31 julho 2006

Quanta honra!!!!!

É com muita honra que comunico minha indicação ao Prêmio Relações Públicas do Brasil promovido pelo site RP-Bahia. Agradeço, de coração, aos que me indicaram. Para mim, já se trata de um reconhecimento ao meu trabalho e ao meu amor à profissão.

A página de votação já está no ar no endereço: www.rp-bahia.com.br/campanha/rpdobrasil.htm e permanecerá até o dia 25 de agosto.
Confira os selecionados* (por ordem alfabética):
CATEGORIA CONTRIBUIÇÃO HISTÓRICA (IN MEMORIA)
1. Cândido Teobaldo 2. Higino Barbosa Lima 3. Maria Stella Thomazi 4. Valentim Lorenzetti 5. Vera Giangrande
CATEGORIA ACADEMIA 1. Cicília Peruzzo 2. Cláudia Moura 3. Cleuza Cesca 4. Fábio França 5. Margarida Kunsch 6. Maria Aparecida Ferrari 7. Roberto Fonseca Vieira 8. Roberto Porto Simões 9. Sidinéia Freitas 10. Waldyr Gutierrez Fortes
CATEGORIA MERCADO 1. Ana Lúcia Novelli 2. Carlos Eduardo Mestieri 3. Carolina Terra 4. Flávio Schmidt 5. João Alberto Ianhêz 6. Karla de Melo 7. Mateus Furlanetto 8. Nemércio Nogueira 9. Newton Garcia 10. Rodrigo Cogo
*O critério de escolha foi o de quantidade de indicações recebidas.

28 julho 2006

Veto ao projeto de lei que restringe várias atividades da comunicação

Reproduzo a notícia do jornal A Folha de S.Paulo, de 27/07/2006:
Presidente veta projeto da Fenaj integralmente
Planalto alega defesa de direito à livre expressão - DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou ontem à noite o veto integral do projeto aprovado no início do mês no Congresso que sugeria a ampliação de 11 para 23 as funções dos jornalistas.O Planalto alegou o direito à livre expressão entre os motivos para barrar o texto que modificava um decreto de 1969 e obrigava repórteres-fotográficos, cinegrafistas, chargistas e comentaristas, entre outros profissionais, a terem o diploma para exercer a profissão.Lula tinha até amanhã para sancionar ou vetar o projeto. Antecipou sua decisão, pois viaja hoje a Lima (Peru). Nos últimos dias, recebeu pareceres de diferentes ministérios sugerindo o veto total ou parcial do texto. O parecer do Ministério da Justiça, que fortaleceu a decisão de Lula, afirmou que a sociedade brasileira tem o direito de receber informações de qualquer fonte e citou ainda a livre expressão da mídia. O projeto, apresentado em 2003 pela Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) e encampado pelo deputado Pastor Amarildo (PSC-TO), sofreu duros ataques nas últimas semanas do setor patronal da mídia, entre as quais ANJ (Associação Nacional dos Jornais), Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) e Conferp (Conselho Federal dos Profissionais de Relações Públicas), que enviaram cartas ao presidente Lula pedindo o veto.Ao vetar integralmente o texto, Lula evita uma nova crise com a mídia, em plena campanha eleitoral. Em 2004, Lula entrou em choque com a imprensa ao enviar ao Congresso a proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo. O objetivo alegado era "orientar, disciplinar e fiscalizar" o exercício da profissão e das atividades de jornalismo - inclusive com a possibilidade de cassação de registros profissionais. Na ocasião, sob pressão da mídia e com ajuda da oposição, Lula retirou o projeto da pauta. Ontem à tarde (26/07), já ciente do veto de Lula, o ministro Luiz Marinho (Trabalho) se reuniu por pouco mais de três horas com representantes de entidades de jornalistas e de empresas de comunicação. Após o encontro, ele anunciou a criação de um grupo de trabalho, encabeçado pelo ministério, para discutir e avaliar a regulamentação da profissão. (ES E LS) Folha de S. Paulo - SP (27/07/2006)

24 julho 2006

Você sabia que existe um "Dia do Blog"?

Isso mesmo! O dia 31/08 foi instituído Dia do Blog. Veja mais detalhes: www.blogday.org.
Sobre o BlogDay
O BlogDay foi criado na convicção de que os bloggers deverão ter um dia dedicado ao conhecimento de novos blogs, de outros países ou áreas de interesse. Nesse dia os bloggers recomendarão novos blogs aos seus visitantes.

19 julho 2006

Deixei registrada a minha opinião no site Comunique-se sobre o projeto de lei encaminhado pela FENAJ

A grande vantagem da comunicação é a sua pluralidade, a sua mestiçagem, o seu hibridismo. Nós, RPs, há muito discutimos a desregulamentação da nossa atividade. Isso, nos dias de hoje, engessa!!! O corporativismo da FENAJ é patético! Espero que um dia tenhamos um curso de comunicação social de 5 anos, nos quais os três anos e meio primeiros sejam voltados ao generalista e os dois últimos, à especialidade. Ou seja, desde os bancos da universidade, tais profissionais vão conviver, trocar experiências e enteder que somos todos parte de uma grande área única. Chega de corporativismo e miopia!

Seminário de Comunicação Corporativa - Comunique-se

Fonte: Site Comunique-se.
1º Comunique-se Cases de Comunicação Corporativa" - evento que reunirá, em agosto, 14 profissionais de comunicação, cada um apresentando um case.

Os grandes diferenciais do evento em relação a seminários da área serão a prática e a dinâmica das apresentações, e o preço. Cada apresentação terá a duração de 30 minutos. Outros 30 minutos serão voltados a perguntas da platéia. Serão 14 apresentações no total, sendo sete no dia 24/08 (quinta-feira) e sete no dia 25/08 (sexta-feira). O valor da inscrição é de três parcelas de R$ 195.
PalestrantesOs palestrantes possuem experiência à frente de grandes corporações, como Helena Duncan (que abordará um case do Click 21), Maurício Bacellar (sobre a Coca-Cola), Christiane Fleury (L’Oreal), Sidnei Basile (Editora Abril) e outros profissionais respeitados no mercado.
Mário Rosa, um dos maiores especialistas em crises, também tem presença confirmada. Ele explicará como uma das maiores empresas brasileiras conduziu preventivamente a crise de uma das maiores operações empresariais do mundo dos negócios.
Inscrições - O valor da inscrição segue a linha dos demais produtos oferecidos pela Escola de Comunicação. O preço é normalmente 50% menor do que metade da média praticada no mercado para produtos semelhantes.
O lançament
o oficial do evento acontecerá 30 dias antes do evento, embora já seja possível inscrever-se no site da Escola de Comunicação do Comunique-se.
Serviço:: “1º Comunique-se Cases de Comunicação Corporativa”:: Período: 24 e 25/08:: Horários: quinta-feira e sexta-feira (8h30 a 18h10):: Valor: 3 x R$ 195,00 :: Informações: (11) 3897-0860 ou cursos@comunique-se.com.br:: Acesse a página do evento:: Inscrições: clique aqui

18 julho 2006

Repúdio ao PLC 79/2004

Reproduzo o texto que me foi enviado por Marcelo Chamusca, idealizador e coordenador do site RP-Bahia.
A Tarde, Salvador, 17 de julho de 2006 - NÃO AO PLC 79/2004
O Senado daRepública aprovou há uma semana um Projeto de Lei Complementar (PLC 79/2004) que tem o pretexto de regulamentar a profissão de jornalismo, mas se traduz tão-somente num instrumento de manobra de alguns jornalistas que afronta a democracia, uma vez que coloca em "xeque" o sagrado direito da livre expressão pelos cidadãos brasileiros e ameaça a liberdade de imprensa. O projeto que se encontra na Casa Civil esperando a sanção do presidente Lula tem sido pautado nos principais veículos de imprensa do país e inspirador de notas de repúdio de autoridades acadêmicas e profissionais, além de várias instituições ligadas à área de comunicação no Brasil.
Espero que nosso presidente tenha bom senso ao decidir sobre essa projeto de lei, que, a meu ver, representa um reducionismo à pluralidade e à diversidade da comunicação social brasileira!

14 julho 2006

Alaic tem Revista Latinoamericana de Ciencias de la Comunicación

A publicação produzida pela Associação Latino-Americana de Investigadores de Comunicação tem um espaço de divulgação rico que congrega uma ampla produção científica.

Cada edição, traz artigos exclusivos sobre temas acadêmicos e profissionais de investigadores latino-americanos e também uma entrevistacom algum exponente internacional de estudos em comunicação.

Para saber mais, acesse www.alaic.net.

De volta à inquisição

Reproduzo parte do texto de Paulo Nassar*, intitulado “De volta aos idos da inquisição”, disponível no site da Aberje.

A nova ameaça a liberdade de trabalho e de expressão na área de comunicação empresarial, nesse contexto onde contracenam tentações totalitárias e atitudes inquisitoriais contra a mestiçagem, é o projeto de lei apresentado pelo deputado Pastor Amarildo (PSC-TO) e aprovado pelo Senado enquanto a sociedade brasileira estava entretida com a Copa do Mundo e aterrorizada pela falta de segurança pública. O projeto amplia a exigência de diploma superior de jornalismo para inúmeras funções hoje exercidas livremente (e de maneira competente) em comunicação empresarial e legalmente em relações públicas. Como destacou com notável precisão o jornal O Estado de São Paulo, de 11 de julho, o projeto elimina a transmissão de informação especializada, atributo que caracteriza a maior parte dos conteúdos de comunicação das organizações com os seus públicos estratégicos. O projeto, vale repetir, que transpira corporativismo e ranço inquisiorial, caso não seja vetado pelo presidente Lula, deve provocar desemprego com a eliminação de milhares e milhares de comunicadores mestiços. Eles que são os verdadeiros construtores da comunicação empresarial brasileira. Pior, soa como uma sentença de morte para aqueles que buscam os caminhos da criatividade e da integração, fazendo da soma, e não da exclusão, o caminho seguro para construir o diálogo, a valorização da cidadania, dos mercados e, sobretudo, da construtiva relação de vasos comunicantes entre a evolução da democracia, o progresso econômico e o fortalecimento das empresas.

*Paulo Nassar é diretor-presidente da Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) e professor da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Livro Comunicação, tecnologia e desenvolvimento

Os idealizadores do portal RP-Bahia, Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal, destacam-se no recém-lançado livro “Comunicação, Tecnologia e Desenvolvimento – discussões do novo século”, com um artigo. Mais informações: www.rp-bahia.com.br.

13 julho 2006

O futuro da comunicação e a participação dos clientes

Post originalmente publicado no blog dos executivos da agência de comunicação Edelman do Brasil. Não pude deixar de reproduzí-lo pelo caráter essencial de bidirecionalidade da comunicação! O que há muito já propagamos em relações públicas, desde os primórdios, vem à tona agora no mundo corporativo.
"Meninos, eu vi...
Acabo de chegar de viagem. Estava em Washington, D.C. Fiquei, juntamente com colegas do mundo inteiro (quase 90, no total), quatro dias discutindo o futuro da comunicação.
A conclusão foi unânime: seja na Índia, Suécia, Panamá, Nova York ou São Paulo, os consumidores querem, cada vez mais, estar presentes nas decisões que as empresas tomam. Eles, digo nós, querem palpitar. Querem participar da criação ou atualização de um novo produto. Querem opinar na troca de um nome.
E estão dispostos a fazer de tudo para conseguir isso. Daí o surgimento das blogs, podcasts, comunidades online etc. Infelizmente, as empresas que atuam no Brasil ainda não atentaram para esse fenômeno. É uma pena, pois terão que correr atrás do prejuízo quando essa nova onda de comunicação baixar por aqui, o que deverá acontecer em breve.
Enquanto esse cenário ainda se forma, vou tentar repassar algumas idéias discutidas nos quatro dias em que estive na capital americana. Aguardo comentários, ok?
Alexandre Alfredo
Postado em 27/jun/2006".

12 julho 2006

ECA abre inscrições para pós em gestão de comunicação

O curso de pós-graduação em Gestão de Processos Comunicacionais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) abre inscrições no próximo dia 24/07.
O objetivo do curso é formar pessoas capazes de articular as diversas mídias e os diversos suportes da comunicação.
Podem se inscrever profissionais de qualquer área com curso superior.
Mais informações pelo telefone (11) 3091-4341 ou pelo site: http://www.eca.usp.br/gestcom.

10 julho 2006

Blogs como estratégia de comunicação organizacional

É com imenso orgulho e satisfação que publico um artigo* na RP em Revista, uma publicação de iniciativa dos idealizadores do site RP Bahia (Marcello Chamusca e Márcia Carvalhal).
O artigo intitulado "Blogs corporativos como estratégia de comunicação" traz um breve panorama da minha dissertação (a qual defendo no segundo semestre de 2006), resultado do curso de mestrado na ECA-USP.

Palestra sobre Apple e Mídias Digitais (RJ)

Faculdade CCAA e Apple promovem evento de criação digital - por MacPress
A Faculdade CCAA, no Rio de Janeiro, e a Apple Computer Brasil promovem evento focado no uso da plataforma Apple na área de criação digital, como fotografia, vídeo e efeitos especiais.
O evento, que é gratuito, acontecerá no próximo dia 20 de julho e os participantes terão palestras sob o tema "Apple e Mídias Digitais" com profissionais renomados no mercado, como José Dias, diretor de efeitos visuais da Rede Globo, e Fábio Ribeiro, engenheiro de sistemas da Apple Brasil.
Ao final do evento, um computador e bolsas de estudos em cursos da Apple serão sorteados.
As inscrições podem ser feitas no
site da Faculdade CCAA. As vagas são limitadas.O evento ocorrerá no teatro da Faculdade CCAA, na Av. Marechal Rondon, 1460, bairro Riachuelo, Rio de Janeiro/RJ, telefone (21) 2156-5000.

Academia lança ferramenta de comunicação digital para se relacionar com públicos de interesse

A Cia Athlética, academia paulistana dirigida ao público A, lançou um podcast para se relacionar com seus públicos de interesse. Com dicas de saúde, alimentação, exercícios físicos, entre outros assuntos relacionados à beleza, saúde e fitness, o podcast está no ar no site da academia. Acesse a página principal e clique em podcast para ouvir os programetes.

07 julho 2006

Catálogo brasileiro de revistas acadêmicas de comunicação

Já dei essa nota antes, mas vale reforçá-la por seu conteúdo e caráter de prestação de serviço. Está disponível para consulta um catálogo sobre as revistas acadêmicas de comunicação. Confira: http://www6.ufrgs.br/infotec/sum.htm.

Evento de confraternização do GESTCORP marca os 4 anos do curso

Na última terça-feira, 04/07, professores, alunos e ex-alunos celebraram o sucesso do Curso de Especialização em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas.
A primeira experiência lato-sensu de RP na USP busca profissionalizar, capacitar e correlacionar mercado e academia, conforme falou Maria Aparecida Ferrari, uma das professoras do curso.
Paulo Nassar, presidente da Aberje e um dos professores do gestcorp, afirmou que o curso forma uma cultura de Relações Públicas inclusivas, isto é, que incluem profissionais com formações diferentes e não necessariamente oriundas da comunicação, o que só faz somar à área.
Um novo projeto do site foi apresentado: o Gestcorp Online com o objetivo de tornar ágil a troca de informações e conhecimentos entre professores, alunos, ex-alunos e secretaria.
A coordenadora do curso, Margarida Kunsch, um dos maiores expoentes das RP no Brasil, ressaltou a diversidade das disciplinas, dos temas e das monografias resultantes.
Como bem disseram os professores Sidinéia Gomes Freitas e Paulo Nassar, respectivamente:
- "O curso foi e continua sendo um acerto do departamento e da professora Margarida Kunsch".
- "O Gestcorp é um centro de excelência em comunicação".

Curso Eventos Promocionais em SP

16, 23 e 30/09 e 07, 21 e 28/10, das 14h às 17h, acontece em SP, o curso ministrado por Ethel S. Pereira e Daniel Dubosselard Zimmermann. Mais informações: Centro de Eventos Cásper Líbero, 3170-5910/5911.

Mais de 200 revistas de comunicação no formato digital

Acesse www.portalcomunicacion.com/esp/bib_rev.asp organizado pelo Portal de la Comunicación InCom - UAB, coordenado por Ramón García Sedo.

IX Congresso Ibercom

IX Congresso Ibercom - o espaço ibero-americano de comunicação na era digital acontece em Sevilla e Cadiz, na Espanha, de 15 a 18/11, organizado pela Facultad de Comunicación da Universidad de Sevilla. Mais dados, pelo e-mail ibercom@imultimedia.pt ou www.imultimedia.pt/ibercom.

06 julho 2006

Não há lugar para corporativismo!

O Senado aprovou projeto que regulamenta a profissão de jornalistas no Brasil. Até aí, sem problemas...a grande polêmica na verdade são as restrições que serão impostas a todos os profissionais de comunicação, caso a lei seja sancionada pelo Presidente da República: “O projeto aprovado nesta terça contempla a diversificação das funções, incluindo novas figuras não apenas dentro dos veículos de imprensa tradicionais, como o produtor jornalístico ("profissional que apura as notícias, agenda entrevistas e elabora textos jornalísticos de apoio ao trabalho da reportagem"), mas também fora deles, como o professor de jornalismo e o assessor de imprensa ("presta serviço de assessoria ou consultoria técnica na área jornalística a pessoas físicas ou jurídicas")”.

Veja a notícia na íntegra:
http://www.senado.gov.br/agencia/verNoticia.aspx?codNoticia=57250

Será que em época de novas tecnologias, de competências e de diversidade, há espaço para reservas de mercado e corporativismos? Creio que não.

05 julho 2006

Vaga para assistente de marketing

Especialista em MKT Faixa salarial: Entre R$ 4.000,00 e R$ 6.000,00. Benefícios de Empresa de Grande Porte. Curso superior completo em MKT, Comunicação ou Administração.
Necessário: Experiência comprovada em "Agências", Inglês Intermediário, Pesquisas qualitativas e quantitativas e ferramentas como : IVC, Ibope,Monitor, TGI , Marplan e etc.
Estudará os meios de comunicação, segmentos econômicos, públicos e anunciantes atendidos pela equipe. Identificará oportunidades e acompanhará o mercado publicitário, além de atender as necessidades estratégicas comsoluções criativas e embasamento técnico ns confecções de propostas. Solicito a gentileza de encaminhar e-mail para rita@hexelassessoria.com.br<mailto:rita@hexelassessoria.com.br> com CV COLADO NO E-MAIL (não enviar anexado) informando Especialista em MKT no ASSUNTO.

Comunicação nas organizações é tema de livro de J. B. Pinho

Em maio, o professor José Benedito Pinho lançou, na Universidade Federal de Viçosa, o livro Comunicação nas organizações, editado pela Editora UFV (www.livraria.ufv.br).
O livro familiariza o leitor com as principais escolas e teorias empregadas no estudo da comunicação organizacional, facilitando a compreensão do fenômeno da Comunicação e dos variados modelos que buscam explicar o processo comunicativo.

Nos seus capítulos, Comunicação nas organizações apresenta, ainda, uma variedade de aspectos práticos relacionados à empresa moderna e à comunicação, a exemplo da comunicação interna e da comunicação grupal como instrumentos efetivos para o alcance de objetivos organizacionais; das relações recíprocas que a comunicação mantém com a cultura organizacional, a mudança, a liderança e o conflito; das ferramentas de comunicação organizacional para a construção de marcas e a criação do relacionamento entre a organização e os diferentes públicos que a constituem; do processo de administração de crises, e do uso adequado da tecnologia da informação, para facilitar que as instituições dinamizem os fluxos, os canais e os sistemas de comunicação organizacional.
Comunicação nas organizações
ISBN: 85-7269-229-0
Edição: 1ª
Nº de Páginas: 372
Publicação: 2006
Preço: R$ 40,00
Mais informações:
www.livraria.ufv.br

Blog atualizado pelo celular

Um blog atualizado pelo celular - fonte VOX NEWS - 4/7/2006
Nesta sexta-feira, dia 7, o carioca Gustavo Gelli, um dos sócios da Tátil Design, parte para a França com o apoio da Nokia do Brasil, como ciclista amador que participará da competição L’Etape du Tour 2006, uma das maiores competições do calendário internacional de eventos de ciclismo.

Através do patrocínio, Gustavo manterá um blog no site www.tourn90typepad.com que será atualizado durante toda sua viagem através de um telefone celular N90 equipado com os aplicativos Lifeblog e CoPilot Live. Com o aparelho ele vai tirar fotos antes, durante e depois da prova, postar as imagens e comentários em seu blog.

Site Comunique-se lança curso para assessores de imprensa

Acontece nos dias 15 e 16/07, em São Paulo, o curso “Novas Estruturas Organizacionais para Assessorias de Imprensa”. As aulas, ministradas pelo jornalista e consultor de empresas Armando Levy, tem como objetivo levar a assessores modelos de estruturas organizacionais de diversas empresas.
Levy é consultor de empresas como Credicard, Vesper e Banco1 (Unibanco), entre outras. Lançou recentemente o livro “Propaganda, a arte de gerar descrédito”, pela Editora da Fundação Getúlio Vargas (FGV). A obra analisa o impacto negativo da propaganda de massa na imagem das organizações.
"Novas Estruturas Organizacionais para Assessorias de Imprensa"
Ministrante: Armando Levy
Datas: 15 e 16/07 – sábado (9h a 18h) e domingo (9h a 13h)
Local: Rua Helena, 335 – Vila Olímpia – São Paulo
Valor: R$ 255,00 (parcelamento em até 6 vezes)
Visite a página deste curso na web
Informações: (11) 3897-0860 ou cursos@comunique-se.com.br

01 julho 2006

Papers do Intercom Sudeste 2006 disponíveis em texto integral

Já estão disponíveis no site Reposcom, em versão integral, os papers apresentados no Intercom Sudeste 2006 – XI Simpósio de Ciências da Comunicação na Região Sudeste.
Os papers podem ser acessados no endereço:
http://reposcom.portcom.intercom.org.br/handle/1904/19356

Base instalada de blogs corporativos deve dobrar este ano, prevê Jupiter


Notícia da Info Corporate: O instituto de pesquisas especializado em internet JupiterResearch fez um levantamento com grandes empresas nos Estados Unidos para averiguar a adoção do blog como canal de comunicação externa. Dos entrevistados 35% planejam implementá-lo este ano. A base instalada de blogs entre os desenvolvedores e gestores de sites corporativos é de 34%, informa a Jupiter. Até o final do ano, a estimativa é de que o número salte para 70%. De acordo com a pesquisa, os custos não passam de 500 mil dólares em 64% dos casos. Os analistas apontam como uma das principais vantagens desse canal de comunicação colaborativa a geração de propaganda boca-a-boca. Atualmente, tal oportunidade é vislumbrada apenas por 32% dos executivos de marketing. "O diálogo com o consumidor pode torná-lo um evangelista dos produtos e serviços", afirma o relatório.