29 maio 2006

Mesa redonda sobre Comunicação Integrada na Universidade de Sorocaba


Nesta quinta-feira, 01/06, participo de uma mesa redonda, no Congresso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba, às 20h, sobre Comunicação Integrada. Destaque para a prof. titular da ECA-USP, Margarida Kunsch, que será a representante da mesa, junto comigo e com a também RP (da COSIPA), Yara Motta. Para mais informações, acesse: http://www.crrp.com.br.

28 maio 2006

Glossário para blogueiros

Navegando pela blogosfera, encontrei um glossário de blogs. Em inglês, traz termos e jargões usados pelos mais aficionados pela ferramenta. Confira: http://www.samizdata.net/blog/glossary.html

26 maio 2006

Margarida Kunsch no Café Intercom/Fnac

A quarta edição do Café Intercom/Fnac acontece no próximo dia 5 de junho, segunda-feira, trazendo desta vez a temática “Comunicação nas organizações sob a ótica de Relações Públicas”.
Mediado pelo Prof. Dr. Luiz Alberto de Farias, o debate contará com a presença a Profa. Dra. Margarida M. Krohling Kusnch (ECA-USP), ex-presidente da Intercom, membro do Conselho Curador da entidade e atual presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Abrapcorp), representando a pesquisa em Relações Públicas. Também estará presente Gislaine Rossetti, Gerente de Comunicação da Basf, representando o mercado de trabalho.
O evento acontece a partir das 19h no 3º andar da Fnac/Pinheiros, em São Paulo – SP (Avenida Pedroso de Moraes, 858).

Da interação à interatividade: desafios para os estudos de recepção

Palestra do Prof. Guillermo Orozco Gomes na ECA-USP
O Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP (PPGCom) convida a todos para a palestra “De la Interacción a la Interactividad: Desafios para los estudios de recepción”, a ser proferida pelo Prof. Dr. Guillermo Orozco Gomes, da Universidade de Guadalajara, México.
O evento acontece na quarta-feira, dia 31 de maio de 2006, às 9h30, na Sala da Congregação da ECA – USP, que fica na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 443, 1º andar – Cidade Universitária – São Paulo, SP.
A organização da palestra cabe ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA-USP (PPGCom), Área III – Interfaces Sociais da Comunicação, Linha de pesquisa Educomunicação.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cca@usp.br

25 maio 2006

Inconformação!

Ontem, assisti à palestra do gerente de comunicação corporativa da Sabesp, que dentre inúmeras dicas interessantes sobre comunicação, destacou um termo que baliza as ações dele e de sua equipe no exercício da profissão de comunicador: INCONFORMAÇÃO.
IN - informação;
CON - conhecimento;
FORM - formação;
AÇÃO - ação.
Informação que gere conhecimento, forme e leva à ação!

24 maio 2006

Sérgio Lapastina, diretor de comunicação da Sabesp, é um dos destaques de hoje na Semana de Comunicação da UNISA


Sérgio Lapastina, Diretor de Comunicação Corporativa da Sabesp se apresenta hoje, 24/05, 19h15 no auditório do Campus II da UNISA, na Semana de Comunicação, organizada pelos alunos de PP e RP. Amanhã é a vez de Walter Longo (25/05 – 20h45) que falará sobre internet. Ao final de cada dia, há sorteio de brindes.
A entrada é franca e aberta a todos os interessados. Todas as apresentações acontecem a partir das 18h30, no Auditório do Campus II – à Rua Isabel Schmidt, 349 – Santo Amaro. Mais informações na Agência Júnior, 5545-8889.

Campanha nacional de valorização das RP

Clique no título acima para conhecer o blog da campanha.

A agenda de ações da campanha nacional de valorização da profissão de relações públicas será inaugurada no próximo dia 14/06, às 12h, no auditório do CRA em Salvador/BA, com a presença do atual Presidente do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas, João Alberto Ianhêz, que apresentará a palestra intitulada "Marketing Total e Relações Públicas" para os mais destacados executivos e professores de Marketing do estado, os membros do Núcleo de Marketing da Bahia.

A coordenação da campanha, que já conta com mais de 300 adesões em todo o país, realizará ações planejadas em escolas, cursinhos pré-vestibulares, empresas e faculdades, inicialmente, nas cidades de Maceió/AL, São Luís/MA, Salvador/BA, Brasília/DF, Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Porto Alegre/RS.
Além disso, está recrutando voluntários que estejam dispostos a serem multiplicadores das ações nos outros estados, com o apoio logístico do Portal RP-Bahia e da coordenação da campanha.

Com o slogan Relações Públicas: mais que uma profissão, é uma causa, uma paixão, um caso de amor... a campanha toma as ruas, contagiando estudantes, professores e profissionais de relações públicas de todo o pais e começa a escrever uma história de transformação da realidade da profissão no Brasil.

21 maio 2006

Blog da Polícia de Los Angeles


Enquanto aqui no Brasil 'engatinhamos' no assunto blogs, e ainda estamos iniciando os blogs na educação e blogs corporativos; nos Estados Unidos, o recém lançado Blog oficial do Departamento de Polícia de Los angeles (LAPD) já muda paradigmas nas relações públicas.
“Por meio deste blog, a LAPD espera manter um diálogo aberto com as comunidades que atendemos e aqueles que têm interesse nos homens e mulheres dessa organização” - Palavras do Chief William J. Bratton em sua
mensagem de boas vindas. Vale a pena fazermos um benchmarking...

18 maio 2006

Vem aí a Semana da Comunicação na UNISA (entrada franca)

De 22 a 25/05, acontece a Semana de Comunicação da Universidade de Santo Amaro, organizada pelos alunos dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.Os destaques para esse ano são Margarida Kunsch na abertura da semana (22/05 – 19h15); Eduardo Costa, da Natura, no mesmo dia; Sérgio Lapastina, Comunicação Corporativa da Sabesp (24/05 – 19h15); e fechando a semana, Walter Longo (25/05 – 20h45), falando sobre internet. Ao final de cada dia, haverá sorteio de brindes. A entrada é franca e aberta a todos os interessados. Todas as apresentações acontecem a partir das 18h30, no Auditório do Campus II – à Rua Isabel Schmidt, 349 – Santo Amaro. Mais informações na Agência Júnior, 5545-8889.

Congresso Mundial de RP em Brasília

A Capital Federal sediará o 3rd World Public Relations Festival - maior Congresso de Relações Públicas do mundo, que acontece de 26 a 28/06.

Profissionais registrados no Conrerp 2ª Região SP/PR terão quase 50% de desconto no valor da inscrição, que passa a custar R$ 650,00. Para as demais categorias, o valor é de R$ 1.100,00.

O evento, que este ano traz o título “Relações Públicas: Vozes do Mundo”, é uma realização da Global Alliance for Public Relations and Communication Management em conjunto com o Conferp, com organização do Grupo Labor e apoio do Brasília Convention e Visitors Bureau (BRC&VB).

O objetivo do Congresso é promover discussões sobre a realidade e a prática das Relações Públicas entre profissionais e estudantes dos cinco continentes. O evento apresentará conferências, painéis e lounges com a participação de grandes nomes do setor no Brasil e no mundo.

Grupos de profissionais e estudantes têm desconto especial para inscrições. A programação completa está disponível na página oficial do evento:
http://www.grupolabor.com/congresso2006.

17 maio 2006

Vaga para professor efetivo de RP na Universidade Federal de Goiás

Atenção: até hoje, 17/05, fim das inscrições para o concurso de professor efetivo para o Curso de Relações Publicas da UFG. O concursado deve ter mestrado ou doutorado. A área do concurso é: Teorias da Comunicação, Redação Empresarial, Redação e Novas Mídias. O candidato deve ter graduação em Comunicação Social, Mestrado ou Doutorado em Comunicação. A inscrição pode ser feita via www.ufg.br/concursos.

16 maio 2006

Separem o joio do trigo

Ontem, em meio a todo o caos e à avalanche de informações, a internet e suas ferramentas vieram à tona. Os famosos spams ajudaram a disseminar o pânico e a histeria coletiva ou ajudaram a suprir as necessidades de informação dos paulistanos? Veja a opinião da jornalista da Folha Online, Juliana Carpanez. Clique aqui. A lição que podemos extrair disso é vale mais o bom senso na captura de informações do que qualquer outra coisa.

13 maio 2006

Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas foi fundada hoje, 13/05, na ECA-USP

Tive a honra e o prazer de participar da revisão do Estatuto e da fundação da Associação Brasileira de Pesquisadores da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas - Abrapcorp. Na ocasião, nomes históricos de ambas as áreas se reuniram na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo para debater sobre a associação, empossar a diretoria e angariar associados. A presidente da associação é a Prof. Titular da USP, Margarida Kunsch. Nomes como Sidinéia Gomes Freitas, Paulo Nassar, Cleusa Scrofernerker, João José Curvello, Fábio França, Cicília Peruzzo, entre muitos outros expoentes da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas formaram uma assembléia geral e fundaram oficialmente a Associação, que dentre muitas missões, tem o objetivo de congregar pesquisadores e profissionais que se dedicam à prática e ao estudo da Comunicação Organizacional e das Relações Públicas. A pioneira e memória viva da origem das RP no Brasil, Maria Stella Thomazi, foi a homenageada pelos trabalhos produzidos. Também foi a primeira associada honorária da Abrapcorp. Aguardem, em breve, mais notícias sobre a Abrapcorp.

10 maio 2006

Portal Ouvidoria - trabalhos acadêmicos para download

O Portal Ouvidoria traz, gratuita e imediatamente, artigos e trabalhos acadêmicos relacionados ao trabalho dos ombudsmen/ouvidores em todo o mundo. Vale conferir no link:
http://www.portalouvidoria.com.br/trabalhos.htm. Nesse link, enviei minha monografia de conclusão da graduação.

09 maio 2006

A atuação do comunicador nas mídias


De 15 a 19/05, acontece na USP, o Ciclorama – semana de palestras que visa a integração dos alunos dos cursos de RP ee PP. Esse ano, o Ciclorama aborda a atuação dos comunicadores nas mídias, destacando que dentro do contexto em que vivemos, tudo pode ser transformado em mídia.
O Ciclorama acontece no auditório do Instituto Oceanográfico, na Praça do Oceanográfico, 191 – Cidade Universitária – USP. Saiba mais em: www.ecajr.com.br/ciclorama.

05 maio 2006

Semana da Comunicação na UNISA – entrada franca

De 22 a 25/05, acontece a Semana de Comunicação da Universidade de Santo Amaro, organizada pelos alunos dos cursos de Relações Públicas e Publicidade e Propaganda.
Os destaques para esse ano são Margarida Kunsch na abertura da semana (22/05 – 19h15); Eduardo Costa, da Natura, no mesmo dia; Sérgio Lapastina, Comunicação Corporativa da Sabesp (24/05 – 19h15); e fechando a semana, Walter Longo (25/05 – 20h45), falando sobre internet. Ao final de cada dia, haverá sorteio de brindes.
A entrada é franca, aberta a todos os interessados. Todas as apresentações acontecem a partir das 18h30, no Auditório do Campus II – à Rua Isabel Schmidt, 349 – Santo Amaro. Mais informações na Agência Júnior, 5545-8889.

Avaliação de resultados em comunicação empresarial é tema de livro

A professora e RP Gilceana Moreira Galerani lançou o livro “Avaliação de resultados em comunicação”. O livro é resultado de sua dissertação de mestrado defendida na Escola de Comunicações e Artes da USP. Entre os tópicos tratados, Gilceana trata da importância da mensuração dos resultados em projetos de comunicação. Para comprar o livro, acessar a Livraria Virtual da Embrapa (onde Gilceana é gerente de comunicação empresarial): http://www.sct.embrapa.br/liv.

ECA-USP inaugura Centro de Pesquisa

Em abril, a Escola de Comunicações e Artes da USP inaugurou o Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e Marketing (CEACOM/ECA-USP). Com o objetivo de aproximar universidade e mercado, o centro faz pesquisas aplicadas e teóricas, promove cursos de extensão, aperfeiçoamento, workshops e seminários sobre assuntos ligados à avaliação e mensuração em comunicação e marketing. Para mais informações, acesse http://www.eca.usp.br/ceacom.

03 maio 2006

Blog interno da agência Lowe tem acesso aberto a todos os internautas

A Lowe decidiu abrir para a net o blog interno chamado Cafeína. Trata-se de um blog de idéias, publicitárias ou nâo. Segundo a própria agência, "isso significa que o objetivo primário dos posts é inspirar e cutucar as pessoas, trazer alguma coisa diferente para o dia-a-dia e fazer as pessoas terem uma opinião. Pode ser através [sic] de propaganda, pode ser escrevendo alguma coisa sobre arquitetura, tecnologia ou o que for". O blog já existe desde novembro de 2005. Para conferir, clique aqui.

Ciclorama na USP - ciclo de palestras sobre a atuação do comunicador nas diversas mídias


Vale a pena conferir a semana de palestras promovida pela Agência Júnior da Escola de Comunicações e Artes - ECAJr. Será de 15 a 19/05, no Auditório do Instituto Oceanográfico, na Cidade Universitária.

Essa que vos fala fará uma palestra no dia 18/05, às 19h, sobre "A atuação do comunicador nas novas mídias".

Informações, acesse www.ecajr.com.br/ciclorama.

01 maio 2006

Tendências internáticas para 2006

Alessandro Barbosa Lima, autor do Blog E-Life, traçou algumas tendências que vão povoar a internet em 2006. Confiram os destaques, entre eles blogs corporativos, avanços no comércio eletrônico, redes sociais e sua influência e muitos outros. Acesse: http://e_life.blogger.com.br/2006_03_01_archive.html.

15 megabytes de fama

Li uma nota no blog do Renato Cruz (http://renatocruz.blogspot.com/2006/04/internet-e-os-meios-de-comunicao.html) e achei muito interessante. Trata-se da característica de livre expressão que a internet permite e, por outro lado, o que isso acarreta para os meios de comunicação. A internet permite que blogueiros se expressem, ganhem seus 15 MB de fama e, ao mesmo tempo, os jornalistas dos veículos tradicionais acabem perdendo seus empregos. Isso porque a internet proporcionou uma vastidão de fontes nunca antes vista. Vale a leitura do texto do Renato Cruz. Link acima.