27 fevereiro 2007

1ª Conferência Web 2.0

Notícia do site Vox News de 26/02/2007:

Publicitários apresentam conferência sobre "Mídia 2.0"
A influência da Web 2.0 na comunicação digital e os desafios dos profissionais de mídia frente a transição para a nova onda da rede, a Web 3.0, serão o foco da Comissão Técnica do Grupo de Mídia durante a 1ª Conferência Web 2.0, no dia 1º de março, a partir das 11h30.
Com mediação de Ângelo Franzão, presidente do Grupo de Mídia e VP de Mídia da McCann-Erickson, os publicitários Elisa Calvo, diretora de Estratégia Online da age., João Binda, gerente de Mídia Interativa da Leo Burnett, e Igor Mario Puga, gerente de Mídia Interativa da Lew, Lara, apresentarão o painel “Mídia 2.0”. Entre os temas que serão abordados, estão: as novas plataformas de comunicação digital, as oportunidades da publicidade móvel e a importância da criatividade na busca por soluções de mídia inovadoras.
A 1ª Conferência Web 2.0 será realizada entre os dias 28 de fevereiro e 1º de março, no Hotel Gran Meliá Mofarrej, em São Paulo, e conta com o apoio do Grupo de Mídia. O evento tem como objetivo mostrar o mercado digital brasileiro em números, com dados concretos que incluem o perfil do usuário, demográfico, aquisitivo, etc, bem como as tendências e perspectivas que se abrem com a Web 2.0 em diversas áreas e meios.

25 fevereiro 2007

22 fevereiro 2007

História da escrita e web 2.0 no YouTube

Conheça o vídeo que conta, em cinco minutos, a história da escrita e também da era da participação na internet. Vale conferir: www.youtube.com/watch?v=6gmP4nk0EOE.

Livros (lançamentos) para a área

A Aberje, a editora Peirópolis e a Livraria Cultura convidam para o lançamento do livro Lobby – o que é, como se faz, de autoria de Saïd Farhat, na Avenida Paulista, 2073 – São Paulo (Livraria Cultural do Conjunto Nacional – 11 3170-4033).

O professor e consultor de marketing da ECA-USP vai lançar o livro Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações, com a colaboração de grandes profissionais e professores.
(Clique aqui para saber mais...) Todos os conceitos e modelos, diferenciados e inéditos, estão contidos nesta publicação da Editora Saraiva, que estará à disposição nas livrarias por esses dias.
A sessão de autógrafos será no dia 03 de abril, terça-feira, das 17h às 22h, na loja Saraiva do Shopping Morumbi.

13 fevereiro 2007

Grandes nomes debatem evolução da comunicação digital

Grandes nomes do mundo digital estarão reunidos no Proxxima 2007 - Encontro Internacional de Comunicação Digital, que acontece nos dias 6 e 7 de março, no WTC São Paulo.
O Proxxima contará com a presença dos mais destacados empresários, executivos e pensadores da área, como Drew Schutte - editor da revista Wired, mais influente do mundo na área de tecnologia - e Nigel Morris - visionário CEO da Isobar Global, criador da maior rede de serviços de marketing digital do planeta. Estão programadas ainda palestras de TS Kelly - vice-presidente, diretor de pesquisa e insight da Media Contacts Global - e Victor Kong - vice-presidente de estratégia e nova mídia para MTV Networks Latin America (MTVNLA).
Entre os debatedores, João Ciacco - diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat Automóveis S.A., e Caio Tulio Costa - diretor presidente das operações de internet da Brasil Telecom: IG, BrTurbo e iBest. Suzana Apelbaum - diretora de criação da agência África, Marcelo Tas - jornalista multimídia e apresentador de TV, e Osvaldo Barbosa de Oliveira - diretor de relações internacionais do Microsoft Online Services Group no Brasil e presidente do IAB - Internet Advertising Bureau Brasil, serão os moderadores do seminário ao lado de outros profissionais.Empresas do setor, como Yahoo, IG, Terra, Microsoft e LocaWeb estão entre os expositores do evento.

Legislação de RP na RP em Revista

Vale conferir a última edição da RP em Revista que traz um artigo da prof. dra. Cláudia Peixoto de Moura sobre a legislação de relações públicas.

12 fevereiro 2007

Comunicação corporativa digital - o futuro das relações públicas na rede

Hoje, às 14h30, defendo minha dissertação de mestrado "Comunicação corporativa digital: o futuro das relações públicas na rede", na sala de defesas (2º andar do prédio principal), da Escola de Comunicações e Artes da USP.
A apresentação é aberta ao público.

09 fevereiro 2007

Desconto em cursos

O Portal RP-Bahia acaba de fechar uma parceria com Paulo Bruin, conferencista internacional, que ministrará dois cursos na área de eventos nos próximos dias.
A parceria garantiu a todos os membros da comunidade RP-Bahia 20% de desconto!
Os cursos e as datas são as seguintes:
PROSPECÇÃO DE NEGÓCIOS NO SETOR DE EVENTOS
09 de Fevereiro de 2007
= 09h00 às 18h00 =
Paulista Wall Street Hotel
São Paulo - SP
GESTÃO DE EVENTOS
(PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO) 10 e 11 de Fevereiro de 2007 = Horários Diferenciados = Paulista Wall Street Hotel São Paulo - SP
Para mais informações acesse: www.rp-bahia.com.br/eventos-paulobruin.htm.

08 fevereiro 2007

I Congresso Brasileiro Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas

Abertas as inscrições para participantes e para envio de trabalhos
A Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas (Abrapcorp) realiza nos dias 03, 04 e 05 de maio de 2007, na Universidade de São Paulo, o I Congresso Brasileiro Científico de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas, com a presença de alguns dos mais renomados pesquisadores nacionais e internacionais. Estão abertas as inscrições para participantes e para e para o envio de trabalhos a serem apresentados.
Os trabalhos inscritos nos GTs (Grupos Temáticos) deverão ser resultantes de pesquisas realizadas em nível de pós-graduação Lato Sensu (especialização) e Stricto Sensu (mestrado e doutorado). Serão aceitos, também, trabalhos oriundos de estudos de Iniciação Científica desde que conste a indicação do professor ou pesquisador responsável.
Os Gts abordarão temas derivados das seguintes áreas de concentração:
1. Teorias, história e metodologia dos estudos em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
2. Gestão, processos, políticas e estratégias de comunicação nas organizações.
3. Comunicação digital, inovações tecnológicas e os impactos nas organizações.
4. Linguagem, retórica e análise dos discursos institucionais.
5. Relações Públicas comunitárias, comunicação no terceiro setor e responsabilidade social.
6. Comunicação pública, governamental e política.
7. Pesquisa Experimental e Iniciação Científica.
A ficha de inscrição e outras informações como programação, normas de envio de trabalhos, períodos e valores, podem ser obtidas no blog www.abrapcorp.weblogger.com.br , pelo telefone (11) 30912949 ou no e-mail abrapcorp@usp.br .

Boletins de comunicação no ar (Panorama RP e Mundo RP)

O site mineiro Horizonte RP divulga o informativo quinzenal com os seguintes destaques:
Antes de Tudo, Relações Públicas -
http://www.horizonterp.com/noticias/0402antesdetudorp.html

Aléssia Franco dá entrevista para Hoje em Dia -
http://www.horizonterp.com/noticias/0402alessiafranco.html.

Confira a newsletter completa:
http://www.horizonterp.com/panorama/.
Já a newsletter mensal do Mundo RP traz as seguintes manchetes:
1 - Integrantes do Mundo RP têm desconto em cursos
2 - Mascote de RP foi definido em parceria
3 - Fast News
4 - Novos cadastrados
5 - Mercado em movimento
6 - Profissionais brasileiros na mira das multinacionais
7 - Gestão de Ações de Responsabilidade Social cresce mais de 80%
8 - Agência apresenta conceito em RP Internacionais
9 - FACHA oferece pós-graduação em comunicação
10 - Mix de comunicação interna mobiliza setor
11 - Marketing além do azul e do rosa
12 - Blog faz campanha pelo Pato...
13 - Marketing viral até debaixo d´água
14 - Aberje e Syracuse University promovem curso internacional
15 - Obra de RP tem segunda edição
16 - Rede global de RP cresce
17 - Estas ações são de marketing?
18 - Marketing de experiências é a grande tendência
Para receber mensalmente esta newsletter, entre no site www.mundorp.com.br, acesse Papo Ciberbético e cadastre-se.

07 fevereiro 2007

ESPM apresenta a embalagem como ferramenta de comunicação e branding

O Núcleo de Estudos da Embalagem, da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) promove um círculo de palestras chamado "A nova fronteira da embalagem". O evento vai tratar da inovação estratégica no setor de embalagens, as fronteiras no comportamento do consumidor, os desafios, a integração da embalagem como ferramenta de comunicação e branding e que acontecerá em 28 de fevereiro, na ESPM, em São Paulo.
A iniciativa tem como objetivo apresentar aos profissionais da área e convidados, as novas abordagens para as funções estratégicas da embalagem dentro do conceito, desenvolvido pela ESPM no mercado de Inteligência da Embalagem.
O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. Para participar os interessados devem se inscrever pelo e-mail centralinfo@espm.br ou pelo telefone 5085-4600.
Serviço: "A nova fronteira da embalagem"
ESPM - Campus Rodolfo Lima MartensenRua Joaquim Távora, 1240 - Vila Mariana - São Paulo
Horário: 19h às 22h
Entrada franca(11) 5085-4600

Concurso da Anac tem vagas para Comunicação Social

A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) abre concurso para preencher 584 vagas de seus quadros, entre elas, três são para jornalistas, uma para relações públicas e outra para publicitário, que devem receber salário de R$3.257,20.
As inscrições podem ser feitas entre 26 de fevereiro e 9 de março,em agências dos Correios, ou pela internet http://www.nce.ufrj.br/concursos, de 12/02 a 13/03.
Para se inscrever a taxa é de R$ 75. Os empregos se distribuem por Acre, Alagoas,Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, MatoGrosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro,Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina,São Paulo, Sergipe e Tocantins, além do Distrito Federal.
As provas também serão realizadas em Porto Alegre. Confira o edital: http://www.nce.ufrj.br/concursos/anac/default.asp?176.

05 fevereiro 2007

Sidinéia Gomes Freitas no RP em Revista

A professora doutora Sidinéia Gomes Freitas sistematizou num artigo as suas idéias sobre a abertura e o avanço da profissão de relações públicas no Brasil.
Está disponível na seção de artigos da edição comemorativa da RP em Revista: http://www.rp-bahia.com.br/revista/relacoes_publicas-abertura_e_mudancas_necessarias.doc.

01 fevereiro 2007

RP em revista no ar!

A RP em Revista comemora a sua 20ª edição com uma publicação muito mais que especial, segundo os próprios idealizadores. Participações de "peso" estão presentes: Dra. Sidinéia Gomes Freitas, Dra. Cláudia Peixoto de Moura e o prof. Roberto Fonseca Vieira, além da entrevista com o Dr. Luiz Alberto de Farias.