 13 contêiners marítimos de livros. Mas os bons usos não páram por aí: cada compra de carro marca Subaru nos Estados Unidos dá direito a um login e senha, que permite acesso a blog, comunidades e possibilidades de interação oficial entre proprietários, saindo das opiniões marginais e sem controle de alguns canais, e tendo um estilo de exclusividade. O navegador Firefox é outro bom indicador dos novos tempos, porque cerca de 40% do seu código em uso veio de voluntários com aperfeiçoamentos significativos e constantes, dentro do estilo “open source”, fazendo-o já conquistar 18% do mercado dominado pelo Internet Explorer da gigante Microsoft.
Saavedra rebate alguns mitos da web, como a falta de força econômica dos jovens, a falta de confiabilidade das informações e o foco nos produtos da classe A e B. Na realidade, ele acredita que cada vez mais jovens entram no mercado de trabalho e conquistam bom poder de compra, que existe uma auto-regulação intensa no conteúdo para seu efetivo e tranqüilo uso e que há pulverização de ofertas para todos os segmentos econômicos. Sobre a efetividade da postura 2.0, ele é reticente: em geral, os contatos com pessoas em comunidades, despertados por monitoramentos de canais, são produtivos e têm resultado, porém nem sempre o cliente reclamante abordado dá algum retorno de sua satisfação no espaço original da crítica.

PESQUISA – A ABRAREC divulga, em evento na manhã do dia 6 de maio de 2008, os resultados do estudo “Panorama do Mercado de Contact Center 2007”, desenvolvido pela E-Consulting Corp, numa análise qualitativa e quantitativa do setor de relacionamento brasileiro com foco nas principais verticais contratantes dos setores de Serviços/Comércio, Indústria e Agronegócio. Cada vertical foi analisada em detalhes com relação ao perfil competitivo e necessidades de relacionamento de seus players, infra-estrutura tecnológica das operações In House, principais direcionadores de terceirização, não-terceirização e contratação de serviços de contact center, entre outros pontos relevantes . Antes disto no dia 30 de abril, a entidade também promove o Curso “Tudo o que você precisa saber no Call Center sobre Cartão de Crédito. As duas ações acontecem na capital paulista. Mais dados pelo 11-3661-9116.

RP Rodrigo Cogo – Conrerp RS/SC 1509
Gerenciador do portal Mundo das Relações Públicas (www.mundorp.com.br)

Itinen Comunicação & Eventos

Meus alunos do 5º semestre de RP da Universidade de Santo Amaro (UNISA) acabam de lançar um blog para a agência de comunicação & Eventos que montaram. A agência - Itinen - já tem cliente e pensa em se manter após a faculdade no ramo de eventos.

A ferramenta encontrada para divulgar os serviços foi o blog.

Boa sorte a eles: http://itineneventos.blogspot.com/.

18 abril 2008

Está no ar do novo projeto do Portal RP-Bahia

Está no ar o novo projeto do Portal RP-Bahia que contempla reestruturação visual e de conteúdo, além de trazer novos veículos de informação, com recursos interativos e a dinâmica requerida pelos internautas na atualidade. O novo projeto pode ser conferido no endereço: www.rp-bahia.com.br

Sobre novo projeto
O maior desafio do novo projeto do Portal RP-Bahia é a da RP TV que, segundo o diretor geral Marcello Chamusca, é a primeira TV com conteúdo 100% voltado para relações públicas em todo o mundo. A RP TV está prevista para ir ao ar, em definitivo, no segundo semestre de 2008, mas ainda em abril já começará a ser testada, além de já estar em plena fase de produção de conteúdo. “Através da RP TV pretendemos dar visibilidade aos profissionais de RP de toda a região e colaborar para o reconhecimento da nossa profissão na Iberoamérica”, afirma Chamusca, que além de fazer a direção geral, apresentará o programa de notícias RP News, juntamente com Márcia Carvalhal.

Chamusca observa que o novo projeto insere muitos novos colaboradores do Brasil e de outros países Iberoamericanos, estudantes e profissionais, que contribuirão para o desenvolvimento da nova proposta do Portal RP-Bahia.

O novo portal passa a contar com a seguinte estrutura:

- Portal e conteúdo agregado (biblioteca virtual, informações sobre a profissão e profissionais, cursos, eventos, bibliografia, agências, entidades de classe, etc.);

- Colunas e Colunistas (espaço destinado à manifestação de autoridades acadêmicas e profissionais sobre temas de relações públicas e áreas afins – neste espaço estão presentes nomes como Roberto Porto Simões, Wilson da Costa Bueno, Roberto Fonseca Vieira, dentre outros grandes nomes da comunicação brasileira);

- RP em Revista (revista eletrônica trimestral com conteúdo voltado para a vertente acadêmica – indexada ao ISSN);

- Orgulho de Ser RP (boletim eletrônico quinzenal que trará novidades sobre o portal, a comunidade e acontecimentos importantes do período);

- Plantão RP-Online (jornal de atualização constante, que faz parte da Rede de Notícias RP-Online);

- Rádio RP-Online (rádio on-line da Rede de Notícias RP-Online);

- RP TV (primeira TV do planeta com conteúdo 100% voltado para relações públicas);

- Rede RP-Online (espaço que pretende agregar a maior rede de blogs e comunidades temáticas da Iberoamérica – agregador da blogesfera de RP da região);

- RP Shopping (espaço para difusão e venda de produtos e serviços voltados para as relações públicas e áreas afins).

Mais informações: mchamusca@gmail.com ou geral@rp-bahia.com.br.

17 abril 2008

Concurso Universitário de Jornalismo da CNN International

Aberto a alunos de jornalismo de todo o Brasil, o concurso promovido pela CNN Internacional está em sua quarta edição e já tem site no ar: http://www.concursocnn.com.br.

O desafio do concurso é elaborar uma matéria jornalística televisiva com o tema “A socialização por meio da arte”. O autor do melhor trabalho ganha uma viagem para Atlanta para conhecer os estúdios da emissora, e ainda terá a sua matéria exibida em rede internacional pela CNN.

Curso sobre cerimonial e protocolo

Curso ensina regras de cerimonial e protocolo em eventos públicos e privados
Dica: Assessoria de Imprensa 2 Comunicação & Marketing - (31) 3461-8925

A Escola de Comunicação do Comunique-se promove, em Belo Horizonte, o curso Cerimonial e Protocolo em Eventos Públicos e Privados, nos dias 26 e 27/04, para apresentar as regras de cerimonial e protocolo embasadas legalmente no Brasil pelo Decreto 70.274, de 9 março de 1972.

Por meio de atividades simuladas, os alunos aprenderão o que deve ser preparado na organização de um evento, com especial atenção ao ordenamento de bandeiras, hinos e autoridades, cuja precedência também existe nos eventos empresariais. O participante apreenderá como confirmar presença e monitorar autoridades, quem discursa numa solenidade e como é o trabalho do mestre-de-cerimônias.

A oficina será ministrada pelo Assessor de Comunicação Social e Cerimonial do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais, Ricardo Carlini, que também é cerimonialista inscrito no Comitê Nacional de Cerimonial Público (CNCP), mestre-de-cerimônias e diretor da Carlini Cerimonial, que presta serviços para algumas instituições como Ministérios do Esporte, Fazenda e Saúde, Governo de Minas, Sebrae, Copasa, Associação Comercial de Minas, Danone, PSDB, Instituto Unibanco, Vale do Rio Doce, entre outros.

O curso possui 12 horas e o aluno recebe certificado de extensão universitária. A oficina será ministrada na Faculdade São Camilo (Av. Assis Chateaubriand, 218 – Floresta, Belo Horizonte), no sábado e domingo (26 e 27/4), das 9h às 18 (sábado) e das 9h às 13h (domingo).

Serviço
Investimento: R$ 255,00, parcelados em até 6(seis) vezes.
Inscrição: www.escoladecomunicacao.com.br/inscricao
Mais informações: (31) 3889-8925 ou nec@2inc.com.br

16 abril 2008

Ciclo de Palestras na ECA/USP debate a Comunicação da Rede Record

A Escola de Comunicações e Artes da USP promove no dia 24 de abril mais uma palestra do ciclo “Políticas de Comunicação Corporativa” (PCCorp). O Ciclo, que teve início em abril de 2002, tem como objetivo apresentar informações sobre as estruturas de comunicação das empresas, gerando assim um fértil debate sobre modelos e soluções em comunicação corporativa.

Desta vez, o convidado será Ricardo Frota, gerente nacional de comunicação e executivo responsável pela direção da Central Record de Comunicação.

Para assistir à palestra é necessária inscrição prévia, pois as vagas são limitadas. Os interessados devem escrever para limc.eca@usp.br informando nome completo, empresa ou instituição de ensino, cargo, e-mail e telefone até o dia 23/04 e aguardar a mensagem de confirmação da inscrição.

Será garantida a entrada e fornecidos certificados aos inscritos que chegarem até 15 minutos depois do início do evento.

Mais informações no telefone: (11) 3091-4314.

15 abril 2008

Você está pronto para a comunicação do futuro?

Participei do encontro Agenda do Futuro, que trouxe o professor Don Schultz, da NorthWestern University, para falar sobre as tendências em comunicação e marketing.

Os melhores momentos podem ser conferidos no próprio site do evento: http://www.tv1.com.br/agendadofuturo/evento_palestra.aspx.

Um ponto que me chamou bastante a atenção foi a questão do marketing praticado no passado e o de atualmente. Embora o consumidor seja o mesmo, o que mudou de tempos para cá foram as ferramentas disponíveis para ele se expressar. Algo irreversível e que demanda das empresas uma nova postura.

Veja mais em:
http://marcio-comunicacaoempresarial.blogspot.com/2008/04/voc-est-na-agenda-do-futuro.html

http://mlonlinegeneration.wordpress.com/2008/04/11/o-velho-e-o-novo-marketing/

10 abril 2008

Você receberia para postar algo em seu blog?

Ajude a termos resultados interessantes!

Eu e minha colega de trabalho e de pós-graduação, Milene Coelho, estamos trabalhando em uma pesquisa sobre redes sociais. Se você é blogueiro, moderador de comunidade, fórum ou lista de discussão, peço a sua especial contribuição.

A pesquisa é rápida, leva menos de 1 minutinho para ser respondida e contêm apenas questões fechadas, ou seja, apenas para escolher a alternativa que mais se adapta à sua realidade.

Segue o link para a resposta: http://www.polldaddy.com/s/CE6DBE6A452D3CBB/.

08 abril 2008

A profissão de RP acabou? Por Max Gehringer

Uma aluna minha, a Laís Bueno, que edita o blog Em Diálogo, indicou-me a fala de Max Gehringer na Rádio CBN.

Na ocasião, Gehringer falou sobre a mudança de atuação da atividade de RP e sua oportunidade com a internet.

Recomendo que todos reflitam: http://ads.img.globo.com/RealMedia/ads/Creatives/radioclick/sgr_cbnhalf2_020321/234x60_noticias_020321.gif.

A profissão de RP acabou, afinal? Minha resposta é definitivamente NÃO, mas concordo com diversos pontos abordados pelo executivo em sua fala.

Inscrições para II Abrapcorp 2008 continuam abertas

As inscrições de participantes no II Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas- II Abrapcorp 2008 estão abertas até o dia 21 de abril de 2008. As inscrições de trabalhos foram encerradas no último dia 19 de março, mas você ainda pode participar do evento que ocorre nos dias 28, 29 e 30 de abril, em Belo Horizonte, MG.

As inscrições devem ser efetuadas exclusivamente por sistema on-line, seguindo as orientações no site oficial do evento. Grupos de alunos de graduação com dez ou mais pessoas têm direito a descontos, de acordo com o número de participantes.

Mais informações: http://www.abrapcorp.org.br/congresso/info.asp.

07 abril 2008

A diferença entre RP, PP e Mkt

Achei bem curiosa e divertida a comparação feita em nota do site BlueBus sobre marketing, publicidade e relações públicas.

Sem dúvidas, a atividade de RP usa terceiros para promover um produto, à medida em que PP e Mkt fazem uso de comunicação própria para difundir seus produtos/marcas/serviços.

Interessante e vale a leitura: Eu sou um grande amante.

Novidades no Portal RP Bahia

Na próxima quarta-feira, dia 9 de abril, o Portal RP-Bahia lançará o seu novo projeto, que além de contemplar uma reestruturação visual e de conteúdo, também traz novos veículos de informação, com recursos interativos e a dinâmica requerida pelos internautas na atualidade.

O maior desafio do novo projeto do Portal RP-Bahia, entretanto, não está ligado a interação, mas a produção de conteúdo para a RP TV que, segundo o diretor geral Marcello Chamusca, é a primeira TV com conteúdo 100% voltado para relações públicas em todo o mundo. A RP TV está prevista para ir ao ar, em definitivo, no segundo semestre de 2008, mas ainda em abril já começará a ser testada, além de já estar em plena fase de produção de conteúdo. “Através da RP TV pretendemos dar visibilidade aos profissionais de RP de toda a região e colaborar para o reconhecimento da nossa profissão na Iberoamérica”, afirma Chamusca, que além de fazer a direção geral, apresentará o programa de notícias RP News, juntamente com Márcia Carvalhal.

Chamusca observa que o novo projeto insere muitos novos colaboradores do Brasil e de outros países Iberoamericanos, estudantes e profissionais, que contribuirão para o desenvolvimento da nova proposta do Portal RP-Bahia.

O novo portal passa a contar com a seguinte estrutura:

- Portal e conteúdo agregado (biblioteca virtual, informações sobre a profissão e profissionais, cursos, eventos, bibliografia, agências, entidades de classe, etc.);

- Colunas e Colunistas (espaço destinado à manifestação de autoridades acadêmicas e profissionais sobre temas de relações públicas e áreas afins – neste espaço estão presentes nomes como Roberto Porto Simões, Wilson da Costa Bueno, Roberto Fonseca Vieira, dentre outros grandes nomes da comunicação brasileira);

- RP em Revista (revista eletrônica trimestral com conteúdo voltado para a vertente acadêmica – indexada ao ISSN);

- Orgulho de Ser RP (boletim eletrônico quinzenal que trará novidades sobre o portal, a comunidade e acontecimentos importantes do período);

- Plantão RP-Online (jornal de atualização constante, que faz parte da Rede de Notícias RP-Online);

- Rádio RP-Online (rádio on-line da Rede de Notícias RP-Online);

- RP TV (primeira TV do planeta com conteúdo 100% voltado para relações públicas);

- Rede RP-Online (espaço que pretende agregar a maior rede de blogs e comunidades temáticas da Iberoamérica – agregador da blogesfera de RP da região);

- RP Shopping (espaço para difusão e venda de produtos e serviços voltados para as relações públicas e áreas afins).

Mais informações podem ser adquiridas com Marcello Chamusca e/ou Márcia Carvalhal – 3484-4930 / 9987-6936 / mchamusca@gmail.com / geral@rp-bahia.com.br.

Livraria Cultura com menor prazo de entrega

A Livraria Cultura tem um bom prazo de entrega para o meu livro Blogs Corporativos: modismo ou tendência?.

Acesse: http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp?nitem=2359392&sid=2001614731022860155240160&k5=32C8DF98&uid=.

Ao pessoal do Rio de Janeiro que me questinou sobre locais para compra, afirmo que além das livrarias LaSelva no Tom Jobim (21 3398-2373) e no Santos Dumont (21 2220-0577), ainda existem as opções: Fnac Barra, Martins Fontes e Disal, que estão trabalhando para tê-lo em pronta entrega.

06 abril 2008

Prêmio USP de Comunicação Corporativa 2008

Já está no ar o regulamento sobre o Prêmio USP de Comunicação Corporativa. Acesse:www.eca.usp.br/premio.

Vale a pena ler com calma e inscrever o seu case.

Caso Isabella Nardoni: a nova Escola Base?

A dica é da Prof. Solange Moura. Vale a leitura e a reflexão.

Isabella Nardoni: como escapar de uma nova Escola Base (Fonte Comunique-se, só para cadastrados)

03 abril 2008

Contribua com a pesquisa!

Eu e minha colega de trabalho e de pós-graduação, Milene Coelho, estamos trabalhando em uma pesquisa sobre redes sociais. Se você é blogueiro, moderador de comunidade, fórum ou lista de discussão, peço a sua especial contribuição.

A pesquisa é rápida, leva menos de 5 minutos para ser respondida e contêm apenas questões fechadas.

Segue o link para a resposta: http://www.polldaddy.com/s/CE6DBE6A452D3CBB/.

Astroturfing

Esta palavrinha complexa quer dizer ações políticas ou publicitárias que tentam criar a impressão de que são movimentos espontâneos e populares. O termo é uma referência a uma marca de grama artificial nos EUA “Astro Turf”, criada em contraposição à expressão grass roots (grama natural de raiz). Grass roots, do inglês, caracteriza movimentos populares espontâneos.

Um interessante post foi discutido pela Márcia Ceschini, RP editora do Blog OrasBlog. Recomendo a leitura: http://orasblog2.blogspot.com/2008/04/no-ao-astroturfing.html.

01 abril 2008

Sua opinião é importante!

Gostaria de pedir àqueles que leram o meu livro e/ou que tenham tido acesso a ele que comentassem nas resenhas dos sites das livrarias que estão vendendo.

Na Livraria Saraiva, acesse: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/produto.dll/opiniao?pro_id=2110471.

Na Fnac, clique em: http://www.fnac.com.br/productEvaluation.aspx?idProduct=9788578080174&idDept=1.

Obrigada!

:-)